Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

As vossas 5 personagens favoritas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Jan 19, 2007 8:03 pm    Post subject: As vossas 5 personagens favoritas Reply with quote

Se tivessem de fazer uma lista com as vossas 5 personagens favoritas (de entre todas as séries ou livros isolados que tenham lido), quais seriam as vossas escolhidas e porquê?

Mais tarde também ponho a minha lista.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Jan 20, 2007 2:25 am    Post subject: Reply with quote

A minha personagem favorita é sem dúvida o Gordo (5 Descobridores e o seu Cão), uma das personagens mais bem conseguidas de Blyton, um jovem muito inteligente, perspicaz, alegre e apesar das suas brigas e partidas ao sr. Goon é muito meigo e bondoso. Blyton consegue numa só personagem e com uma imaginação espantosa atribuir tantos valores. Vejam o carinho que ele tem pela Bé e os lanches que paga aos amigos. Também tem os seus defeitos, gabarolas, convencido e travesso.
Quando ele for grande vai ser um excelente detective.
E o facto de ser gordinho, como eu.
Também tenho um carinho pela Zé dos Cinco. Uma personagem muito forte, senhora de si, teimosa e valente.
Também gosto do Sr. Goon, chego a ter pena dele em certas alturas, apesar de os pequenos descobrirem os mistérios, ele é que é a autoridade..
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Jan 20, 2007 1:42 pm    Post subject: Reply with quote

O Gordo é também a minha personagem favorita. Subscrevo tudo o que o Mistério escreveu, e acrescento que outra qualidade que aprecio muito no Gordo é a sua coragem e prontidão em enfrentar os problemas.

Quanto à Zé, embora seja a personagem mais forte dos livros dos Cinco, confesso que as suas birras e melindres tinham o condão de me irritar quando lia os livros na minha adolescência. Mas agora compreendo que isso significa que a personagem estava realmente bem caracterizada.

Nos livros dos Sete há também uma personagem que me irritava quando eu era miúdo, que é a Susana, irmã do Jaime. Agora reconheço também que se trata de uma personagem forte, talvez a única nesses livros.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jan 23, 2007 8:36 pm    Post subject: Reply with quote

Foi com bastante interesse que li as vossas respostas.

Fazendo jus ao meu favoritismo pela série "Aventura" a minha personagem favorita é Jaime Cunningham/Smugs. Enid retrata nele, como adulto, aquilo a que ela aspirava que todos os jovens encarnassem quando crescessem: rectidão de carácter, honestidade, lealdade, coragem, sentido de entreajuda e repúdio da injustiça (claro que a aquisição de todas estas qualidades beneficiaria muito se ajudada por uma educação britânica... Smile ) . Que eu saiba, é o único adulto que estabelece uma ligação perfeita e de igual para igual com os miúdos, nos livros de EB.

Escolhia também o "trio perfeito", como lhe chamo, pela complementaridade das suas maneiras de ser e sentido de liderança "democrática": João ("Aventura"), Chico ("Mistério 'R'") e "Gordo" (5D) com a possível inclusão de Filipe ("Aventura").

Há outras claro - Maria da Luz ("Aventura"), o conjunto de pers. nos "6 Primos" (só por si a análise de Rodrigo é um "tratado" de psicologia Smile ), etc.


Last edited by Alguem on Sat Jan 27, 2007 10:23 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Fri Jan 26, 2007 11:36 am    Post subject: Reply with quote

A minha personagem favorita é definitivamente o Gordo. É muito inteligente (e tem a perfeita noção disso Wink) e com um sentido de humor fantástico. Também gosto muito da relação de amizade/protecção que ele tem com a Bé.
A Bé também é uma das minhas personagens favoritas. Primeiro porque quando comecei a ler estes livros ainda era mais nova que a Bé, o que fez com que me identificasse muito com ela. Mas acima de tudo, porque apesar de ela ser a mais nova de todas as personagens de Blyton (dos livros que eu li, claro) nunca se coíbe de entrar nas Aventuras/Mistérios, ao contrário por exemplo da Ana dos Cinco, que sempre achei um pouco "medricas" e sempre pronta a fugir às aventuras.
Por fim, também gosto muito da Zé. A sua mania de querer ser rapaz hoje em dia será absolutamente descabida, mas devidamente contextualizada na época em que foi escrita tem muito mais lógica.
Os Sete foram uma colecção que me marcou muito pouco e guardo poucas recordações das personagens. Também é a Susana, a miúda irritante, de quem eu me lembro melhor.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Jan 27, 2007 10:30 am    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
(...) A sua mania de querer ser rapaz hoje em dia será absolutamente descabida (...)


Achas??? Não sei, olha que eu já vi algumas que... Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sat Jan 27, 2007 12:03 pm    Post subject: Reply with quote

Só da Enid Blyton ?

1- Gordo
2- Sr Goon
3- Zé
4- Júlio
5- Bé
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Mar 02, 2009 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

É curioso tanta gente a gostar do Gordo. Curiosamente, para mim, a colecção Mistério era a que menos gostava da Enid Blyton - e podem crer que li quase tudo dela. Mas desta colecção julgo que não li mais de uns 3 livros, talvez. e o motivo foi porque nunca gostei das histórias e, principalmente, porque embirrei desde a primeira hora com o Gordo! Achava-o um convencido, cheio de manias que era muito inteligente, mas a maior parte dos mistérios que ele solucionava eram básicos.

Claro que convém recordar que eu li esses livros com menos de 10 anos, pelo que é a opinião de uma criança dessa idade. Não sei como veria hoje o personagem, mas desconfio que não alteraria muito a minha opinião. Hoje em dia está na moda admirar todos os que se auto-intitulam "special ones" e coisas do género (atenção, é apenas um exemplo, não me refiro em particular ao Mourinho, a quem não deixo de admirar as capacidades enquanto treinador, mas não sou de todo fã da sua personalidade). Eu sempre aprendi a valorizar a modéstia e sempre fui muito mais apreciador de anti-heróis.

E as minhas personagens preferidas da Enid Blyton são realmente mais as que se aproximam do anti-herói.
O meu preferido, acima de todos era o Filipe da Colecção Aventura. O líder era claramente o João, talvez por isso a minha predilecção fosse o Filipe, mas também pela sua capacidade de "falar" a linguagem dos animais.
Nos sete, em vez do irritante (para mim) chefe Pedro, sempre muito adulto e politicamente correcto. o meu preferido era o Jaime, coitado, sempre perseguido pela sua terrível irmã Susana.
Nos cinco era a Zé, exactamente pelo seu mau feitio e incorrecção política, embora no fundo fosse boa pessoa.

Assim de momento, só consigo destacar estas 3, mas, de algum modo, gostava de todas, à excepção do Gordo. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Tue Mar 03, 2009 2:41 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Alexandra wrote:
(...) A sua mania de querer ser rapaz hoje em dia será absolutamente descabida (...)


Achas??? Não sei, olha que eu já vi algumas que... Laughing


Olha que não Alexandra... Eu própria era uma grande maria-rapaz, que preferia passar o dia a jogar à bola e a apanhar sapos na ribeira, Barbies, nem vê-las! Mas acho que é uma questão de educação... O meu avô é hiper rígido em matéria de educação e regras, perdi a conta das vezes que fui repreendida por subir às árvores, ou andar de bicicleta (uma antiga bike de rapaz, de um primo, já que a que me ofereceram, modelo de rapariga e cor de rosa ficou arrumada a um canto até a minha irmã ter idade para andar nela). Ouvi tantas vezes a frase: "Uma rapariga não faz isto ou aquilo, não é próprio de uma menina!" que desejava ardentemente ser rapaz Rolling Eyes


Como não podia deixar de ser, e não fugindo de todo ao tópico a minha personagem perferida é a (Cinco).
Segue-se o Gordo (5D), pela sua inteligência e capacidade de resolver problemas.
A , que apesar de ser a mais novinha dos 5D é bastante interessante como personagem, acho que leria com muito gosto um livro sobre uma Bé mais velha, dada a curiosidade que tenho em conhecer o que é que o futuro reserva a esta personagem.
Carlota (Gémeas) por não ser a menina certinha que segue as regras todas na perfeição, arrisca a não fazer o que a maioria faz, o meio circense onde cresceu (um fascínio que tenho desde miuda eheh)
E não consigo eleger uma personagem para ocupar o 5º lugar...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed Mar 04, 2009 5:14 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
para mim, a colecção Mistério era a que menos gostava da Enid Blyton - e podem crer que li quase tudo dela. Mas desta colecção julgo que não li mais de uns 3 livros, talvez. e o motivo foi porque nunca gostei das histórias e, principalmente, porque embirrei desde a primeira hora com o Gordo! Achava-o um convencido, cheio de manias que era muito inteligente, mas a maior parte dos mistérios que ele solucionava eram básicos.

Acho um bocado injusto dizer que a maior parte dos mistérios que o Gordo solucionava eram básicos, tendo lido apenas 3 dos 15 livros da colecção. Além disso, na minha opinião, a personagem do Gordo não pode ser avaliada apenas com a leitura de 3 livros, uma vez que a sua personalidade vai evoluindo, para melhor, ao longo da série.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Mar 06, 2009 11:16 pm    Post subject: Reply with quote

Bem vindo, Al Tereg.

Livros menos bons há-os em todas as séries da Enid bem como nos seus livros isolados. Decerto concorda comigo, uma vez que leu grande parte dos livros que foram traduzidos entre nós.

Portanto, a colecção Mistério (Cinco Descobridores) não é excepção: há igualmente livros mais fracos a nível de enredo, desenrolar da história, etc.
Mas intitular os mistérios de "básicos" só o posso conceber se se pensar que estamos perante livros juvenis, sem a complexidade na intriga de um Conan Doyle ou de uma Agatha Christie.
Porque para as idades às quais eram destinados, são bons livros "detectivescos", interessantes e bem-humorados. E alguns "mistérios" são bem urdidos: estou a lembrar-me, assim de repente, da "Gata Desaparecida", do "Colar Desaparecido" (para mim o melhor livro desta colecção), do "Gato Cómico" ou do "Homem Desaparecido" (como se vê, os tradutores foram bastante inventivos... Smile ).

Se ler os outros doze livros, Al Tereg, ainda poderá ter uma surpresa... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 08, 2009 12:23 pm    Post subject: Reply with quote

eu também achei a colecção Mistério fraquita no início, mas, a partir de certa altura, melhorou imenso. A ponto de ser, hoje, das minhas preferidas.

A minha personagem preferida, no entanto, foi sempre o David, dos Cinco. O seu sentido de humor algo irreverente acompanhou-me até hoje. A sua lealdade foi também uma característica que me marcou. Pelo contrário, a Zé irritou-me desde sempre.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Mar 20, 2009 5:01 am    Post subject: Reply with quote

Viva,

Acredito que tenham razão e que posso estar a ser injusto a avaliar uma colecção tendo apenas lido 3 livros (fui ver à minha biblioteca e trata-se do nº1, 2 e 4, respectivamente, O Mistério da Casa Queimada, O Mistério da Gata Desaparecida e o Mistério do Quarto Secreto), mas eu fiz a ressalva de que esta era a opinião de um miúdo de 8 / 10 anos, que era aproximadamente a idade que tinha quando li os livros. Não li mais na altura, porque realmente não gostei e, ao contrário da grande maioria dos livros da Enid Blyton, nomeadamente dos Cinco, que quase sabia de cor de tanto reler, não repeti a leitura de nenhum desses pelo que nem me consigo já lembrar dos enredos.

Recordo-me sim, de ter embirrado com a personalidade do Gordo, por o ter achado um convencido (e lembro-me de achar a Bé um docinho, até porque nessa altura eu tinha uma paixoneta por uma priminha minha chamada exactamente Bé Wink ). Repito, é o que eu me lembro de achar com os meus 9 anos, não sei se seria a minha leitura agora, mas até acho mais interessante a opinião de uma criança, dado que se trata de livros para crianças, do que a de um adulto. Recordo-me também de pelo menos num dos 3 livros, se não em mais, eu ter resolvido (apesar da minha idade de então) o mistério quase logo de início e me estar a irritar ver o Gordo armado em grande inteligente durante todo o livro para no final fazer figura apresentando a resolução de um mistério que, para mim, nem mistério chegara a ser. Foi por isso que usei o termo básico, porque foi a minha opinião na altura e não a de um adulto avaliando à posteriori livros para crianças. Já não me recordo do enredo nem do que descobri ou como descobri, mas, correndo o risco de parecer tão convencido como o Gordo (ehehe), lembro-me que descobri e que me desinteressei...

Mesmo assim (é espantosa a persistência das memórias de infância) 40 anos depois ainda me recordo que até foi nessa colecção que aprendi uns truques que cheguei a usar nas brincadeiras com os amigos, nomeadamente a tinta invisível e abrir portas fechadas à chave, empurrando a chave com um arame e fazendo-a cair num jornal passado por debaixo da porta que depois se puxava para o nosso lado. Smile

Afinal, embirrando ou não com o Gordo, acabo por reconhecer que aprendi coisas com ele, que usei não só na altura como até mais recentemente, nomeadamente nos anos da minha filha, preparando-lhe "buscas ao tesouro" para ela e os amigos acharem a prenda de aniversário. Wink

Portanto, talvez tenham razão, quem sabe se relesse agora se não consideraria uma das mais interessantes colecções da EB, dado que, mais do que meras histórias de aventuras, têm um enredo mais policial, e tendo-me eu tornado, mais tarde, já no final da adolescência / início da idade adulta, um fã da Agatha Christie, provavelmente valorizaria hoje a colecção de outra maneira. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri Mar 20, 2009 12:06 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
até acho mais interessante a opinião de uma criança, dado que se trata de livros para crianças, do que a de um adulto.

Por acaso a Enid Blyton pensava exactamente o mesmo. Sabe-se que algumas colecções de livros foram aumentando para além do número inicialmente previsto porque os seus jovens leitores iam pedindo mais e mais histórias. Se avaliarmos a popularidade de cada colecção pelo número de livros, a colecção Mistério, com os seus 15 volumes, deve ter sido uma das mais populares entre as crianças de então. A mais popular foi sem dúvida a dos Cinco.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Fri Mar 20, 2009 11:33 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Recordo-me sim, de ter embirrado com a personalidade do Gordo, por o ter achado um convencido [...]


De início essa faceta do Gordo é um pouco vincada. Mais tarde é suavizada.
Contudo a personagem do Gordo vale muito também pelo seu lado cómico e o facto dele ser "fanfarrão" e "convencido" ajuda a compor esse aspecto.

Tim wrote:
Sabe-se que algumas colecções de livros foram aumentando para além do número inicialmente previsto porque os seus jovens leitores iam pedindo mais e mais histórias. Se avaliarmos a popularidade de cada colecção pelo número de livros, a colecção Mistério, com os seus 15 volumes, deve ter sido uma das mais populares entre as crianças de então. A mais popular foi sem dúvida a dos Cinco.


Como sabes, com os Cinco e com a Aventura foi assim, pelo menos (e houve aquele último volume na série Secreta, a sair 10 anos depois do anterior... Shocked ).
Aliás, uma das medidas da popularidade dos Cinco foi o prolongamento dos 6 livros para 12 e mais tarde para os 21 finais (para já não falar, mais tarde, nas duas séries de tv).
Não sei se com a colecção Mistério os 15 volumes já estariam projectados.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Mar 21, 2009 12:44 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Não sei se com a colecção Mistério os 15 volumes já estariam projectados.

Isso também não sei. O que eu quis dizer foi que, tendo em conta que a Enid Blyton dava muita importância ao feedback dos seus jovens leitores, provavelmente ela não publicaria tantos livros da colecção Mistério se a reacção dos leitores tivesse sido negativa.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Mar 21, 2009 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Alguém wrote:
Não sei se com a colecção Mistério os 15 volumes já estariam projectados.

Isso também não sei. O que eu quis dizer foi que, tendo em conta que a Enid Blyton dava muita importância ao feedback dos seus jovens leitores, provavelmente ela não publicaria tantos livros da colecção Mistério se a reacção dos leitores tivesse sido negativa.


Mas eu não duvido da popularidade da série. Ou antes, duvidava até ter lido aqui que o Gordo era o personagem preferido de grande parte das pessoas. Eu apenas dei a minha opinião que, no caso era (continuo a falar enquanto criança e pelo que me lembro) contrária. Eu era um fã dos Cinco e, essencialmente, da colecção aventura (do João, Filipe, Maria da Luz, Dina e Didi), já não era particular fã dos sete, por exemplo, embora tenha lido todos os livros. Outros terão opinião contrária.

Uma das coisas positivas da Enid Blyton é que escreveu um pouco para todos os gostos. Desde o fantástico (para crianças mais novinhas) Nodi (que, infelizmente, na minha opinião, está hoje completamente desvirtuado nos bonecos da TV), passando por colecções como as Gémeas e o Colégio das 4 Torres (escritas para meninas, mas que eu também lia com agrado), até livros que nada têm a ver com aventuras como é o caso do Circo Galiano (um dos meus preferidos).

E viva a diversidade da Enid Blyton e a diversidade de opiniões! Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Mar 21, 2009 6:55 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, não sei se te lembras que na altura saíram só os 6 primeiros livros da Mistério e só algum tempo depois os 9 restantes.
Tanto que fiquei convencido na época que a colecção só tinha 6 volumes.

Al_Tereg, é impressionante realmente a diversidade de géneros nos livros da Enid.
E o que se nota neles também são os princípios rígidos de uma educação "à inglesa" muito em voga nos colégios internos britânicos da altura (ou dos outros países da Commonwealth), a par com a ênfase dada à honestidade, lealdade, coragem, sentido de entreajuda, etc., que é característica de quase todas as suas personagens principais.
Para não falar, claro, do amor pelo contacto com a Natureza e respeito pela vida animal.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group