Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

As minhas leituras
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 22, 2007 7:33 pm    Post subject: Reply with quote

Há um erro com uma ilustração nas primeiras edições deste livro, a que o "Tim" chamou a atenção.

Ora dá uma olhadela aqui:

http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=1731
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sat Nov 24, 2007 8:35 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha edição essa imagem está muito mais pequena e já não se vê o Tim.

Quanto ao nº 7 - adoro a personagem do professor distraído mas com quem se pode contar quando as coisas dão para o torto Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Wed Dec 05, 2007 9:41 am    Post subject: Reply with quote

Gosto da Adozinda Laughing

E mais uma vez temos casas com esconderijos Cool

Já não me lembro a página e não é o texto original só a ideia: "O David está lá em cima prisioneiro" - diz o David. Twisted Evil
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Tue Dec 11, 2007 9:48 pm    Post subject: Reply with quote

A ciganita Laughing

Achei um piadão ao pai da Zé a ser arrastado para as férias Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Dec 11, 2007 10:07 pm    Post subject: Reply with quote

Tem piada que a João é uma personagem adicional, que depois aparece mais vezes, com quem simpatizei logo de início. Talvez porque o tema "circo" era bastante apelativo para mim e EB soube doseá-lo inteligentemente ao longo de várias séries, ou porque a João *é* de facto uma personagem cheia de interesse - uma boa contrapartida ao carácter rebelde da Zé.

Na série Mistério-5D (que não sei se leste) surge o Ern Goon também como personagem adicional, embora aqui a empatia se desenvolva mais lentamente, a meu ver, e a personagem valha sob o ponto de vista cómico (a tentativa de ser um émulo do Gordo... Laughing ).
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Mon Dec 17, 2007 8:33 pm    Post subject: Reply with quote

Por acaso, Alguém, também gosto bastante do Ern Goon Laughing

Só agora comecei o Lago Negro - e parabéns à editora que muito apropriadamente escolheu o preto para esta capa Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Dec 18, 2007 1:07 am    Post subject: Reply with quote

Manuela wrote:
Só agora comecei o Lago Negro - e parabéns à editora que muito apropriadamente escolheu o preto para esta capa Laughing


Um dos meus "Cinco" preferidos - as cenas, no lago, de conjugação dos quatro pontos de referência... Laughing

Duas Árvores - Lago Negro (Gloomy Water) - Joana Vaidosa (Saucy Jane Laughing ) - a Magda sabe. Laughing Laughing

Muito misterioso, este livro. E a cor da capa bem como o nome do próprio lago acentuam esse lado de mistério...

Agora, "escolher o preto para esta capa" não será um pouquinho politicamente incorrecto??? Laughing Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Tue Dec 18, 2007 4:24 pm    Post subject: Reply with quote

Tonto Laughing Laughing Laughing

Mas tens razão - é um dos mais misteriosos... gostei bastante apesar de não ser uma das minhas referências de infância Surprised

E agora: vou começar a ler aquele que eu amava enquanto miúda - Os Cinco no Castelo da Bela-Vista Laughing Wink Espero não me desiludir...
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sun Dec 30, 2007 11:46 am    Post subject: Reply with quote

Os Cinco no Castelo da Bela-Vista - espectacular Exclamation Laughing - tem tudo o que me fascina em Enid Blyton: castelo em ruínas, passagens secretas, aventuras à meia-noite, a João, os saltimbancos (adoro o Buflo), animais exóticos (a inesquecível Beleza Laughing )...

Continua a ser o meu favorito Wink

_____________________________________________________________

Entretanto comecei a ler a Torre do Farol - apesar de não me lembrar desta história nem do Jano, lembrava-me perfeitamente do Sr. Peney Laughing (as características da personagem, não o nome...)

_____________________________________________________________

E o Francis também é engraçado Very Happy Só não explicaram quem eram os dois homens no Caminho dos Afundadores Evil or Very Mad
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Wed Jan 09, 2008 3:34 pm    Post subject: Reply with quote

O Fungão Laughing Realmente a Enid Blyton tinha uma fixação pelos ciganos Surprised

Bem, até agora, Os Cinco na Planície Misteriosa foi o que menos gostei... apesar do tradicional nevoeiro Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 9:48 am    Post subject: Reply with quote

Olhem, não me lembrava da João n'Os Cinco e os Raptores... E o Júlio (ou David ?) tem razão - quando ela aparece parece que passou um furacão pela história Laughing

E mais uma vez um ciganito - Remoinho

Não é incrível como nestes livros os ciganos adultos são sempre vilões mas os miúdos são sempre honestos, amigos e humildes ?
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 8:17 pm    Post subject: Reply with quote

E a Berta?? A Enid facilmente inundava grande parte dos protagonistas britânicos de qualidades positivas mas os estrangeiros... senhores... carregados de estereótipos negativos.

Mas, segundo dizem os ingleses que viveram essa época da II G.M. ou o pós-guerra, a desconfiança era tremenda no que toca ao contacto com estrangeiros...
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 8:37 pm    Post subject: Reply with quote

É verdade a Berta/Manuel/Luísa ( Very Happy ) e o seu pai também são retratados de uma forma negativa...
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Jan 24, 2008 10:17 am    Post subject: Reply with quote

Manuela wrote:
Bem, até agora, Os Cinco na Planície Misteriosa foi o que menos gostei... apesar do tradicional nevoeiro Wink


Oooohhhhhhh!!! Para mim "Os Cinco e o Lagro Negro", e Os "Cinco na Planícia Misteriosa", são os melhores... em suspense são imbatíveis Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Thu Jan 24, 2008 11:47 am    Post subject: Reply with quote

Acho que é a primeira vez que discordamos... já começava a pensar que éramos almas gémeas ou mesmo siamesas... Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Jan 24, 2008 7:19 pm    Post subject: Reply with quote

Ai os Cinco e o Lago Negro Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes o que eu gosto desse livro.
Ainda me lembro, mas muito vagamente, de ver esse episódio na televisão (xiii pá, lembro-me de coisas de há quase 30 anos, devo estar a ganhar bolor... Laughing Laughing Laughing )
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Jan 24, 2008 7:30 pm    Post subject: Reply with quote

----------------------

Last edited by Alguem on Tue Sep 07, 2010 1:27 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Thu Jan 31, 2008 8:57 am    Post subject: Reply with quote

Os Cinco na Casa em Ruínas - sempre achei piada aos cães com uma coleira de cartão para não se coçarem Laughing

O "duplo" Rui também é engraçado Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Thu Jan 31, 2008 6:54 pm    Post subject: Reply with quote

Os Cinco na Casa em Ruínas - o primeiro livro dos Cinco que li. Ainda me lembro que adivinhei logo que havia gémeos na história, e que achei os Cinco muito estúpidos por não adivinharem.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Jan 31, 2008 10:28 pm    Post subject: Reply with quote

É um dos meus preferidos - a "camponesa", que é atraiçoada pelo sotaque citadino e pelas mãos bem cuidadas (como a "vendedora" de balões no "Mistério do Colar Desaparecido" (5D)), o episódio dos fogos de artifício destinados a afugentar os pequenos, a confusão de AGRA com ÁGUA no acesso secreto, e a coleira de cartão do pobre Tim (mais estética do que os "funis" actuais...), são alguns pormenores de que me recordo sempre.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri Feb 01, 2008 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

Sempre que vejo um cão com uma coleira daquelas lembro-me do Tim em estilo "Isabel I".

Este livro recorda-me as férias. Foi-me oferecido umas semanas antes de começarem as férias de Verão, já não sei de ano, mas era na altura em que as férias de Verão eram Férias a sério.

Meti na cabeça que só ia começar a ler o livro no primeiro dia de férias. Bem ... foram duas ou três semanas de tormento. Lia o resumo da contra-capa várias vezes por dia e ia imaginando a história.

Consegui aguentar e só li o livro em férias. Quer dizer, li-o todo no primeiro dia. E gostei muito. Por isso, ainda hoje associo este livro a férias e naqueles dias antes de férias, que parecem passar a 10 à hora, lembro-me muitas vezes dos Cinco na Casa em Ruínas.
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Fri Feb 01, 2008 8:34 pm    Post subject: Reply with quote

Para mim o melhor livro dos Cinco é os Cinco e o Lago Negro Smile E está com as lombadas "nas lonas" de tanto ter sido lido quer por mim quer pelos meus irmãos Smile
Outro é a "Casa em Ruínas" porque fez-me sonhar quando era miúdo (ainda hoje sou Razz) numa casarão que existe aqui perto de mim em ruínas e curiosamente com um curso de água perto Smile

Estes e outros foram lidos e relidos vezes sem conta.
Outros números não gostei tanto, principalmente porque arranjei-os mais tarde, pelo que não os li tantas vezes.
O pior livro é capaz de ser os Cinco no Circo (e o recente nº22, que comprei quando saiu que são só mini-histórias)
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next
Page 2 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group