| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Lino

|
Posted: Fri Nov 30, 2007 8:35 pm Post subject: |
|
|
E o Sexta-Feira ou a Vida Selvagem de Michel Tournier? É lindo!!
Alguém leu um livro português sobre um toxicodependente? Li isso no 8º ano e não me lembro do nome...  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Nov 30, 2007 8:38 pm Post subject: |
|
|
| APenas o alemão Christiane F. que deves ter lido e "As alucinações de um drogado", que não me lembro de quem é. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Sat Dec 01, 2007 1:00 am Post subject: |
|
|
| Não, é de um autor português... é um adolescente que se mete na droga e tal... |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Dec 01, 2007 2:28 am Post subject: |
|
|
Há uns dois livros do Manuel Arouca que retratam a vida dos adolescentes das famílias "bem" da linha de Cascais, também com o tema da droga à mistura.
Epá, eu li-os já há uns anitos mas sinceramente nem me lembro onde estão guardados. Pelo menos não os meti numa arca de madeira...
Um deles, o mais conhecido, é Os Filhos da Costa do Sol.
O outro chama-se Gente Marcada.
Não sei se serão estes, pois são dos anos 80.
---------------------------------------------------------------------
Alex, não o disse na altura mas digo-o agora: como gostas de romances históricos havias de gostar de alguns romances do Arturo Pérez-Reverte.
Estou convencido de que grande parte deles foram editados entre nós mas aí o Miguel é capaz de te responder melhor.
Last edited by Alguem on Thu Jun 18, 2009 7:17 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Sat Dec 01, 2007 4:08 am Post subject: |
|
|
Acho que afinal não é Português, mas li no 8º ano...
Acho que é "Os filhos da Droga" de Christiane F. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Dec 01, 2007 9:36 am Post subject: |
|
|
Foi o tal em que eu pensei logo, Lino. Até houve o filme, baseado no livro...
É a história de uma miúda de 13 anos, de Hamburgo salvo erro, que começa a consumir, acaba na heroína, e que se prostitui para sustentar o vício.
Esse livro esteve muito na moda, aqui há uns aninhos. |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Sun Dec 02, 2007 10:57 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | Alex, não o disse na altura mas digo-o agora: como gostas de romances históricos havias de gostar de alguns romances do Arturo Pérez-Reverte.
Estou convencido de que grande parte deles foram editados entre nós mas aí o Miguel é capaz de te responder melhor. |
Em português há, que eu conheça: O Cemitério dos Barcos sem Nome; O Clube Dumas; O Hussardo; A Pele do Tambor; A Raínha do Sul; A Tábua de Flandres; o Pintor de Batalhas; O Mestre de Esgrima; e a série Alatriste.
Os meus preferidos são o Clube Dumas, que gira à volta de livros e da sua história, e a Tábua de Flandres, onde se descobre um mistério pela análise de um quadro do século XV que representa uma partida de xadrez. Mas em geral gosto de todos.
Destes só me falta o Mestre de Esgrima, que foi editado pela Asa, creio, em formato de livro de bolso e que nunca vi à venda. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Mon Dec 03, 2007 12:16 am Post subject: |
|
|
Comecei a ler O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde. Ele tem ali umas frases lindas logo ao início.  |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 12:36 pm Post subject: |
|
|
Gosto de Luis Sepúlveda.
Adorei O Velho que Lia Romances de Amor e o Diário de um Killer Sentimental.
Também gostei de O Retrato de Dorian Gray. Foi um livro que, à data, me fez pensar sobre aquilo que verdadeiramente somos... |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Mon Dec 10, 2007 10:09 am Post subject: |
|
|
Comecei hoje a ler um livro que comprei este fim de semana:
"Junky", de Wiiliam S. Burroughs (um gajo assim a modos que passado...)
Comprei, do mesmo autor, outro livro: "Queer" |
|
| Back to top |
|
 |
miga

|
Posted: Mon Dec 10, 2007 4:56 pm Post subject: |
|
|
Últimos livros lidos:
Cemitério de Pianos - José Luis Peixoto - RECOMENDO
Aventuras de Tom Saywer - Mark Twain
A ler:
Harry Potter e os talismãs da morte - JK Rowling
Os Cinco n.º 3 - Enid Blyton
Em vias de ler, pois vou receber no Natal (um passarito que me disse ):
Sal - José Luis Peixoto
O meu primeiro grande livro...Viagem ao mundo da Droga, marcou-me bastante e deu-me bastantes referencias para não me meter em (grandes) aventuras na fase aventureira do crescimento  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Mon Dec 10, 2007 8:04 pm Post subject: |
|
|
| Sérgio wrote: | | "Junky", de Wiiliam S. Burroughs (um gajo assim a modos que passado...) |
Bastante passado e por sinal acho que teve um triste fim.
Um livro que comprei há anos e de que gosto muito é O Tesouro da Sierra Madre, de B. Traven.
Nunca se soube quem foi este escritor e este nome está rodeado de uma aura de mistério.
O filme homónimo (de John Huston) é um dos meus filmes de eleição.
Obra sublime (livro e filme) sobre o poder da ganância e inveja humana. |
|
| Back to top |
|
 |
JVerne

|
Posted: Mon Dec 10, 2007 10:38 pm Post subject: |
|
|
Tou a ler "Dois anos de férias"...era o que precisava  _________________ "Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Mon Dec 10, 2007 11:05 pm Post subject: |
|
|
Mas não naquela ilha, Frederico...
Por que raio é que o Verne se havia de lembrar da ilha Hanover, numa das zonas mais agrestes da Terra (aliás, ilha Chairman... ).
O mesmo se passa com aquele "rochedo" Tabor/Maria Teresa, do tríptico "Os Filhos do Capitão Grant"/"A Ilha Misteriosa"/"20.000 Léguas Submarinas".
António |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Tue Dec 11, 2007 9:12 am Post subject: |
|
|
Ando a ler "A Biblia de Barro",pq primeiro não resisti e li "O Circulo do Medo" da Sandra Carvalho (pronto, sim, gosto de livros fantásticos )
Tenho em lista de espera o "Codex 632" (prenda de aniversário) e o "Rio das Flores" e "Sapatos de Rebuçado" de Joanne Harris (prendas de natal de mim para mim ) |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Dec 11, 2007 9:19 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | Por que raio é que o Verne se havia de lembrar da ilha Hanover, numa das zonas mais agrestes da Terra (aliás, ilha Chairman... ). |
O J. Verne sempre gostou de colocar os personagens em situações extremas . Só aí poderiam demonstrar a nobreza de carácter que todas elas tinham e mostrar como se poderiam ultrapassar as adversidades desde que houvesse vontade. |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Tue Dec 11, 2007 9:30 pm Post subject: |
|
|
| Até em cometas, como no "Heitor Servadac"... |
|
| Back to top |
|
 |
MoonlightShadow

Joined: 25 Jan 2007 Posts: 59 Location: Vila Nova de Gaia, Porto
|
Posted: Wed Dec 12, 2007 3:44 pm Post subject: |
|
|
| recomendo "O Barao trepador" de Italo Calvino. excelente... |
|
| Back to top |
|
 |
Recruta Zero
|
Posted: Tue Dec 18, 2007 2:41 pm Post subject: Harry Potter |
|
|
Confesso que foi o último que li, ultimamente tenho lido muito pouco. Isto prende-se com várias razões sendo que a principal, foi a de que deixei de vir para o Porto de comboio, o que me possibilitava ler imenso, agora como venho de carro... é mais complicado. No entanto sempre adorei ler e sempre fui 1 devorador de livros. o meu Top é este:
A Metamorfose - Kafka
A Náusea - Sartre
O Ano da Morte de Ricardo Reis - Saramago
O Cão de Hitler - Gunter Grass
O Estrangeiro - Albert Camus
E muitos mais e claro a infinidade de Banda Desenhada que coleciono.
Boas festas a todos |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Dec 22, 2007 12:10 am Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | J. Verne sempre gostou de colocar os personagens em situações extremas . Só aí poderiam demonstrar a nobreza de carácter que todas elas tinham e mostrar como se poderiam ultrapassar as adversidades desde que houvesse vontade. |
Para além do carácter visionário e inovador presente nos seus livros, essa faceta da superação das adversidades através da tenacidade, inteligência e espírito de entreajuda está bem patente em duas das minhas obras favoritas: A Ilha Misteriosa (3 vols.) e Dois Anos de Férias (2 vols.).
Agora, Júlio Verne, como bom francês que era, Miguel, não resistiu a retratar os ingleses de forma pejorativa, não sem alguma razão, por vezes.
Estou a lembrar-me particularmente da "lição de Geografia" que deixou M. Paganel à beira duma apoplexia (mais cedo ou mais tarde tudo acabaria por fazer parte do "British Empire"... ), nos Filhos do Capitão Grant. |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Sun Dec 23, 2007 12:32 pm Post subject: |
|
|
Bem... neste momento estou a ler "Os Maias".... e não consigo passar da parte do jantar do Carlos com o Egas e os outros todos!!
Eu adoro ler, mas aquele livro já farta... ainda por cima sou obrigada a ler aquilo tudo na integra até ao final de Janeiro...  |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Wed Feb 13, 2008 8:11 pm Post subject: |
|
|
Exceptuando livros juvenis que estou a reler (Triângulo Jota e Uma Aventura) e A Aventura na Ilha, de Enid Blyton (gostei, mas preciso de ler mais alguns, que ainda não tenho), li:
Harry Potter e os Talismâs da Morte
Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares.
É deste último que quero falar. Assobroso. O homem escreve bem, pronto...
A saga daquela família, daqueles irmãos. Os amores, as ambições, as paixões, os ideiais, as lutas.
O retrato da primeira metade do século XX. A primeira República. A ascensão do Estado Novo e do fascismo um pouco por todo o mundo. A 2ª Guerra Mundial.
Em toda esta envolvência MST escreveu um Romance simples (na sua essência), mas profundo e tocante.
Recomendo muito vivamente... |
|
| Back to top |
|
 |
|