Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Júlio Verne
Goto page 1, 2, 3  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Thu Jun 21, 2007 11:00 pm    Post subject: Júlio Verne Reply with quote

Como ainda ninguém escreveu sobre este magnífico escritor, nada melhor que eu fazer a minha estreia aqui, com um tópico sobre Júlio Verne.

Verne (1828-1905) foi um escritor com a grande imaginação que possuía virada para o fervor científico do seu século.
Penso que toda a gente já ouvi falar e outros já leram obras como "Viagem ao centro da Terra", "20000 Léguas Submarinas", "A Volta ao Mundo em 80 dias", etc...
São obras fantásticas que deveriam ser lidas por toda a gente.
Lendo Júlio Verne podemos ir ao pólo norte e pólo sul, atravessar África, descer o rio Amazonas numa jangada, dar a volta ao mundo e até ir à Lua, isto tudo sem sairmos do nosso quarto.
Por estas e outras razões, tornei um apaixonado por Júlio Verne e a minha forma de agradecer tudo o que me ensinou e me mostrou, foi um site lhe dedicado.



Aproveito para publicitá-lo:
www.jverneportugal.no.sapo.pt

É uma página simples e espero que gostem!
Quem sabe se não fiz alguém deste fórum ir comprar um livro do autor.
Espero que sim...
Cumprimentos a todos. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Jun 29, 2007 2:22 pm    Post subject: Reply with quote

Tal como Leonardo da Vinci, Júlio Verne foi um homem com um poder imaginativo muito avançado para a época em que vivia, as estórias que escreveu nos seus livros de Viagens fantásticas e contos são isso prova. A forma como previu determinados assuntos como ser possível dar a volta ao Mundo em apenas 80 dias, ser possível ir ao espaço e “alunar”, criou um sem número de situações que nos dias de hoje apesar de ser banais não deixam de ser surpreendentes quando pensamos que foram escritas entre o século XIX e inícios do século XX.
A obra de Verne escrita em 100 línguas, foi e continua a ser a Musa inspiradora de muitos cineastas, escritores e artistas, hoje é tão conhecido como na época em que editava as suas aventuras, quem por exemplo não viu ou leu a "Volta ao Mundo em 80 Dias", romance seriado na TV, com alguns filmes produzidos e animação para os mais pequenos. Quem lê esta aventura vai conhecer um pouco do Mundo na perspectiva Verniana e de uma época em que a imaginação permitia grandes voos. Hoje em dia parar em Bagdad como aconteceu ao Sr. Phileas Fogg é coisa impensável, teríamos que passar ao lado modificando o nosso itinerário, isto porque apesar de estarmos no século XXI a tecnologia, muita dela já idealizada por Verne, não trouxe a Paz entre os Homens nem a harmonia entre as Nações.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Thu Aug 16, 2007 11:11 am    Post subject: Júlio Verne Reply with quote

Li o meu primeiro livro do Júlio Verne com 9 ou 10 anos. Era o "5 Semanas em Balão", que nem sequer é dos mais conhecidos, mas eu na altura andava com a mania dos balões.
Foi "amor à primeira leitura". Gostei tanto da história que devorei a seguir todos os livros do Júlio Verne que apanhei. Na altura havia uma colecção da Bertrand e não havia Feira do Livro em que eu não comprasse (ou pedisse para me comprarem) um ou dois livros.

Depois descobri que o meu Avô tinha em casa uma colecção do final do século XIX, com vários títulos que eu desconhecia. Li tudo, mesmo com a ortografia da "épocha". E ainda hoje compro e leio o Júlio Verne com gosto.

Para além da previsão do futuro que fazia, gosto especialmente das histórias que tece, dos heróis que sabem ultrapassar as dificuldades, da importância da amizade e da honra e, especialmente, as grandes aventuras que se vivem através dos seus livros.

Escolher o preferido é muito difícil. Mas sei que, quando ficar preso numa ilha deserta, quero ter à mão a "Ilha Misteriosa". Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Thu Sep 20, 2007 4:57 pm    Post subject: Revista 'Mundo Verne' Reply with quote

Saiu a primeira revista electrónica em português dedicada a Júlio Verne!
Podem encontrá-la no blog dedicado ao autor:
www.jverneportugal.blog.pt
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 24, 2007 3:03 pm    Post subject: Reply with quote

Gostaria apenas de dizer que o blog do escritor sofreu uma alteração de endereço.

Está agora localizado em: www.jvernept.blogspot.com
Esperemos que gostem no novo visual.

Está para breve (2 dias no máximo) a revista nº2 do Mundo Verne!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Nov 25, 2007 2:49 am    Post subject: Reply with quote

Frederico, talvez uma das minha próximas visitas/passeio será ao Museu do Julio Verne ou então à cidade verso de Agatha Christie, vou ver o que nos reserva 2008 em termos de ((€€€)), nessa altura vou-te pedir umas dicas.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sun Nov 25, 2007 3:37 pm    Post subject: Reply with quote

Claro Paulo, estás à vontade. Porém, há dois museus, um em Amiens e outro em Nantes. Não sei a qual te referes mas posso-te dizer que (ainda só) fui ao de Amiens.

O de Amiens é a casa onde ele viveu, onde escreveu grande parte das suas obras, etc... O de Nantes foi onde ele nasceu e esse é um Museu diferente. Ao contrário do de Amiens, pocuo tem do tempo em que lá viveu. Tem sim muito material relacionado com as suas obras. Foi o que vi da visita virtual e de fotos.

Mas o de Amiens...foi um sonho! Indescritível!
Lá no blog tenho a descrição da minha visita para quem quiser ver! (Junho de 2007)
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Tue Nov 27, 2007 9:21 am    Post subject: Selo 'Júlio Verne' Reply with quote

Já agora aproveito para dizer que foi feito um selo em homenagem ao autor pelo 130º aniversário da sua visita a Portugal!

Mais informações em:
www.jvernept.blogspot.com
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 28, 2007 9:38 pm    Post subject: Reply with quote

Sei que este não é o local para vendas mas estou a vender a unidade por 2€.
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Fri Dec 14, 2007 8:57 am    Post subject: Reply with quote

Apenas gostaria de comunicar que o blog Júlio Verne www.jvernept.blogspot.com foi nomeado para melhor blog em Literatura e Arte&Cultura pelo site melhorblogportugues.com

Em cada categoria foram nomeados, respectivamente, 11 e 9 blogs.

Este reconhecimento dá imensa força para continuar.
Obrigado a quem votou!
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Dec 14, 2007 1:47 pm    Post subject: Reply with quote

Parabéns Frederico, acho que é merecido.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Dec 14, 2007 7:41 pm    Post subject: Reply with quote

Os meus parabéns também, Frederico! Smile

É agradável ver como um autor do séc. XIX, mas que andou muito à frente do seu tempo, e semi-esquecido em Portugal actualmente, é reconhecido graças aos esforços de jovens apreciadores como tu. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sat Dec 15, 2007 7:49 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado ao Paulo e a Alguém (que eu não sei o nome) pelas vossas palavras!

Já agora aproveito para comunicar que já saíram os resultados final ficando o blog JVernePt no 7º lugar na categoria Artes&Cultura e em 6ª na Literatura.

Obrigado mais uma vez a todos!
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Dec 15, 2007 10:41 pm    Post subject: Reply with quote

Parece que há "Alguém" aqui que se chama António... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sat Dec 15, 2007 11:20 pm    Post subject: Reply with quote

Ehehehe..então obrigado António!
abraço
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sun Jan 06, 2008 4:08 pm    Post subject: Júlio Verne vs. J. K. Rowling Reply with quote

De certeza que isto já foi falado por aqui mas aí vai. De certeza que vcs já se perguntaram do porquê de esta geração preferir Harry Potter a obras de Enid Blyton ou mesmo de Júlio Verne.

Foi nisso que pensei quando escrevi uma crítica sobre esta opções actuais lá no blog. Estão todos convidados a visitar e também comentar.

www.jvernept.blogspot.com (colocado pelo administrador)
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Aug 23, 2008 12:23 am    Post subject: Passatempo Reply with quote

O Blog www.jvernept.blogspot.com do amigo Frederico (jverne), dedicado ao Júlio Verne, está a oferecer convites duplos para a ante-estreia do Filme "Viagem ao Centro da Terra" no Porto e em Lisboa para o próximo dia 27 de Agosto.
Só precisam de responder a uma pergunta.
Mais informações em www.jvernept.blogspot.com


Last edited by misterio on Mon Aug 25, 2008 1:50 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Sat Aug 23, 2008 1:04 am    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela publicidade!
Só uma correcção..é Frederico!Smile
Muita gente escreve o meu nome mal mas sei que as duas opções;)

Pro Porto recebi muitos esta tarde e já está cheio!
Pra Lisboa ainda há bilhetes pra dar!
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pirulito



Joined: 09 Jan 2008
Posts: 114
Location: Lisboa/Bruxelas

PostPosted: Sun Aug 24, 2008 11:54 pm    Post subject: Reply with quote

E engraçado, em pequena nunca li Julio Verne, no entanto tenho a certeza que teria gostado.
Foi so em adulta que devorei a coleçao do meu marido, em Francês. Ele é originario de Nantes deve ser por isso que tem a colecçao toda (o conhecido chauvismo francês Laughing )
Da proxima vez que for a Nantes visitar a familia dele, tenho de prever uma visita ao museu. Estivemos la à pouco tempo, mas fomos ver "les machines de l'île" que sao um espectaculo, os miudos adoram, e os graudos também. E muito inspirado nos trabalhos de Da Vinci.

Ainda mais recentemente fomos a Amiens, mas nao tivemos tempo de visitar o museu. Fica para a proxima vez porque nem é muito longe (2h e pouco de caminho)
Back to top
View user's profile Send private message
JVerne



Joined: 20 Jun 2007
Posts: 180
Location: Porto

PostPosted: Mon Aug 25, 2008 12:35 am    Post subject: Reply with quote

Como eu gostava de ter ido ver essa exposição...
http://julesvernenews.blogspot.com/2008/06/nantes-les-vhicules-extraordinaires-de.html

Depois de ter ido a Amiens propositadamente ver a sua casa/museu e visitar o mestre ao Cemitiere de la Madeleine, resta-me visitar a cidade portuária de Nantes e ver o seu museu.
Tenho andado à procura de companhia low-cost para Nantes.

Quando lá for já sei a quem pedir informações Very Happy

Se por acaso tiveres foto do museu de Nantes, podes-me enviar pra ver?
_________________
"Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Aug 25, 2008 1:54 pm    Post subject: Reply with quote

Se alguém por aqui for à ante-estreia (ou ver outro filme) no UCI arrábida 20 (Porto) estejam atentos aos slides que passam antes do filme, vão ver algo que vos é familiar.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pirulito



Joined: 09 Jan 2008
Posts: 114
Location: Lisboa/Bruxelas

PostPosted: Mon Aug 25, 2008 11:02 pm    Post subject: Reply with quote

Desculpa, nao tenho nenhumas fotos do museu, ainda nao la fomos Iremos sem duvida da proxima vez que formos visitar os meus sogros (nao tenho pressa nenhuma Laughing )
Mas se eu puder ajudar a preparar a tua viagem diz. O mais facil, e mais barato ainda é ir até Paris et depois apanhar o TGV para Nantes.
Tenho algumas fotos, poucas, des machines de l'île, mas nada de espectacular que nao se va no site.

Acerca da exposiçao, podes ir ver mais tarde a Yverdon-les-Bains, que por acaso também ja la estive (vivi na Suiça) e que é bem bonito Wink (mas caro)
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Goto page 1, 2, 3  Next
Page 1 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group