Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Aventura - Livros Preferidos
Goto page Previous  1, 2
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 3:22 am    Post subject: Reply with quote

Teresa, umas das coisas boas que tem a net é esta, podermos partilhar os nossos conhecimentos e gostos.
Fiquei bastante interessado em conhecer o "seu" Guilherme e depois de visitar o Blog, que é um mimo, diga-se, fiquei com água na boca e lá vou eu ter que andar atrás dos Guilhermes.

Estaria interessada em fazer uma pequena apresentação e opinião dessas histórias para o próximo número da nossa revista?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 6:51 am    Post subject: Reply with quote

Mistério,
Terei todo o gosto em fazer uma pequena apresentação do Guilherme. Obrigada pela opinião sobre o blogue, que é um cantinho de que eu gosto muito. Estou a lembrar-me de que conto lá uma história engraçada relacionada com o Gilherme. Aqui: http://gotaderantanplan.blogspot.com/search/label/A%20Patada.

Diz-me que se destina à revista, sobre a qual nada sei. Onde encontro informação? E para quando seria? É que esse é justamente o meu problema neste momento: falta de tempo. Não que me tomasse muito escrever a tal apresentação, eu escrevo de jacto. Mas teria necessariamente de fazer alguma pesquisa relativamente à autora (há na Amazon uma biografia dela que anda a tentar-me há séculos, Richmal Crompton, the Woman Behind William) e a datas. Estarei com muito pouca disponibilidade até ao final de Julho, altura em que chega ao fim uma pós-graduação que estou a fazer e me exige bastante tempo.

Mas, repito, será para mim um prazer. E o Guiherme merece ser divulgado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 6:57 am    Post subject: Reply with quote

Peço desculpa, este é o link correcto:
http://gotaderantanplan.blogspot.com/2007/05/jornalista-acidental.html
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 11:07 pm    Post subject: Reply with quote

Teresa, dei uma saltada ao blogue...

Sereno, apaziguador, bem-humorado q.b.... e temperado com o romantismo de Beethoven.

Parabéns!
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 11:40 pm    Post subject: Reply with quote

António,

Ainda bem que gostou, sinta-se à vontade para comentar lá sempre que lhe apetecer.
Quanto à música, mudei-a justamente há cinco minutos, coisa que faço com frequência.
Tinha de pôr outra música, uma que estivesse de acordo com o post que acabo de publicar.

Obrigada.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Jun 13, 2007 11:54 pm    Post subject: Reply with quote

Messalina wrote:
António,

Ainda bem que gostou, sinta-se à vontade para comentar lá sempre que lhe apetecer.


Lê-se assim, mas conjuga-se gostaste, sente-te e mudaria o pronome para te!!!

Por favor...
Back to top
View user's profile Send private message
Messalina



Joined: 11 Jun 2007
Posts: 10

PostPosted: Thu Jun 14, 2007 12:05 am    Post subject: Reply with quote

Very Happy
Combinado, não me esqueço.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Fri Sep 07, 2007 2:06 am    Post subject: Reply with quote

Adorei A Aventura no Vale, várias vezes sonhei acordada com uma gruta com alcatifa de musgo, uma cortina de fetos e com uma passagem secreta que passa mesmo por trás de uma cascata! E mais à frente no enrredo, gostei bastante das grutas onde estavam os dois velhotes perdidos no tempo (sei que gostei bastante destas duas personagens, pareciam tão simpáticas...).

Quando vei parar às minhas mãos o livro tinha óbvias marcas de muitas leituras e, bem, actualmente está ainda mais usado lol, ao fim de algumas releituras perdi a conta do nº de vezes que li este livro...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Oct 31, 2007 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

Como se chegou a falar aqui do "Guilherme", para quem estiver interessado:
http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=5866371
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Dec 28, 2007 9:41 pm    Post subject: Reply with quote

Teark wrote:
Adorei A Aventura no Vale, várias vezes sonhei acordada com uma gruta com alcatifa de musgo, uma cortina de fetos e com uma passagem secreta que passa mesmo por trás de uma cascata! E mais à frente no enrredo, gostei bastante das grutas onde estavam os dois velhotes perdidos no tempo (sei que gostei bastante destas duas personagens, pareciam tão simpáticas...)


A Aventura no Vale é o melhor "Aventura" para mim.
Apenas com os quatro miúdos (e a Didi... ) e com pouquíssimas personagens secundárias, a Enid construíu um livro magistral, tendo por base factos reais (a destruição e pilhagem nazi durante a II G.M.), um belíssimo cenário natural que actua brilhantemente como mais uma personagem, omnipresente e hostil, tudo isto num ambiente virtualmente isolado, desabitado, sem interferência de "ruído de fundo" exterior.

A narrativa desenrola-se como se estivessemos perante uma mega produção teatral...
A sensação de abandono que partilhamos com os miúdos quando finalmente nos imaginamos a escapar daquele vale mas descobrimos que a única saída terrestre está impraticável... arrasador!!!

[Cópia da mensagem original (Tópico da "Patrícia", pág. 108)]
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Feb 05, 2008 3:50 am    Post subject: Reply with quote

É também a aventura no vale o meu livro favorito Smile
Não os li todos (para ai uns 7), mas foi o livro que mais me fez fantasiar, primeiro como ficar isolado do mundo, como aquele casal lá conseguiu viver e toda aquela magia para abrir a porta.
Um nível diferente do livro "Os cinco", mais maduro atrevo-me a dizer.
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Mar 02, 2009 5:22 pm    Post subject: Reply with quote

Viva,

Este é um tópico quase encerrado, mas como eu apenas hoje descobri este site e me inscrevi no fórum, e sendo a colecção aventura a minha colecção favorita de entre as múltiplas da minha escritora predilecta de infância, não posso deixar de dar a minha opinião.

Concordo com aquela que parece ser a opinião maioritária aqui expressa: "A Aventura no Vale" é a melhor. Também ainda recordo com nostalgia a gruta com chão de musgo tapada pela cortina de fetos, o túnel que conduzia à parte de trás da cascata, a gruta das estrelas, a gruta das imagens de arte sacra com os olhos a brilhar na escuridão...
O facto de eles estarem completamente isolados do mundo num vale paradisíaco, transmitia em simultâneo uma sensação de medo (no sentido de aventura) pelo abandono num local completamente desconhecido, mas também essa dimensão de paraíso - um paraíso, ainda por cima sem adultos. Wink
Outra das coisas que gostei no livro foi o facto do Filipe, que sempre foi o meu preferido (o menino que sabia falar a linguagem dos animais), assumir neste livro um papel preponderante, normalmente mais reservado ao João.

Para além deste, gostei também muito da Aventura no Circo e da Aventura na Montanha. Este último era o único que eu não possuía da colecção pelo que apenas o li uma única vez na infância (ao contrário dos outros que li por diversas vezes). Mas recordo-me de uma atmosfera meio estranha e mágica, com o seu quê de ficção científica: umas asas artificiais que permitiam voar, um rei louco da montanha...

Mas enfim, desta colecção gostei de todos os livros. Era (é), de facto, a minha preferida.

Já agora, obrigado à Messalina por me ter feito também recordar os divertidíssimos livros do Guilherme, dos quais também li vários e que me fizeram tantas vezes rir a bandeiras despregadas. Não me esqueço quando ele perdeu uma carta que o irmão mais velho tinha escrito à namorada e lhe tinha pedido para pôr no correio e de o Guilherme ter resolvido não contar nada e escrever ele uma carta "romântica" de substituição cheia de erros de ortografia e em que os maiores e mais românticos elogios era coisas do género: "Não axo que paressas uma perua com esse cabelo orroroso!" Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group