Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Quem arranja bicho da seda?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Mar 16, 2006 4:48 am    Post subject: Quem arranja bicho da seda? Reply with quote

Caros amigos,
quando eu era pequeno o meu irmão mais um tio faziam "criação" do bicho da seda, desde pequenos até construirem o casula e se dar a metamorfose e ficarem borboletas, vivendo só um dia deixando dezenas de ovos para uma nova criação.
Seria interessante, se alguem poder arranjar-me dois ou três bichos e fotografar periódicamente e colocar no site o crescer do bicho e todos os nossos visitantes poderiam ir seguindo esta "novela". Vamos ver se alguem do Porto ou não disponibiliza estes seres muito simpáticos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Guest






PostPosted: Fri Mar 17, 2006 3:02 pm    Post subject: bichos da seda Reply with quote

olá eu não sou do Porto, sou de bem perto de lisboa.
uma aldeia a cerca de 20km
todos os anos o meu filho mais velho faz criação de bichos da seda (para mal dos meus pecados) Confused. uma auxiliar da escola que põe a disposição dos meninos/as as lagartuchas
o que vale é que perto do sitio onde moramos há uma amoreira centenaria, pois é, estes bicharocos só comem folhas de amoreira. eu e o meu marido parecemos uns macacos a trapar á arvore para apanharmos as folhas. Wink
se este ano não fujir á regra, lá vou ter em casa a famosa caixa de sapatos com aquelas lagartas horripilantes Mad hehehe Shocked.
se assim for, colocarei aqui fotos com a evolução dos bicharocos .
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 17, 2006 7:52 pm    Post subject: o pesadelo voltou..... Reply with quote

o pesadelo voltou e agora sou eu que vou trepar acima das amoreiras.
e primeiro vou ter de as encontrar pois as que conhecia já foram abaixo.

deram à minha filhota (3.5 anos) uma caixa de sapatos de bichos da seda.
e a primavera está a chegar....

ainda se lembram como as borboletas mortas cheiravam mal







Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 5:19 pm    Post subject: Re: Quem arranja bicho da seda? Reply with quote

misterio wrote:
Caros amigos,
quando eu era pequeno o meu irmão mais um tio faziam "criação" do bicho da seda, desde pequenos até construirem o casula e se dar a metamorfose e ficarem borboletas, vivendo só um dia deixando dezenas de ovos para uma nova criação.
Seria interessante, se alguem poder arranjar-me dois ou três bichos e fotografar periódicamente e colocar no site o crescer do bicho e todos os nossos visitantes poderiam ir seguindo esta "novela". Vamos ver se alguem do Porto ou não disponibiliza estes seres muito simpáticos.



Se fores ao Instituto de Odivelas, és capaz de arranjar minhares deles... pelomenos no ano passado havia milhares deles na sala de ciencias, colados ás paredes e ás mesas... este ano ja não sei..
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 12:19 am    Post subject: já nasceram Reply with quote

por curiosidade fui ver a caixa que estava em cima do frigorifico e já tinham nascido alguns... excusado sérá dizer que este fim de semana corri todos os locais que me recordava.
para minha surpresa não existia uma, só nestas alturas é que vejo o quanto o betão e o alcatrão avançaram.
Back to top
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 1:23 am    Post subject: Reply with quote

Sim, havia tantas amoreiras e pinheiros por aqui, agora ou é betão ou então está queimado. Sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

Eu em lisboa ainda conheço alguns sitios onde há umas no meio do passeio...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
raquel_madeira



Joined: 03 Mar 2006
Posts: 28
Location: Mem Martins - Sintra

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 9:40 am    Post subject: Reply with quote

O meu filho anda no Jardim de Infancia e na sala dele, o ano passado, tiveram bichos da seda que passavam os fins-de-semana em casa dos meninos (cada fim-de-semana em casa de um). Nunca gostei muito daqueles bichos mas efectivamente só tive o que lhes dar de comer porque a educadora mandou um saquinho com as respectivas folhas para os alimentar durante o fim-de-semana, porque nao encontrei em lado nenhum
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 3:15 pm    Post subject: Mistério, este é especialmente para si Reply with quote

Descobri este anúncio online Very Happy
"Anúncios - Ofertas e Trocas
Dou Bichos da Seda
Tenho centenas de ovos a começar a eclodir, dou a quem quizer, envio por correio mediante o previo envio de envelope selado.
De: Sofia Carvalho Bluebutherfly@hotmail.com
Contacto: Mail
Categoria: Outros
Data: 21/3/06
ID: oferece27766"
Wink
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Mar 27, 2006 3:59 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha zona, em Santarém nunca consegui encontrar amoreiras! Mas dava-lhes folhas de alface e eles aguentavam-se. Deixei de fazer criação quando as borboletas puseran ovos e nunca nasceram. Mas eram tempos bons, escola primária....ui ui.
Back to top
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Apr 15, 2006 4:15 am    Post subject: Reply with quote

Bomboca,
contactei a Sofia e que amavelmente me enviou uma caixinha já com os bichos muito pequenos. O dificil foi encontrar a Amoreira, mas já resolvi a situação e que foi muito caricata, recorri ao meu imaginário de criança e "voilá", uma pequena história interessante e curiosa que vos conto num outro dia.
Vou arranjar um espaço e colocar as fotos dos bichos a desenvolver, para que possam acompanhar.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Tue May 23, 2006 9:48 am    Post subject: Reply with quote

Hum, fiquei curiosa. Wink
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue May 23, 2006 1:05 pm    Post subject: Reply with quote

Imaginem, os bichos já cresceram e já estão dentro dos casulos, infelizmente não coloquei as fotos porque tenho andado com muito trabalho e tenho estado ausente.
Logo que possível colocarei no estado actual em que se encontram.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Sep 14, 2006 11:44 pm    Post subject: Reply with quote

Tenho imensos ovos, quem estiver interessado em receber alguns para que os bichos nasçam na próxima Primavera, é só entrar em contacto enviem um PM
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Sat Oct 21, 2006 3:34 pm    Post subject: Reply with quote

Tive carradas de bichos da seda. Não tinha muita dificuldade em arranjar folhas pois morava na província e haviam algumas árvores perto da minha casa.

No entanto a 'doença' dos insectos não terminou... ainda tenho bastantes insectos-pau e insectos-folha.
Smile

Bichos da seda não tenho agora!
Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Jan 04, 2007 11:56 am    Post subject: Reply with quote

Já nem me lembro com exactidão a idade em que a "febre" do bicho-da-seda passou por mim. Talvez algo entre os 12 e os 14 anos. Em Alvalade, Lisboa, havia uma enorme árvore amoreira, que a partir de determinado momento passou a alimentar a minha criação. Antes de o descobrir, comprava saquinhos já preparados para o efeito na loja de animais de estimação do Centro Comercial de Alvalade, onde, aliás, adquiri também as lagartinhas.

A magia desapareceu quando as donas lagartas se fecharam nos casulos. Deixei de encontrar piada na coisa, porque o que mais me interessava era a voracidade com que elas se iam às folhas. Depois, quando as borboletas sairam, não estava nada à espera, até porque ninguém lá em casa se lembrou de me informar qual seria o passo seguinte. Ou seja, um dia acordei e tinha o quarto cheio de insectos voadores. No ano seguinte já não quis mais bichinhos-de-seda.


P.S. - E ainda tive uma decepção adicional: descobrir que afinal os casulos não eram de seda. Pelo menos como eu imaginava a seda, dos tecidos... macia e brilhante.
Back to top
danimira



Joined: 11 Aug 2006
Posts: 85
Location: Ermesinde / Porto

PostPosted: Fri Jan 05, 2007 9:20 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Depois, quando as borboletas sairam, não estava nada à espera, até porque ninguém lá em casa se lembrou de me informar qual seria o passo seguinte. Ou seja, um dia acordei e tinha o quarto cheio de insectos voadores.


Beeeeeemmm!! Se eu acordasse e visse o meu quarto cheio dessas borboletas acho que me dava um ataque!!! Não é por mal, e até compreendo que os bichinhos fiquem mais assustados que eu, mas entro em pânico quando vejo essas borboletas grandes e peludas! Não gosto nada...! Acho que preferia a fase das lagartas e dos casulos... lolol

Nunca tive bichos da seda, mas tinha amigos que tiveram, e cheguei a ver os casulos... mas não compreendia muito bem como é que "aquilo" funcionava, nunca me interessei verdadeiramente... Mas agora que cresci, percebo que até pode ser bastante educativo, quando acompanhado pelos pais ou professores... e pode ensinar a respeitar todos os animais, mesmo que sejam muito frageis...
_________________
Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros três dedos teus apontam para ti.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Jan 07, 2007 5:04 am    Post subject: Reply with quote

Eu, por vezes, no transporte dos ovos para casa, apertava demasiado e matava os bichos. Embarassed Mas gostava deles enquanto lagartas a comer, depois as borboletas são feias, branco-acinzentado... e eu a pensar que sairiam com cores!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 7:34 pm    Post subject: Reply with quote

danimira wrote:

Nunca tive bichos da seda, mas tinha amigos que tiveram, e cheguei a ver os casulos... mas não compreendia muito bem como é que "aquilo" funcionava, nunca me interessei verdadeiramente... Mas agora que cresci, percebo que até pode ser bastante educativo, quando acompanhado pelos pais ou professores... e pode ensinar a respeitar todos os animais, mesmo que sejam muito frageis...


Como escrevi noutro sitio. Só acho pedagogico se houver da parte da criança e dos educadores apetencia para o trato c animais (insectos neste caso).
Nao vejo o educativo q é ter por ter, só p ver a metamorfose?...p satisfazer curiosidade cientifica veja-se filmes. Ou ter "à experiencia" e se nao gosta, nao faz mal larga-se as borboletas pla varanda em plena cidade ou deitam-se os ovos fora!?... Isso é educativo?... tanto qto ir depositar o gatinho ou o caozinho no canil mais proximo ou deixá-lo na rua q ele "logo encontra novos donos".

Ate pq o bicho da seda é potencialmente mais fragil q um cao/gato pq tem o corpo mole. E fica mais dependente do seu tratador e da sua atençao ou crueldade. É tao horrivel ver esmagarem bichos de proposito!! Pq acidentes podem ate acontecer...mas ser comum nao! so tinha 7anos e nenhum dos meus primeiros 7 bichos sofreu qq acidente. Depois houveram alguns, mas mto pcos ate ao ano fatal (deve dar p contar plos dedos das maos).
E o verde, ao contrario do q alguem escreveu noutro post, nao é pus! Pq essa repugnancia!! Pus?!?... Sao os fluidos das lagartinhas...se se quer dar um nome por relaçao aos nossos fluidos corporais será sangue e nao pus.
As borboletas nao sao so brancas, as lagartas com tracinhos davam origem a borboletas c tracinhos, bem engraçadas!! Qdo sao femeas e estao gordas nem se nota isso de serem "peludas"... Claro q nao sao coloridas no sentido dakeles exemplares mais glamorosos de otras especies de borboletas...sao borboletas de bichos da seda!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group