Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Super-heróis Marvel e D.C.

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> DIVERSOS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Sat Apr 08, 2006 7:00 pm    Post subject: Super-heróis Marvel e D.C. Reply with quote

Homem-Aranha, Batman, Super-homem, Mulher-Maravilha, Sersy, Nova, Homem-de-Ferro, Dreadstar, Quarteto Fantástico, Vingadores, X-Men, Conan, Thor, Rom, Thanos, Dr. Destino, Dr. Estranho, Elric de Melniboné... quem não se lembra de pelo menos três ou quatro destes nomes?

Foi por aqui, pelas saudades desta banda-desenhada, que começou o meu revivalismo nostálgico aos 28 anos. A princípio, levei a coisa para o ridículo e para o bizarro, porque não podia aceitar que já na fase adulta me voltasse a interessar por heróis da «infância», mas depois lá acabei por aceitar, sendo capaz de interpretar a figura do super-herói numa perspectiva diferente, mais «edificante». Wink

Dos 10 aos 17, foi só o que eu li, todos os dias, todas as revistas (mesmo das personagens que não gostava, marchava tudo), todas as horas, nos dias antes dos testes (com as revistas no meio dos livros de estudo para os pais não chatearem...)...
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Fri Jun 30, 2006 4:53 pm    Post subject: Re: Super-heróis Marvel e D.C. Reply with quote

Bardamene wrote:


Foi por aqui, pelas saudades desta banda-desenhada, que começou o meu revivalismo nostálgico aos 28 anos. A princípio, levei a coisa para o ridículo e para o bizarro, porque não podia aceitar que já na fase adulta me voltasse a interessar por heróis da «infância», mas depois lá acabei por aceitar, sendo capaz de interpretar a figura do super-herói numa perspectiva diferente, mais «edificante». Wink


Este "preconceito" ainda existe por "ignorância" das pessoas - mas, quem foi o "esperto" que colocou a banca da "Devir" (Feira do Livro LX)junto com as das bancas infantis Evil or Very Mad !?! - e, na minha opinião, a BD de "Super-Heróis" há muito que deixou a faixa etária dos mais novos, preferindo o mercado dos " + de 16 anos".

Voltando à feira, muito eu me ri Very Happy quando via os "mais pequenos" a dirigirem-se à "Devir" e os pais a puxa-los para trás Very Happy ... É que as capas são "sugestivas" SÓ para os mais "velhos"...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
mlopo



Joined: 17 Apr 2006
Posts: 31

PostPosted: Sat Jul 15, 2006 10:14 am    Post subject: Reply with quote

Como já disse num post de BD Disney, também vou dizer aqui. ADORO BD. Marvel, Disney, DC, Asterix, Tintin, etc e tal.

Aconselho a quem ande atrás de BD do nosso tempo de adolescente a loja on-line

http://paintstore.weblodge.net/


É portuguesa e podem até enviar lista de faltas.
Back to top
View user's profile Send private message
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Thu Jul 27, 2006 2:59 pm    Post subject: Re: Super-heróis Marvel e D.C. Reply with quote

ASantos wrote:
e, na minha opinião, a BD de "Super-Heróis" há muito que deixou a faixa etária dos mais novos, preferindo o mercado dos " + de 16 anos".


Direi mesmo que a maioria dos seus actuais fãs situa-se já na faixa dos vinte e tal anos.

Ao fim ao cabo, o género de super-heróis pode ser tão infantil ou tão adulto como outro qualquer. Consiste, essencialmente, num tipo de ficção em que uma ou mais personagens têm poderes além do nível humano e se dedicam a intervir éticamente sobre a realidade. À partida, o que tem isto de infantil?

A maior parte das histórias de super-heróis são infantis, ou infanto-juvenis, conceda-se isso. Mas o género, em si, presta-se, teoricamente, a todos os níveis literários. Do mesmo modo, se se falar, por exemplo, de livros de guerra, tanto se pode pensar na pobreza cultural de uma banda desenhada de má qualidade sobre a segunda guerra mundial como se pode pensar na Ilíada, uma das maiores obras literárias de todos os tempos.


E que dizer dos romances amorosos? Tanto se pode pensar na pobreza da telenovela brasileira como na obra literária «Romeu e Julieta», de Shakespeare.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Jul 25, 2008 5:38 pm    Post subject: Reply with quote

recentemente encontrei uma biblioteca ke tinha uma colecção «os clássicos da BD», do correio da manhã, já tinha alguns, encontrei um do homem aranha e do batman (da colecção dos pequenos) com a primeira história do spiderman e a origem do batman - essas histórias é ke são boas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Bardamene



Joined: 19 Mar 2006
Posts: 168
Location: Corno ocidental da Lusitânia

PostPosted: Sun Aug 17, 2008 12:50 am    Post subject: Reply with quote

Correspondem à Idade da Prata e à Idade de Ouro das histórias de super-heróis. Mesmo que não sejam feitas com o mesmo rigor e conhecimento das de hoje, têm todavia uma outra vitalidade, aquele vigor e aquela frescura das coisas que acabam de brotar e abrem novos caminhos.
Back to top
View user's profile Send private message
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Sat Nov 29, 2008 9:33 am    Post subject: Reply with quote

No Porto, no shopping Brasilia sei que ha uma loja de B.D. com tudo possivel e imaginavel da marvel e d.c. , animes ... está muito porreira!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> DIVERSOS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group