| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
gnoski
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 12:01 am Post subject: A magia do circo |
|
|
Propunha falarmos do circo e de tudo que representa no imaginário de uma criança.
Lembro-me de um livro que fez as minhas delicias
Anita no Circo, lembram-se? |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 10:06 am Post subject: |
|
|
Olá gnoski Que giro nick - deve significar algo que não estou a atingir, mas só a fonética já e gira! Bem vinda ao Fórum!
Anita no Circo, é um dos livros mais bonitos de toda a colecção (já só me faltam 12, para os ter a todos!), apesar de eu gostar mais um xisquinho do Anita no Teatro... acho que também nos puxa a imaginação para locais mágicos.
Quando era miudinha, gostava de circo - apesar de nunca ter sido tão entusiasta como a maior parte das crianças o é hoje, no entanto confesso que hoje, não consigo gostar de circo - excepção feita ao Cirque do Soleil (afinal são as excepções que fazem as regras ) - que raiva de não o conseguir ir ver a Lisboa .
Outro livro que gostei imenso, foi "Os Cinco no Circo" com o Pongo, o Ladra-Ladra e o Rosna-Rosna
Tenho aqui o Circo Galiano, também de Enid Blyton, mas confesso que ainda não o li - estou a guardar-me para quando também tiver os da mesma colecção: "Viva o Circo" e o "Circo Voltou". |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 3:10 pm Post subject: |
|
|
Enid Blyton tinha um carinho especial pelo Circo, é por isso que em muitos dos seus livros aparecem personagens ligadas à actividade circense, que eram bastante tradicionais nes décadas de 40 e 50 no Reino Unido.
Ficou famoso o Circo Galiano com 3 livros editados em Portugal e o engraçado é que Blyton usa este circo na primeira história da colecção das Gémeas.
Livro não editado em Portugal
1943
Para além das 4 histórias do Circo Galiano Blyton escreveu muitas outras, deixo aqui a capa de algumas:
O livro "Three Boys and a Circus" está assinado por Mary Pollock, pseudónimo utilizado por Blyton.
Last edited by misterio on Sat Dec 22, 2007 2:23 am; edited 12 times in total |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 3:21 pm Post subject: |
|
|
Ia quando era miúdo, adorava os acrobatas, o ilusionismo e os palhaços. Animais preferia ver lá atrás...
Isto lembra-me a música dos Sitiados.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 8:00 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | | Ficou famoso o Circo Galiano com 3 livros editados em Portugal e o engraçado é que Blyton usa este circo na primeira história da colecção das Gémeas. |
Aliás, há mais referências dum livro a outros, e também sobre circo, no "Mistério da Feira de Rilloby", em que uma das personagens fala em vários artistas de circo que conheceu, artistas esses que são tirados doutros livros de EB.
Também na "Casa da Esquina" os gémeos candidatam-se a Whyteleafe, que é o colégio muito especial da série "A trinta-Diabos" (da qual o Miguel referiu a existência de uma edição recente, com o título bem melhor, "Uma Rapariga Endiabrada").
Last edited by Alguem on Thu Dec 20, 2007 10:06 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 8:09 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: |
Também na "Casa da Esquina" os gémeos candidatam-se a Whyteleafe, que é o colégio muito especial da série "A trinta-Diabos" (da qual o Miguel referiu a existência de uma edição recente, com o título bem melhor, "Uma Rapariga Endiabrada"). |
O nome é bem melhor mas a capa do livro não é, digamos, blytoniana... |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 9:51 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | | com o título bem melhor, "Uma Rapariga Endiabrada"). |
Afinal o título é Uma Rapariga Rebelde. Foi qualquer coisa que me afectou a memória, com certeza, mas não faço ideia do que tenha sido.
Seja como for o título sempre é bem melhor do que A Trinta Diabos. |
|
| Back to top |
|
 |
CBV's
|
Posted: Tue Dec 04, 2007 10:18 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | Afinal o título é Uma Rapariga Rebelde. Foi qualquer coisa que me afectou a memória, com certeza, mas não faço ideia do que tenha sido.  |
Seria da "garrafita", Miguel???
Preferia o outro título.
António (desculpem assinar a msg como "CBV's" mas estou a mexer nas Patrícias... ) _________________ www.patricia-belden.blogspot.com
http://cabula.coresaocubo.pt/cabula.htm |
|
| Back to top |
|
 |
Alpha

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 10:40 pm Post subject: |
|
|
nao quero estar a fugir mt ao tópico mas sou completamente contra circos que tenham animais, infelizmente a maioria das pessoas não fazem ideia do abuso e stress que passam os animais de circo.
Hoje em dia já ha informação suficiente para educarmos as crianças de hoje em relação a esse facto.
O Cirque du Soleil é um optimo exemplo de um bom circo moderno em que a magia gira em torno do ser humano e toda a sua força de vontade para alcançar os seus proprios objectivos. |
|
| Back to top |
|
 |
gnoski
|
Posted: Wed Dec 05, 2007 2:15 am Post subject: |
|
|
quero estar a fugir mt ao tópico mas sou completamente contra circos que tenham animais, infelizmente a maioria das pessoas não fazem ideia do abuso e stress que passam os animais de circo.
..........................................................................................
O Cirque du Soleil é um optimo exemplo de um bom circo moderno em que a magia gira em torno do ser humano .......
Estou de acordo contigo (desculpa de tratar por tu mas fica mais fácil o diálogo) pois eu também sou contra toda a série de exploração que, ainda hoje em dia e apesar de estarmos já no sec.XXI, se fazem aos animais. De notar que em tempos, quando tinha mais tempo, pertenci a várias associações de defesa e protecção animal. Também já lutei por eles e luto. Fazem-se verdadeiras atrocidades de modo a ficarem "bonitos" aos olhos do público. Se soubessem . . . estou convencida que muita gente não frequentaria os circos.
Falo do circo visto com a alma pura de uma criança, onde tudo é mágico, tem luz, côr. . . onde surgem coelhos branquinhos surgidos não se sabe donde . . . palhaços brincalhões . . . malabaristas . . . meninas ostentando sombrinhas coloridas e vestidos de tule . . .
Falo do circo cuja finalidade é o resurgir da nossa criança interior que se extasia com as coisas simples e puras . . . e isso deveria ser a sua principal finalidade. . . o culto do belo, mágico . . .
O cirque du soleil é um óptimo exemplo disso . . . |
|
| Back to top |
|
 |
gnoski
|
Posted: Wed Dec 05, 2007 2:22 am Post subject: |
|
|
Seria da "garrafita", Miguel???
...............................................................................
HÉÉ ! ! ! Onde já vai o tema . . . "garrafita"?
Por favor aqui não se fale do "tintol" . . . |
|
| Back to top |
|
 |
gnoski
|
Posted: Wed Dec 05, 2007 2:25 am Post subject: |
|
|
| Muito giras estas capas ! ! ! |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Dec 05, 2007 3:14 am Post subject: |
|
|
Sim foi nas gémeas, rectificado o erro, já os li há mais de 5 anos e fiquei com a ideia que foi na colecção Mistério (5 D).
O uso actual de animais no continua a atrair muita gente, dai a sua utilização, o que também acho que é algo do passado. Mas por acaso tive a posibilidade de durante um mês acompanhar um circo aqui perto de casa e posso garantir que os animais que tinham eram principescamente bem tratados, mas não deixam de estarem presos fora do seu habitat natural. Mas se formos por este campo tinhamos que ponderar também o papel dos Zoológicos, que apesar de tudo mantém animais selvagens em cativeiro, sendo um verdadeiro circo que diverte as pessoas que o visitam. |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Thu Dec 06, 2007 11:52 pm Post subject: |
|
|
Ai que saudades do circo!!!!
Lembro-me que quando era pequena, ia todos os anos ao circo no Campo Pequeno! Axo k era o Circo Chen.
Lembro-me que adorava, principalmente a parte em que a Guarda Fiscal oferecia aos filhos e filhas do guardas brinquedos e caixas com lanxinhos mt bons!!!
Pipocas, sumos, chocolates, bolachas, chupas, balões, até tinha um Kinder Surpresa, k eu tanto adorava!!!
LOOL!!!
A isto é k eu xamo nostalgia!
Lembro-me que adorava os palhaçoes, as contorcioistas, e k tinha 1 medo terrivel dos leões...
LOL!
Que saudades... |
|
| Back to top |
|
 |
minitrail

|
Posted: Fri Dec 21, 2007 11:28 pm Post subject: |
|
|
Sou um apaixonado pela temática do Circo, tenho em mente escrever um livro sobre a origem do circo em Portugal e suas ramificações até aos dias de hoje.
Tenho permanentemente montado um circo em diorama no meu quarto dos brinquedos, vulgo escritório, e tenho muitas miniaturas do Circo Chipperfields da Corgi Toys, do Circo Pinder da Majorette, ect.
Para além disso, colecciono Posters e Bilhetes dos diversos Circos que vão passando por Portugal. _________________ Vruum, Vruum, Vruuuuuuuuuuuuuuuum! |
|
| Back to top |
|
 |
|