Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Passagens secretas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Apr 03, 2006 2:59 pm    Post subject: Passagens secretas Reply with quote

Li tantas vezes os livros dos cinco que fiquei convencida de que as casas todas tinham imensos túneis, passagens, esconderijos, sei lá Shocked e então ganhei o hábito de andar a bater no azulejos e mosaicos a tentar encontrar um que soasse a oco, mas infelizmente Crying or Very sad até hoje nunca encontrei nenhuma passagem secreta, é pena. Mas não há dúvida que estes livros mexiam com o nosso imaginário, pena a vida não ser tão emocionante...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Apr 03, 2006 4:44 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra,
comigo aconteceu o mesmo, onde eu moro tinha-mos uma fábrica velha, onde havia pequenos túneis por onde passava os fumos que davam às chaminés enormes, e quantas vezes eu mais os amigos passamos tardes apetrechados com lanternas a explorar. Agora é que eu imagino o perigo que passava-mos.
Mas em 1998 tive a sorte de ir estagiar para Manchester e certo dia fui visitar a mansão dos Duques de Devonshire, nessa mansão podemos ver uma passagem secreta verdadeira, não imagina como me senti aos 25 anos.


Last edited by misterio on Tue Apr 04, 2006 1:11 pm; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Tue Apr 04, 2006 9:14 am    Post subject: Reply with quote

Grande sorte Mistério, o que eu não dava para me "perder" numa passagem secreta. Acho que gostaria nem que tivesse 90 anos.

Sempre que vou visitar grutas tenho uma vontade irresistível de entrar pelos buraquinhos onde o guia não vai. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 9:33 am    Post subject: Reply with quote

o meu filho mais velho fez nove anos no sabado, um coleguinha dele ofereceu-lhe um livro dos cinco (os cinco e as passagens secretas). em miuda tive varios livros dos cinco que devorava em poucos dias, fui os dando a instituições de crianças, pois sempre achei que a leitura é muito importante, voltando ao livro que foi oferecido ao meu filho, fiquei estasiada Shocked quando ele me veio mostrar, disse-lhe quem vai ler este livro logo á noite sou eu e assim foi acabei de o ler ontem. que saudades de ler um livro dos cinco. hoje o meu filho disse-me antes de ir para a escola: "Mãe, fiquei com vontade de ler o livro dos cinco, apesar de não gostar muito de ler acho que vou gostar, vi os teus olhos abrilharem quando o lias" Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 2:49 pm    Post subject: Reply with quote

Esta é a Magia e o Dom que Enid Blyton tinha. Não querendo, nem nunca foi minha intenção de menosprezar os autores deste género de literatura portuguesa, pois também existem bons escritores no nosso país, o facto é que Blyton encantou as crianças e o jovens com uma escrita simples, agradável, onde tudo era muito fácil, muita comida e um retrato muito fiel da sociedade britânica e seus hábitos. Em tempos de pós-Guerra conseguiu trazer até aos mais pequenos uma liberdade de um tempo difícil, o refugiar de meninos e meninas que ao lerem os seus contos esqueciam uma realidade traumática de dias tenebrosos. Recorde-se que Inglaterra teve um papel importante na II Guerra Mundial e foi bombardeada pelas tropas alemãs
Na década de 60 essas histórias e contos chegam ao nosso país, num tempo de repressão, medo e também de guerra. Ao ler as páginas onde a aventura, o mistério e as brincadeiras despreocupadas de um grupo de crianças, faziam sonhar todos que as liam e viver essas emoções no imaginário de cada um.
Mas gerações seguintes, como a minha, continuaram a ler essas histórias e o facto é que actualmente continua-se a ler e o fenómeno é o mesmo, o fenómeno Enid Blyton, que ainda hoje consegue prender-nos a um livro dos Cinco ou da colecção Mistério como de uma criança se tratasse.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Tue Oct 17, 2006 4:56 pm    Post subject: Re: Passagens secretas Reply with quote

Alexandra wrote:
Li tantas vezes os livros dos cinco que fiquei convencida de que as casas todas tinham imensos túneis, passagens, esconderijos, sei lá Shocked e então ganhei o hábito de andar a bater no azulejos e mosaicos a tentar encontrar um que soasse a oco, mas infelizmente Crying or Very sad até hoje nunca encontrei nenhuma passagem secreta, é pena. Mas não há dúvida que estes livros mexiam com o nosso imaginário, pena a vida não ser tão emocionante...


Identifico-me completamente com o que disseste. Por estas e por outras eu e uma amiga que tb gostava destas leituras destruimos parte da parede externa da casa da minha tia, aquilo como era construido com uma espécie de barro soava sempre a oco... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Sat Oct 06, 2007 12:49 am    Post subject: Reply with quote

Em Dezembro do ano passado fui visitar pela 1ª vez a Quinta da Regaleira, em Sintra, quando comecei a explorar os tuneis da mesma, à luz de uma mini lanterna, senti-me uma verdadeira exploradora, aquelas grutas são dignas de qualquer livro de aventuras: escuras, cheias de recantos, húmidas...
Resultado tive de voltar à Quinta numa outra ocasião porque não consegui ver tudo, tão entusiasmada que estava a explorar as "passagens secretas" Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri May 29, 2009 11:54 pm    Post subject: Reply with quote

Teark wrote:
Em Dezembro do ano passado fui visitar pela 1ª vez a Quinta da Regaleira, em Sintra, quando comecei a explorar os tuneis da mesma, à luz de uma mini lanterna, senti-me uma verdadeira exploradora, aquelas grutas são dignas de qualquer livro de aventuras: escuras, cheias de recantos, húmidas...
Resultado tive de voltar à Quinta numa outra ocasião porque não consegui ver tudo, tão entusiasmada que estava a explorar as "passagens secretas" Rolling Eyes


Cá estou eu a pegar em tópicos mais que abandonados. Já devia ter desistido, porque já reparei que estou a escrever para o boneco - foi pena eu não ter descoberto este fórum há 2 ou 3 anos atrás. Sad Mas, pronto, falo sozinho... Rolling Eyes

Eu visitei a quinta da Regaleira, nos anos 80, quando ainda era privada e não estava aberta ao público. Fui, numa visita de estudo da Universidade, visitar os jardins, dado que tirei Arquitectura Paisagista. Portanto, nunca tinha ouvido falar, não imaginava o que me esperava, nem sabia o que ia ver.

Na altura, fizemos a entrada do poço iniciático a partir da parte de baixo (numa visita guiada recente disseram-me que o trajecto iniciático era ao contrário, a partir de cima). A cascata estava funcionar (coisa que agora não acontece, pelo menos nos meses de Verão) e logo aí eu fui imediatamente transportado para os livros da Blyton, não para um livro dos Cinco no caso, mas para a "Aventura no Vale": uma passagem secreta escondida atrás de uma cascata? Uau! Very Happy

Atravessámos as poldras (as pedrinhas sobre o lago), entrámos no túnel e fomos dar ao poço com a sua escada em caracol (mais uma referência tão constante nos livros da Blyton). Subimos a escada e, quando chegámos ao fim, não havia saída! Ficámos todos baralhados e os profs que já conheciam o poço de visitas anteriores não disseram nada de propósito.

Fui eu que descobri a saída. Como? Por causa, mais uma vez, das minhas referências da EB. Smile Em vários livros há pedras que rodam e, claro, deixam uma marca no chão ao rodarem. A saída, para complicar, nem sequer está no topo da escada, mas num patamar ligeiramente inferior, onde não era suposto procurar, mas eu reparei, no chão, numas marcas redondas de algo que arrastaria por aí. Empurrei a pedra e, bingo, ela rodou com imensa facilidade, mostrando-me a saída. Senti-me completamente num livro dos Cinco! Laughing

Quem vai agora lá visitar ou faz a visita guiada (interessantíssima, aliás, aconselho) e entra pela parte de cima, porque seria esse supostamente o percurso iniciático, ou se andar apenas a deambular pelo jardim, pode entrar por baixo, mas encontra sempre a pedra/porta aberta, porque há sempre gente a passar e a deambular em ambos os sentidos. Eu tive o privilégio de visitar antes da abertura ao público e pude assim viver, modestamente, a minha aventurazinha dos Cinco, descobrindo eu mesmo uma passagem secreta! Vá, roam-se de inveja! Wink Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 30, 2009 2:03 am    Post subject: Reply with quote

Vale sempre a pena escrever, o facto de por vezes não haver respostas não quer dizer que ninguém lê os posts.
Por dia passam pelo Fórum perto de 250 pessoas e são vistas mais de 700 páginas, destas uma média de 46 pessoas são membros do Fórum que activam o seu registo aquando da visita. E em 15 dias (de 14 a 29 de Maio) 103 membros únicos entraram no Fórum pelo menos uma vez, activando o registo.

Já li em alguns locais que o nosso Fórum já é uma enciclopédia de referência e uma fonte de pesquisa para muita gente.
Tudo isto graças a vocês, por isso vale sempre a pena participar, escrevendo e/ou colocando imagens.

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sat May 30, 2009 9:33 pm    Post subject: Reply with quote

Tenho que ir à Regaleira. Sabem se deixam entrar miúdos?

Ah, e escreve sempre, mesmo que haja poucas respostas há de certeza muita gente a ler.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat May 30, 2009 11:20 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
Tenho que ir à Regaleira. Sabem se deixam entrar miúdos?


Deixam. Vê aqui:
http://www.cultursintra.pt/Regaleira.aspx?aid=100018

As visitas guiadas têm de ser marcadas com alguma antecedência. Vi agora no site que há neste momento mais do que dois tipos de visitas. Convém talvez ver bem neste site ou informares-te antes do que mais te pode interessar. A visita guiada que eu fiz foi muito interessante, porque aquilo é um mundo, tudo ali simboliza alguma coisa, nada está ao acaso, está tudo relacionado com rituais iniciáticos maçónicos e convém entendermos minimamente o que estamos a ver. Embora, mesmo sem entender toda a simbologia, só o cenário vale a pena por si só.

E, sim, leva uma lanterna, como as dos Cinco, Smile se quiseres explorar bem todas as passagens. Algumas estão semi-iluminadas, mas outras há que estão totalmente às escuras. Na visita guiada que fiz não passámos por todas (e na visita de estudo nos anos 80 ainda menos, até porque foi antes da recuperação, que está a ser feita paulatinamente, e disseram-nos que não eram seguras). Nessas mais escuras não passa ainda hoje praticamente ninguém, mas, pelo que me apercebi, estão todas interligadas. E ainda passei por algumas só com a luz do telemóvel e dei uma cabeçada numa rocha do tecto que acho que ainda hoje me dói. Wink

É mais agradável no Verão, por causa da frescura de Sintra, mas a cascata nessa altura não funciona, para poupar água, segundo me disseram. Nesse particular, deve ser mais giro no Inverno. Não sei como estará na Primavera...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun May 31, 2009 3:24 am    Post subject: Reply with quote

Estou com o Miguel, também tenho que ir à regaleira, fiquei curioso e quando se fala em passagens secretas, sociedades secretas e tudo mais, fico logo de orelha arrebitada.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 02, 2009 1:02 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Na altura, fizemos a entrada do poço iniciático a partir da parte de baixo (numa visita guiada recente disseram-me que o trajecto iniciático era ao contrário, a partir de cima). A cascata estava funcionar (coisa que agora não acontece, pelo menos nos meses de Verão) e logo aí eu fui imediatamente transportado para os livros da Blyton, não para um livro dos Cinco no caso, mas para a "Aventura no Vale": uma passagem secreta escondida atrás de uma cascata? Uau! Very Happy

Atravessámos as poldras (as pedrinhas sobre o lago), entrámos no túnel e fomos dar ao poço com a sua escada em caracol (mais uma referência tão constante nos livros da Blyton). Subimos a escada e, quando chegámos ao fim, não havia saída! Ficámos todos baralhados e os profs que já conheciam o poço de visitas anteriores não disseram nada de propósito.

Fui eu que descobri a saída. Como? Por causa, mais uma vez, das minhas referências da EB. Smile Em vários livros há pedras que rodam e, claro, deixam uma marca no chão ao rodarem. A saída, para complicar, nem sequer está no topo da escada, mas num patamar ligeiramente inferior, onde não era suposto procurar, mas eu reparei, no chão, numas marcas redondas de algo que arrastaria por aí. Empurrei a pedra e, bingo, ela rodou com imensa facilidade, mostrando-me a saída. Senti-me completamente num livro dos Cinco! Laughing

Quem vai agora lá visitar ou faz a visita guiada (interessantíssima, aliás, aconselho) e entra pela parte de cima, porque seria esse supostamente o percurso iniciático, ou se andar apenas a deambular pelo jardim, pode entrar por baixo, mas encontra sempre a pedra/porta aberta, porque há sempre gente a passar e a deambular em ambos os sentidos.


Eu visitei a Regaleira há uns 6-7 anos e digo-vos, Paulo e Miguel, que é absolutamente imperdível.
Pelo palácio em si, obra de um visionário apaixonado pelo esoterismo, que resolveu construí-lo num local já de si impregnado de referências místicas, a Serra de Sintra (os antigos "Montes da Lua").
Pelo simbolismo que transcende dos seus jardins, grutas, fontes, estatuária, edificações, túneis, etc.
Pela beleza do conjunto, simplesmente, onde se passam umas horas magníficas Smile

(E pensar que todo este património esteve seriamente ameaçado durante longos anos... Rolling Eyes)

A minha visita já foi guiada e descemos o poço iniciático, atendendo ao ritual místico da purificação, simbolizado pala descida ao ventre da terra-mãe e posterior renascimento pela água (se bem me lembro da explicação acho que é isso... Smile , daí o atravessar as pedrinhas sobre o lago para assomar de novo no mundo exterior, concluindo o ciclo de purificação).
Para lá de misticismos. todo o percurso do poço é uma experiência bem blytoniana, como frisou o Rui, com a parede rochosa que roda (e que foi preciso fazê-lo, quando visitei a Quinta), a descida em caracol, e os túneis, lago e cascata (que não estava a funcionar, talvez por ter sido em Junho Sad ) .
E aquilo está retalhado por túneis, uns visitáveis, outros não. Quase que se fica à espera de encontrar um porquito ou de desembocar nas caves de antigos castelos... Wink

PS - Não marquei a visita com antecedência (quando cheguei à Quinta havia uma visita prestes a começar) mas talvez em Agosto o panorama seja bastante diferente...
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Tue Jun 02, 2009 7:22 am    Post subject: Reply with quote

Também já lá estive e é tudo isso que disseram. Imperdível...
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed May 03, 2017 11:37 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:

Cá estou eu a pegar em tópicos mais que abandonados. Já devia ter desistido, porque já reparei que estou a escrever para o boneco - foi pena eu não ter descoberto este fórum há 2 ou 3 anos atrás. Sad Mas, pronto, falo sozinho... Rolling Eyes

Subimos a escada e, quando chegámos ao fim, não havia saída! Ficámos todos baralhados e os profs que já conheciam o poço de visitas anteriores não disseram nada de propósito.


Nunca são tópicos abandonados Smile
A procura de um jogo sobre os Cinco, dei com este tópico.
Também já visite a Regaleira, e não sabia até ler agora sobre a questão da saída de empurrar a pedra, deveria estar aberta sem dúvida Smile

Falar nisso está a apetecer lá voltar já já Smile
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu May 04, 2017 3:18 pm    Post subject: Reply with quote

Para o boneco não tem sempre alguém que lê, mais a mais o google faz imensos redirecionamentos para os conetúdos do Fórum.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Tue May 09, 2017 7:18 am    Post subject: Reply with quote

giro giro era não ser visita guiada... era irmos a esses lugares e chegarmos às passagens só por instinto...
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon May 15, 2017 12:32 am    Post subject: Reply with quote

As 2x que lá fui nunca foi com visita guiada...
Andam é sempre imensas pessoas, não dá para o fator surpresa. Laughing
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group