Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Julio Gil - Aventuras do Chico

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Mar 22, 2009 6:09 pm    Post subject: Julio Gil - Aventuras do Chico Reply with quote

Vou começar a colocar aqui vários autores que influenciaram a minha infância nos idos anos 60 e que ainda não vi comentados por aqui.
Depois de um tópico sobre René Guillot (juntamente com a Enid Blytom, num registo diferente, o meu escritor predilecto de então), comecemos por um autor português: Júlio Gil

Júlio Gil, nascido em 1924 e falecido em 2004, foi arquitecto, cartoonista, autor de BD, caricaturista, desenhador em diversas obras de outros autores citados aqui e, finalmente, escritor.

Nesta sua última faceta conheço apenas (ignoro se escreveu mais alguma coisa) a colecção Aventuras do Chico - um herói português, valente, jeitoso e bom rapaz. Wink

Os livros são, em minha opinião, excelentes. A principal nota a destacar é o enorme sentido de humor do autor (coisa rara em Portugal), depois, para além disso, os livros são francamente educativos, não apenas pelos valores transmitidos no carácter do herói - bem disposto, humorado, mas valente e honrado -, mas principalmente pelos locais que nos leva a visitar e pelo gosto que cria no leitor em querer conhecê-los.

Destaco neste particular o livro "O Chico e as Jóias Roubadas", cuja acção se passa em Florença e onde o autor nos leva a visitar o Palazzo Pitti e outros museus e igrejas da cidade, com descrições de várias obras e mesmo discussões sobre arte - sempre de forma leve, com bom humor e nunca de forma chata e pesada. Ainda hoje me vejo a passear nas margens do Arno, levado pelas descrições do livro e, embora ainda não tenha tido oportunidade, Florença é, desde então, umas das poucas cidades de sonho que gostaria de visitar.

Não sei exactamente a data da primeira publicação dos livros, mas calculo que tenham sido todos editados nos anos 60 pela Editorial Pórtico. As ilustrações, como seria natural, são do autor. Os títulos são:

Chico e o Ídolo
Em que Chico, de viagem aos EUA na sequência de uma promessa feita ao pai entretanto falecido e ex emigrante na América, procura um mapa de uma ilha perdida em posse de um índio americano. Entre várias peripécias, acaba por se tornar campeão de boxe nos EUA.
Chico e o Tesouro de Brés
Em que Chico, com o dinheiro ganho no pugilismo, financia uma expedição marítima em busca de uma ilha perdida (Brés) e consegue descobrir em pleno séc. XX uma ilha desconhecida, porque fora de qualquer rota marítima e permanentemente tapada por neblinas. Embora desconhecida a ilha é habitada por descendentes de antigos néufragos que vivem ainda em pleno Séc XVII. Chico acaba por se envolver em lutas internas pelo poder na ilha.
Chico e o Campeão Desaparecido
Em que Chico é envolvido no misterioso caso de desaparecimento de um famoso guarda-redes da selecção nacional (o pencas), de que Chico é sósia à excepção do nariz. Wink
Chico e Castelo Espanhol
Em que Chico é contratado como detective privado por um nobre espanhol e acaba por descobrir um tesouro no castelo e impedir uma acção terrorista.
Chico e as Jóias Roubadas
Em que Chico, de visita a Florença, se vê envolvido e decifra um caso de roubo de jóias e de falsários de arte internacionais.

PS - Peço desculpa por alguma inexactidão no resumo das obras, mas escrevi de memória e refiro-me a livros lidos há mais de 35 anos. Smile

Exemplo de capa:

Para ver todas as capas da colecção, bem como os resumos constantes nas contracapas clicar aqui
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group