Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Victórias

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> CROMOS E CADERNETAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
MJ



Joined: 28 Sep 2006
Posts: 32

PostPosted: Thu Oct 05, 2006 4:37 pm    Post subject: Victórias Reply with quote

Viva.
Como técnica de colagem, também à tal dita massa de farinha de trigo, havia quem juntasse uma gostas d elimão pra não azedar.
Outros usavam a fécula de batata, ou seja cortavam uma batata crua às rodelas e íam aplicando como cola.
Os cromos em que mais se utilizava essa técnica eram os dos rebuçados Victória.
NO meu site fala-se sobre essa colecção.
www.cromos-e-cadernetas.com
_________________
Porque recordar é reviver:
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 05, 2006 6:32 pm    Post subject: Reply with quote

Cheguei a colar muitos cromos e outras coisas com essa cola a que chamamos "Goma", chegava a ser usada pelas tipografias, cartonageiros e outros. Havia o problema de por vezes a cola poder azedar o que depois deixava um cheiro pouco convidativo. Ainda hoje tenho cromos colados nas cadernetas com esta cola caseira.
Como o meu avô era farrapeiro aqui no Porto, os meus pais chegaram a ter muitos cromos e cadernetas victórias.
Ainda consegui salvaguardar uma que apesar de não estar nas melhores condições, porque quem colou os cromos não o fez da melhor maneira, lá está, usou cola de sapateiro em vez de Goma, conservo-a assim como outras desta fábrica com muito carinho. Como os cromos eram em papel tipo vegetal, ficavam ligeiramente transparentes e usando cola de sapateiro que era acastanhada, perdia-se ligeiramente a imagem.
Mas fica aqui uma das colecções mais famosas das Victórias, onde o cromo mais dificil era o "Bacalhau", assim como a cobaia e o cabrito.


Last edited by misterio on Mon Mar 05, 2007 1:52 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Oct 06, 2006 1:45 pm    Post subject: Reply with quote

Os meus pais, e os meus sogros lembram-se disso! (e já estão na zona dos 65 anos...)

Aliás o meu sogro comprou há pouco tempo num alfarrabista uma dessas cadernetas Vitória, e como bem diz o nosso amigo mistério, lá falta o bacalhau... mas está em relativamente bom estado Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 06, 2006 2:08 pm    Post subject: Reply with quote

Hoje é mais fácil encontrar o Bacalhau do que no tempo em que os rebuçados eram vendidos. Nesta minha caderneta também não tem, mas já estive com alguns na mão e em muito bom estado.
A titulo de curiosidade:
Os rebuçados Victoria eram fabricados pela Fábrica de Confeitaria Victoria, na Rua da Victoria, aqui no Porto. A distribuição estava ao cargo de A Cafezeira com sede na Rua Fernandes Tomás. Os rebuçados serviam também para adoçar, Café, Chá e Leite, tal como anunciavam.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 11, 2007 4:15 am    Post subject: Reply with quote

Ao longo destes últimos meses tenho estado a trabalhar na história deste produto para uma futura reportagem em vídeo e para o "Jornal MJ". tenho adquirido/pesquisado alguns exemplares de cromos e cadernetas e após ter chegado às minhas mãos algum desse material em estado novo, achei muito estranho e fiz uma pesquisa acerca da veracidade de tais exemplares, cheguei à conclusão que são cópias feitas por alguém e encheu o mercado destas "falsificações", por isso o meu alerta é de que se for comprar algum exemplar veja bem se não é uma destas cópias. Por isso é que "Bacalhaus à muitos".




Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> CROMOS E CADERNETAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group