Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Fogaça (pão) com azeite e açucar

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Feb 09, 2008 12:00 am    Post subject: Fogaça (pão) com azeite e açucar Reply with quote

Bem sei que não é do meu tempo, mas desde pequena que a minha mãe me falava no pão ensopado de azeite, com açucar por cima!

Confesso que axava estranho comer uma coisa assim... mas felizmente no Verão passado passei 1 mês na aldeia com os meus avós, e ales fizeram essa mezcla! (não sei se em português d escreve assim)

Adorei essa receita!!!
Não sei se alguém daqui já provou ou ouviu fala, mas aconselho a provar!

Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Tue Feb 12, 2008 12:25 pm    Post subject: Reply with quote

Tiborna!
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue Feb 12, 2008 5:05 pm    Post subject: Reply with quote

Encarnado wrote:
Tiborna!


Não sei... talvez seja esse o nome, mas que é bom, é!
Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Wed Feb 13, 2008 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

Na aldeia da minha avó, há uma espécie de pão banhado em azeite, que se chama bola de azeite, que é achatado, tipo pizza mas mais grosso, e que costuma ter uns furinhos na parte de cima. Mas não tem açucar por cima, por isso se calhar deve ser outra coisa ou então uma variedade diferente!!!
Back to top
View user's profile Send private message
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Wed Feb 13, 2008 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Bôla é bôla. É tipo pizza mas coberta com a mesma massa. Uma especie de pão com chourisso circular e achatado.

Tiborna é feito com uma louca que é um pao feito com o resto da massa e com um buraco no meio (estão a ver um donut? É a mesma coisa mas maior e com massa de pão). Azeite e açucar qb numa tijela (não é encher uma tijela a meio de azeite e açucar, é só um pouco no fundo) e com a louca acabada de sair do forno, parte-se aos bocados para a tigela e dasse-lhe a volta para se bezuntar no azeite e no açucar. Tão bom Very Happy~~~~~~
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Wed Feb 13, 2008 8:57 pm    Post subject: Reply with quote

Mas o que eu digo não é bem assim....
Quando o pão (a fogaça, não sei como se diz aqui em lisboa) começa a ficar duro, põe-se o azeite e o açucar, e fica um "manjar dos deuses"!
Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Thu Feb 14, 2008 12:28 am    Post subject: Reply with quote

Encarnado wrote:
Bôla é bôla. É tipo pizza mas coberta com a mesma massa. Uma especie de pão com chourisso circular e achatado.

Tiborna é feito com uma louca que é um pao feito com o resto da massa e com um buraco no meio (estão a ver um donut? É a mesma coisa mas maior e com massa de pão). Azeite e açucar qb numa tijela (não é encher uma tijela a meio de azeite e açucar, é só um pouco no fundo) e com a louca acabada de sair do forno, parte-se aos bocados para a tigela e dasse-lhe a volta para se bezuntar no azeite e no açucar. Tão bom Very Happy~~~~~~


Isso é bôla de carne ou de chouriço!!! Aquilo que eu estou a descrever chama-se bôla de azeite, não leva carne nem nada que se pareça e é mto típico na beira alta!
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Thu Feb 14, 2008 10:58 am    Post subject: Reply with quote

Jacplo79 wrote:
Encarnado wrote:
Bôla é bôla. É tipo pizza mas coberta com a mesma massa. Uma especie de pão com chourisso circular e achatado.

Tiborna é feito com uma louca que é um pao feito com o resto da massa e com um buraco no meio (estão a ver um donut? É a mesma coisa mas maior e com massa de pão). Azeite e açucar qb numa tijela (não é encher uma tijela a meio de azeite e açucar, é só um pouco no fundo) e com a louca acabada de sair do forno, parte-se aos bocados para a tigela e dasse-lhe a volta para se bezuntar no azeite e no açucar. Tão bom Very Happy~~~~~~


Isso é bôla de carne ou de chouriço!!! Aquilo que eu estou a descrever chama-se bôla de azeite, não leva carne nem nada que se pareça e é mto típico na beira alta!




pois... o que eu digo é de Trás-os-Montes....
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Feb 14, 2008 4:56 pm    Post subject: Reply with quote

Nas feiras é tradicional a venda desses pães/bolos.
Aqui no Porto no tradicional S. João a baixa fica alegre com estes vendedores ambulantes, São as fogaças, pão podre, e outros pecados que atentam à nossa gula açucarada. Dizem que a capital da fogaça é Sta. Maria da Feira, é lá que tem uma grande festa da fogaça, mas confesso que já comi este pão doce muito mais saboroso e muitíssimo mais barato em feiras tradicionais e até aqui no S. João do que propriamente em Sta. Maria da Feira. É a fama e o comercial que altera por vezes as receitas tradicionais (perdoem-me as pessoas da Feira, dessa cidade fantástica e que serve para o genérico dos Vídeos do MJ).
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Fri Feb 15, 2008 4:23 pm    Post subject: Reply with quote

Andreia wrote:
Jacplo79 wrote:
Encarnado wrote:
Bôla é bôla. É tipo pizza mas coberta com a mesma massa. Uma especie de pão com chourisso circular e achatado.

Tiborna é feito com uma louca que é um pao feito com o resto da massa e com um buraco no meio (estão a ver um donut? É a mesma coisa mas maior e com massa de pão). Azeite e açucar qb numa tijela (não é encher uma tijela a meio de azeite e açucar, é só um pouco no fundo) e com a louca acabada de sair do forno, parte-se aos bocados para a tigela e dasse-lhe a volta para se bezuntar no azeite e no açucar. Tão bom Very Happy~~~~~~


Isso é bôla de carne ou de chouriço!!! Aquilo que eu estou a descrever chama-se bôla de azeite, não leva carne nem nada que se pareça e é mto típico na beira alta!




pois... o que eu digo é de Trás-os-Montes....


Bem, a aldeia da minha avó fica a 20 km de Trás-os Montes, perto de Barca de Alva, por isso, se calhar até estamos a falar da mm coisa, só que em Trás-os-Montes, pelos vistos, põem açucar por cima!
Qd for à aldeia da minha avó, na Páscoa, vou investigar isso Smile
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Feb 15, 2008 6:51 pm    Post subject: Reply with quote

Jacplo79, investiga, mas direitinho... prova TODAS as que vires Smile e depois vens aqui meter "nojo" ao pessoal Wink

Paulo, quanto às fogaças de Stª Maria da Feira, eu nunca lá fui buscar, mas o meu sogro traz-nos muitas vezes de uma loja especifica, que diz que sao as melhores... no entanto confesso que não sou grande entendedora de fogaças, apesar de gostar bastante... o pior é que quando vêm cá para casa, tenho o guloso do meu marido à perna, eu devo comer 5% do que ele come Sad (ou menos!!) É a única coisa de "morfes" em que ele não pensa em mim Evil or Very Mad fico POSSESSA Evil or Very Mad (ou melhor pensa... mas só no fim Evil or Very Mad fica de consciencia pesada, mas de barriga cheia Rolling Eyes)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Feb 16, 2008 2:30 am    Post subject: Reply with quote

Ana, o que é doce nunca amargou dai que "marcha" tudo. Seja da Feira, do Porto, de onde quer que seja. Então ele é cá dos nossos, guloso, ele também a come com menteiga? (a fogaça).

Bola de azeite tipica de trás-os-Montes, comi algumas vezes trazida de Carviçais perto de Torre de Moncorvo.

Já que estamos a falar de doces esta semana e até dia 24 (?) começou o Festival de Chocolate em Óbidos. Há dois anos fui visitar e adorei, gostava de postar umas fotos mas como estão em negativo e o tempo é curto fica para uma outra altura. Se puderem vão até lá e deliciem-se.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sat Feb 16, 2008 5:08 am    Post subject: Reply with quote

Nham nham, ver se vou Óbidos neste fim de semana (ou no próximo). Mas se estiver bom tempo ainda vou é passear até à praia Very Happy
Podem ver o programa aqui: http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt/

Não conhecia Óbidos pelo chocolate...
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 16, 2008 8:17 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Ana, o que é doce nunca amargou dai que "marcha" tudo. Seja da Feira, do Porto, de onde quer que seja. Então ele é cá dos nossos, guloso, ele também a come com manteiga? (a fogaça).


Com ele marcha de qualquer maneira Evil or Very Mad e eu fico a ver navios... tá mal!!! Laughing

A bola de azeite nunca comi Sad mas fiquei com vontade de provar *nhammmm*

Ainda ontem vi no noticiário uma peça sobre o festival do chocolate, e a minha questão é esta: só se VÊ chocolate, ou também se come? É que só ver não tem piada Embarassed Embarassed Embarassed Smile Smile Smile Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Feb 17, 2008 3:00 am    Post subject: Reply with quote

É para ver provar e comprar, tem de tudo, podes até asistir a workshops constantes de chocolateiros a confeccionar e esculpir desenhos em chocolate, enquanto vês vem uma senhora com uma caçarola trazer chocolate a provar. A pequena vila entre muralhas é toda ela uma festa e cheira abunda por todo o lado. É de comer e cho..colatar por mais.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Sun Feb 17, 2008 4:51 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Jacplo79, investiga, mas direitinho... prova TODAS as que vires Smile e depois vens aqui meter "nojo" ao pessoal Wink


Very Happy Podes crer que vou dedicar estas férias da Páscoa a investigar sobre as bolas de azeite com açucar, e depois digo como é que correu a investigação. Vai ser cá um sacrifício Wink Wink Wink !!!!!

Em relação à feira do chocolate em Óbidos, sugiro que provem a ginjinha servida em copos de chocolate, é de provar e chorar por mais Very Happy Very Happy Very Happy !!! A feira acaba dia 24, acho eu, mas este ano tenho pena de não poder ir, só para poder sentir e apreciar aquele cheirinho delicioso a chocolate que emana por toda a vila (uma das minhas favoritas em Portugal)!! Fica pró ano Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Encarnado



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 148

PostPosted: Mon Feb 18, 2008 9:33 pm    Post subject: Reply with quote

Trás os montes? O que eu digo é no Alentejo... pode ser que seja uma variação.
_________________
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Wed Feb 20, 2008 11:04 am    Post subject: Reply with quote

Não sei... também vou ver se consigo encontrar as origens dessa receita...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ALIMENTAR All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group