Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Pedido de informaçao

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Cadernetas

PostPosted: Mon Apr 21, 2008 6:52 pm    Post subject: Pedido de informaçao Reply with quote

Olá bom dia, não sei se este local será o mais indicado para colocar esta pergunta mas como é uma área de livros e afins pode ser que me ajudem.
Tenho alguns livros bastante antigos, muito mesmo, todos com mais de 200 anos e uns quase a fazer 300 e quero vendê-los mas não sei o valor deles.
Onde me dirigir para os avaliar? Um alfarrabista será melhor para os vender mas será que mos vai avaliar bem?
Posso ir a varios e comparar preços também.
Mas não há um local onde alguem especializado , mesmo avaliador o possa fazer com mais rigor e veracidade?

Podem responder por aqui ou se quiserem podem escrever para pintassilgos@portugalmail.pt

Obrigado desde já pela vossa ajuda,
Sérgio Melo
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin

PostPosted: Tue Apr 22, 2008 3:52 am    Post subject: Reply with quote

Olá Sérgio,
primeiro era importante saber de onde é para lhe poder indicar alguns locais onde poderá tentar avaliar os livros, como disse é um pouco difícil, pois normalmente os alfarrabistas e livreiros dão o preço de compra para os tornar a vender e como é natural são sempre preços por baixo. A sugestão é realmente perguntar a três ou quatro e já avalia um preço possível depois acrescenta mais uns 30% a 35% do valor que lhe oferecem e fica com uma estimativa aproximada. O que poderá acontecer é ter algo de mesmo valioso e o valor que lhe oferecem apesar de ser alto ser muito inferior ao que na realidade vale.
Mas é como tudo o valor deste material é de acordo com o interesse do ou dos compradores que estejam interessados nessa obra.

Last edited by misterio on Thu Apr 24, 2008 3:41 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu

PostPosted: Tue Apr 22, 2008 9:05 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Mas é como tudo o valor deste material é de acordo com o interesse do ou dos compradores que estejam interessados nessa obra.

É isso mesmo Paulo... costuma-se dizer que "as coisas valem, o que se der por elas"... (ou seja até pode ser algo de muito raro e antigo, mas se ninguém estiver interessado... por outro lado até pode haver alguém MUITO interessado que dá logo o valor pedido sem questionar)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Cadernetas

PostPosted: Tue Apr 22, 2008 2:39 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pelas informações, pois.. esqueci de dizer de onde sou ihih sou de Leça da Palmeira ou seja area do Porto.
Sim pelo que já andei a tentar saber vcs tem razão... o que importa mais é haver alguem que esteja interessado nos livros ou por ser a área deles ou por saberem que vale mais ou menos ou apenas pelo gosto de o ter.
Vou tentar perguntar a alguns alfarrabistas que selecionei aqui do Porto e leva-los lá a ver o que dizem. Para já ainda só falei com um mas como não levei os livros para ver não adiantou nada.

Obrigado Mistério e Anabreu pelas respostas.
Back to top
MJ

PostPosted: Tue Apr 22, 2008 9:45 pm    Post subject: Reply with quote

Cadernetas wrote:
Obrigado pelas informações, pois.. esqueci de dizer de onde sou ihih sou de Leça da Palmeira ou seja area do Porto.
Sim pelo que já andei a tentar saber vcs tem razão... o que importa mais é haver alguem que esteja interessado nos livros ou por ser a área deles ou por saberem que vale mais ou menos ou apenas pelo gosto de o ter.
Vou tentar perguntar a alguns alfarrabistas que selecionei aqui do Porto e leva-los lá a ver o que dizem. Para já ainda só falei com um mas como não levei os livros para ver não adiantou nada.

Obrigado Mistério e Anabreu pelas respostas.

Acho fundamental que se fale com alguém conhecedor e sério, pois há muitos oportunistas e que tendem a desvalorizar as coisas só para adquirirem pelo preço da "uva chorona".

Por outro lado, livros de um determinado tema ou género, podem ser importantes para um tipo de coleccionadores mas desinteressantes para outros. Há que procurar bem as opções e alternativas.
Cadernetas

PostPosted: Wed Apr 23, 2008 7:00 am    Post subject: Reply with quote

Pois MJ é isso, as pessoas da área a que se refere o conteúdo de cada livro darõ muito mais valor a ele do que as outras.. tenho que saber faze-los chegar a alguem da area de cada um a ver se será mais facil e de melhor negócio.

Obrigado
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Thu Apr 24, 2008 3:47 am    Post subject: Reply with quote

Também pode fazer o seguinte, saber se determinado alfarrabista tem o livro e perguntar quanto custa, fica a saber o valor aproximado dele.
Esse tipo de livros são mais prováveis de aparecer no Chaminé da Mota na Rua das Flores, na Livraria Académica Rua Mártires da Liberdade, entre outras.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas

PostPosted: Thu Apr 24, 2008 8:00 am    Post subject: Reply with quote

Pois, é boa ideia. Eu já tenho uma lista imprimida com os alfarrabistas do Porto e moradas. Até sería a melhor opção perguntar pelo livro e ver o preço, o problema é que são 34 livros e em várias linguas. Já me disseram que os em portugues é que poderão valer mais cá em portugal.. a maioria deles são em Latim. Mas tem em espanhol, alemão, ingles, frances, portugues , latim e grego. É escolher alguns que ache mais que estejam melhores e se veja bem a editora e dados deles.. e a temática e tentar com alguns. A ver vamos.

Obrigado pelas boas ajudas pois só estou a entrar na area dos livros há pouco tempo, desde que resolvi precisar do sótão da minha mãe e ver a imensidão de livros que tinha de tudo.
Embora sempre gostei de ler e na minha casa nova as estantes respiram livros! Mas são para consumo próprio!
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum