Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O Meu Livro da Primeira Classe

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Oct 03, 2006 6:01 pm    Post subject: O Meu Livro da Primeira Classe Reply with quote

Olá amigos,
entrei para a escola em Outubro de 1978, já lá vão 28 anos. Um dos meus primeiros livros e que ainda conservo, como podem ver em baixo, é de 1980 estava eu na segunda classe pela segunda vez, pois reprovei nesse ano. Não sei se mais alguém o teve. Estudei até à 4ª classe na escola primária do Cerco do Porto até Junho de 1983, aqui no Porto.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Fri Oct 20, 2006 3:52 pm    Post subject: Re: O Meu Livro da Primeira Classe Reply with quote

[quote="misterio"]Um dos meus primeiros livros e que ainda conservo, como podem ver em baixo, é de 1980 estava eu na segunda classe pela segunda vez, pois reprovei nesse ano. [quote]

Cá está mais uma coisa que já não existe, acho que hoje em dia é impossível chumbar a 1ª classe!!! Acho quye mesmo que os miúdos não ponham os pés nas aulas o ano inteiro são capazes de passar.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Oct 20, 2006 3:56 pm    Post subject: Reply with quote

Bah, a minha mãe tem um puto no 6º ano que nem sabe ler... Confused
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Fri Oct 20, 2006 5:16 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Bah, a minha mãe tem um puto no 6º ano que nem sabe ler... Confused

Eu tive colegas na faculdade que não sabiam escrever... por isso: em termos de educação já nada me espanta! Evil or Very Mad Por isso é que actualmente temos crianças estrangeiras a frequentar o ensino nacional e que facilmente se tornam nos melhores da turma. O nosso grau de exigência está cada vez mais baixo. E para quê? Para aumentar o número de licenciados no desemprego!? Rolling Eyes Enfim...
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sat Oct 21, 2006 12:21 am    Post subject: Reply with quote

Sabem se antes os livros da primária eram diferentes de escola para escola? Quais eram os livros do ano 1989/1990? Eu gostava do meu!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Carla Alves



Joined: 15 Aug 2006
Posts: 207
Location: Aveiro

PostPosted: Sun Oct 22, 2006 11:42 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Sabem se antes os livros da primária eram diferentes de escola para escola? Quais eram os livros do ano 1989/1990? Eu gostava do meu!


Eram diferentes sim... cada escola adoptava o modelo que lhe parecesse mais adequado... saberes agora quais foram os teus livros só mesmo recorrendo à memória visual e ires dar uma volta a uma Biblioteca/Mediateca onde eles existam... e tentares encontrar os "teus livros" Smile

Lembro-me de ter O Bambi, O Fio de Prumo, o Retintim... ... Wink Wink Ainda hoje me sabe tão bem preparar aulas com os livros "do meu tempo"!!! Wink
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Sun Oct 22, 2006 12:24 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Eu tive colegas na faculdade que não sabiam escrever... por isso: em termos de educação já nada me espanta! Evil or Very Mad Por isso é que actualmente temos crianças estrangeiras a frequentar o ensino nacional e que facilmente se tornam nos melhores da turma. O nosso grau de exigência está cada vez mais baixo. E para quê? Para aumentar o número de licenciados no desemprego!? Rolling Eyes Enfim...


Concordo plenamente. As pessoas cada vez mais tratam as pessoas mais novas como coitadinhas. Antes as pessoas tinham de saber, tinham de se virar, sabiam fazer as coisas, tinham de arranjar tempo para tudo.
Sabiam, e se lhes perguntar-mos nos dias de hoje, ainda nos sabem dizer, os rios, as linhas férreas, as tabuadas, são muito mais rápidas a fazer contas de cabeça, sabem fazer uma conta de dividir como ninguém!

Os miúdos de hoje, têm acesso às maquinas de calcular todas xpto, têm lá as cabulas e funcionam à base de cábulas. Passam no teste, mas depois não sabem nada do que fizeram, a resposta é... "sei lá isso já foi o ano passado".

Não entendo de forma alguma como pretendemos criar pessoas produtivas assim. São muitos anos de escolaridade, em que não são devidamente aproveitados, pois os conteudos não são adequados!

... mas pronto como diria um amigo meu g'anda guerra, vai dimbute!

Infelizemnte, não sei dos meus livros da primária, tenho todos desde o 5º ao 12º ano!
Tenho de ver se os axo ainda perdidos por uma estante aqui de casa. Nasci em 82 entrei com 5 anos para a 1ª Classe, em 87 portanto.
Mas não reconheço essa capa.
Sei que agora editaram novamente os livros dos nossos pais, que eram iguais para todo o país.
Tinham coisas interessantes, e a riqueza dos textos eram bem diferente.

Já vi reportagens em que os miudos que começam a chegar dos países da Europa de Leste dizem que o que nós damos na 3ª Classe ou 3º Ano julgo que agora é assim que se chama, eles dão logo no 1º.
Pergunto-me? Como podemos nós ser melhores do que eles alguma vez? Como podemos ser competitivos?

E depois outra coisa. Os brasileiros vêm para Portugal, continuam a falar Português do Brasil, as pessoas Africanas, vêm para Portugal, continuam a falar criolo, ou os seus dialectos e uma mistura com o Português, mas não falam português correctamente. Franceses, Alemães, Americanos, têm pronuncia carregada no Português. Se estiver-mos ao lado de qualquer um destes individuos quer pela forma como falam quer pela sua fisionomia, reparamos logo que não são portugueses.
No entanto, as pessoas da Europa de Leste, fisicamente são semelhantes a nós e ao falarem CORRECTAMENTE o Português, (melhor que muitos portugueses), passam por portugueses!!!!
Têm melhores resultados que os portugueses na escola na disciplina de Português!!!!

É triste...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Oct 22, 2006 10:18 pm    Post subject: Reply with quote

É verdade... mas depende de cada um também.
Tive uma colega croata, quando fiz Erasmus na Alemanha, que disse que lá as crianças aprendiam inglês ou alemão logo desde o 1º ano de escola!! E nós aqui é "ah coitadinhos são tão novos para aprender inglês". Ensinem os miúdos a ler no infantário como se passa no João de Deus e comecem com as línguas cedo! Porque senão continuamos com cada calinada como se vê na tv "I sink that" ("eu afundo que"?) Shocked
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Mon Oct 23, 2006 6:17 am    Post subject: Reply with quote

não sabes a resposta??? "eu afundo us Portugal"
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 3:37 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
É verdade... mas depende de cada um também.
Tive uma colega croata, quando fiz Erasmus na Alemanha, que disse que lá as crianças aprendiam inglês ou alemão logo desde o 1º ano de escola!! E nós aqui é "ah coitadinhos são tão novos para aprender inglês". Ensinem os miúdos a ler no infantário como se passa no João de Deus e comecem com as línguas cedo! Porque senão continuamos com cada calinada como se vê na tv "I sink that" ("eu afundo que"?) Shocked



Ensinar 2ª lingua no 1.º ciclo!?... Twisted Evil
Shocked Nao podes viver em Portugal!... Confused (e por acaso nem concordo c tal medida)

Mais, ja fico contente qdo os ver sair do 1o ciclo a falar, ler e escrever portugues... Wink
É q como isto anda se ao menos soubessem falar e ler já era FaBuLoSo, Idea escrever qualquer coisa mais q o seu prórprio nome completo e sem erros melhor ainda! Cool
O resto...é cda vez mais só p uma franja da populaçao!
E nao é so em Portugal q o nivel de exigencia baixou! Nao se iludam, ou nao sejam tanto anti-tuga...a competiçao por titulos é uma luta absurda q tem baixado a qualidade em prol da quantidade por toda a europa... Obviamente há países em q iso é mais notorio, ou tem sido feito de forma menos ponderada.
Mas afinal quem teve em Erasmus aki nao notou q apesar de tudo leva uma boa formaçao em comparaçao aos seus pares estranjeiros? (ao menos a minha experiencia e dos q conheço diz-me isso...)

E dpois nao se pode ter como referencia colegios q tb excluem lgo à partida os menos bons! Pq trabalhando só c os bons ate eu faria "milagres".

Retornando ao tema central. Qto a livros de 1ª classe os meus foram:
    Beija Flor 1 (capa verde com ilustraçao do passarito) e 2 (capa laranja com a mesma ilustraçao),
    Fio de Prumo 1 (tipica capa do Fio de Prumo com lombada verde),
    Viagens no Cisne Branco (capa branca com ilustrações de acordo c titulo).

Só me lembro destes 3...
Back to top
View user's profile Send private message
Patsy-Nana



Joined: 04 Apr 2006
Posts: 86
Location: Aveiro

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 6:29 pm    Post subject: Reply with quote

Bem... como teacher de inglês no 1º ciclo não posso ficar calada... Wink Os miúdos gostam, é preciso é saber motivá-los, e não lhes faz mal nenhum! Tenho trabalhado com todo o tipo de miúdos; não posso dizer que tenha sido tudo perfeito nestes dois anos mas posso dizer que tem corrido muito bem e se não corre melhor é por causa de alguns pais e de alguns professores do 1º ciclo que dizem descaradamente à frente de toda a gente que "isto não é preciso para nada." Pois bem, "isto" não é obrigatório, é gratuito e só se inscreve quem quer. Quem me dera ter tido esta oportunidade quando tinha 8 anos!

Em relação aos meus livros da primária só me lembro do Beija-Flor e do Fio de Prumo (entrei para a escola em 1987).
_________________
Might as well face it, I'm addicted to Lost!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sat Mar 03, 2007 8:31 pm    Post subject: Reply with quote

Eu apesar de nao ter problemas em ingles, nao posso dizer q goste Very Happy

..por isso ainda bem q só tive mais tarde! Cool

Contudo, acho interessante a evoluçao de alguns miudos lgo no 1o ciclo. Nao vejo grande coisa...mas ok. Tb nada a opor. Nao sou apologista disso é só.
Agora se os inscrevem p ter, nao vejo pq discriminam dpois o ingles pla negativa.. ou é p aprender ou nao é. Relativizar a importancia das aquisiçoes escolares é obviamente uma má ideia por parte de qq pai q se queira intitular de responsavel.
Qto a alguns casos...tlz pq akeles c quem trabalho apesar do ano em q estao e da idade dominarem tao mal akilo q é fundamental...nao vejo realmente pq insistir no ingles, eles mal """"dominam"""" o portugues (o excesso de aspas é propositado!)

Eu entrei na escola um pco antes q tu, mas os livros foram esses.
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Sun Aug 26, 2007 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Ontem na livraria Bulhosa do Oeiras Parque, encontrei uma espécie de pack com livros antigos da 1ª classe. Mas não consegui ver se eram re-impressões de edições antigas, ou se eram livros mesmo antigos não usados...isto porque alguém deve ter achado piada levar os livros com desconto de 100%, e a caixa estava vazia. Inda andei à procura de outra exemplar, mas aquele já devia ser o último...

Fica a dica pra quem quiser rever os livros antigos Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group