Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

René Guillot (Grichka e outras histórias)

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Mar 20, 2009 6:09 am    Post subject: René Guillot (Grichka e outras histórias) Reply with quote

Procurei aqui no fórum e encontrei apenas uma breve referência do "misterio" a este autor juvenil.

Já aqui me assumi como sendo na infância um fã da Enid Blyton, contudo, num estilo completamente diferente, René Guillot não ficava atrás. No fundo, enquanto escritor propriamente dito, talvez até o preferisse à EB (embora o estilo seja tão diferente que nem faz sentido comparar). Se a EB me entusiasmava com as suas aventuras, René Guillot fazia-me chorar (literalmente) com a sua escrita poética e as suas tocantes histórias, que normalmente giravam em torno da amizade de crianças com animais. Eram histórias nostálgicas, que acabavam quase sempre com separação (daí o choro), embora não se pudesse dizer que acabassem mal, normalmente era apenas uma espécie de assunção do crescimento: as crianças cresciam e assumiam outros interesses, desaprendendo de "falar com os animais" e estes também cresciam e voltavam à sua vida selvagem na Natureza.

Outra coisa fabulosa eram as paisagens literárias. René Guillot viveu quase toda a sua vida em África e grande parte dos seus livros se passava em ambientes tribais, quer em tribos africanas, quer em siberianas (Grichka), quer até em tribos de índios americanos. Mas havia quase sempre essa dimensão fascinante de Natureza e exotismo.

Os livros mais conhecidos, de longe, são de um menino siberiano chamado Grichka (é dele a imagem que eu escolhi como avatar neste fórum) e da sua amizade com o urso Djidi. Acho estranho que ninguém os tenha referido aqui (à excepção da já referida breve nota do misterio). Será que não há aqui quem tenha lido pelo menos essa colecção? São apenas 4 livros.
Outra colecção, mais infantil, do mesmo autor são as "aventuras de um cãozinho", que giram em torno de um pequeno teckel, que foi criado por uma raposa e mais tarde adoptado por uma menina, e que vive uma vida dupla entre a sua personalidade de "raposinho" e a de animal de estimação, passando temporadas ora com a menina, ora na floresta caçando com a "mãe" raposa.

Os restantes livros do autor, que eu saiba, são isolados e não pertencem a qualquer colecção. Desses, houve dois que me marcaram particularmente: "Sirga, a Leoa" e "Kpo, a Pantera". O primeiro foi mesmo adaptado ao cinema com o título "L'Enfant Lion", produzido por Luc Besson, tendo passado despercebido, apesar dos elogios de alguma crítica. Trata-se da história de um rapazinho africano (Oulé) e de uma leoa (Sirga) nascidos no mesmo dia e cujos destinos mais tarde se cruzam.

O motivo pelo qual escrevi todo este post, para além de ver se encontro mais alguns fãs do René Guillot, prende-se essencialmente com estes dois livros. Foram livros que eu li na infância emprestados pela "Biblioteca Glubenkian" e nunca os tive. Adoraria ter estes livros, mas, por mais que pesquise na net, só encontro coisas do Grichka e pouco mais. Julgo que não haverá qualquer reedição recente destes livros e não devem ser nada fáceis de encontrar, mesmo em alfarrabistas. Será que alguém me poderia ajudar?

Obg.


Last edited by Al_Tereg on Fri Mar 27, 2009 4:11 am; edited 4 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 22, 2009 8:45 pm    Post subject: Reply with quote

Eu lembro-me do nome, talvez dos anúncios em livros.

Quanto a encontrar livros antigos, sugiro uma olhadela ao tópico da Patrícia, onde se encontra a "Brigada dos Alfarrabistas". Se os livros existirem, serão encontrados!
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Mar 22, 2009 10:50 pm    Post subject: Reply with quote

Agradeço quer a sugestão do Miguel Freire, quer as mensagens privadas do Alguém, que me deu várias dicas e me conseguiu arranjar mais um livro do René Guillot, ainda que não fosse nenhum dos dois que procurava.

Após longas buscas pela internet, e já depois de ter encomendado ambos os livros em edições francesas da década de 60, tive a sorte de deparar com um leilão em leiloes.net em que se vendia uma carrada (421) livros antigos, entre os quais constavam, quer o "Sirga a leoa" quer o "Kpo a pantera". Depois de entrar em contacto com o vendedor, consegui comprar apenas as obras que me interessavam, pelo que comprei não só esses 2, como mais 2 do René Guillot e ainda 2 do Guilherme da Richmal Compton e 2 dois da colecção dois irmãos do Willard Price (sobre quem abrirei um tópico em breve). Tudo a 2€ por exemplar!
Ainda não tenho os livros em minha posse, claro, mas a compra está feita, pelo que tudo se encaminha para que os receba já esta semana. Smile

Relativamente ao René Guillot, comprei ainda outros livros noutro site da net e ainda espero outro que o Alguém fez o favor de me encontrar num alfarrabista. Portanto, a minha colecção começa a compor-se.

Vou abrir um outro post neste tópico com a listagem dos livros do René Guillot editados em Portugal.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Mar 23, 2009 12:08 am    Post subject: Reply with quote

Segue-se uma listagem das obras de René Guillot editadas em Portugal. É bem provável que a listagem esteja incompleta, pois guiei-me apenas pelos livros que possuo, que trazem listas dos livros da colecção a que pertencem. Só que essa listagem acaba no último livro que possuo de cada colecção, uma vez que este tinha sido até à data, o último livro publicado. Ou seja, podem ter saído posteriormente outros livros do mesmo autor nas referidas colecções e, para além disso, pode haver mais livros dispersos por outras editoras e que eu não tenha conhecimento. Mas julgo que não deverão existir muitos mais, se é que existem. De qualquer modo, quer isto dizer que esta é uma listagem em aberto e agradeço que alguém que conheça outras obras do autor editadas em Portugal, me ajude a completá-la:

Editora ENP (Empresa Nacional de Publicidade)

Série Grichka


1 - Grichka e o seu Urso
2 - Grichka e os Lobos
3 - A Marca de Grichka
4 - Grichka e os Turbantes Amarelos



Colecção Infantil


1 - História dum Cãozinho
2 - O Natal dum Cãozinho
3 - Um Cãozinho e... Companhia
4 - Um Cãozinho no Circo
5 - Um Cãozinho no Jardim Zoológico
6 - Um Cãozinho Entre os Leões
7 - Um Cãozinho no País dos Duendes


A partir daqui são livros dispersos, sem pertencerem a qualquer série.

Colecção Juventude (A) - Capas de lombada amarela e vermelha, idêntica às do Gricka


Crina Branca
Red Kid do Arizona
O Grande Marcos e os Águias Negras
Koro e os Homens Panteras
Fonábio e o Leão
Marjolaine e o Trovador
Três Raparigas e um Segredo
Castelos no Ar
Ana e o Rei dos Gatos



Colecção Juventude (B) - Em formato de livros de bolso


Joselita
O Planeta Desconhecido
O Chefe da Máscara de Oiro
O Desconhecido do Cais
Dois Rapazes para um Cavalo

O Campeão de Olímpia
O Príncipe da Selva


Série de Luxo (grande formato)

A Casa do Pássaro Azul



Editorial Aster - Colecção Nautilus


14 - Kpo, a Pantera
21 - O Cavaleiro do Infortúnio
22 - Os Elefantes de Sargabal
23 - Sirga, a Leoa
24 - Rumo ao Norte
25 - A Aventura Extraordinária de Miguel Santanréa
29 - Camarão, o Corsário
32 - A Grande Caçada
35 - Os Companheiros da Fortuna

(Os números que faltam são livros de outros autores)


Clássica Editora - Colecção: Os melhores romances policiais

72 - A Tripulação de Peter Hill


Plátano Editora - Colecção: Histórias de Animais

1 - Cavalo Branco (Conto, compilado por Maria Isabel Saraiva, inclui ainda os seguintes contos: Alice e a burra / de Fernando Namora ; Sameron, o lagarto / recolhida por Viriato Tadeu)

Na verdade, o referido conto trata-se apenas do final do livro Crina Branca editado pela ENP.


A negrito, estão os livros que possuo.


Last edited by Al_Tereg on Wed Oct 02, 2013 2:44 am; edited 15 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 23, 2009 12:23 am    Post subject: Reply with quote

Miguel, vá lá que não é a "Brigada do Reumático"... Smile

Al_Tereg, esses livros têm umas capas muito interessantes e os títulos são sugestivos (como te disse, tenho encontrado alguns deles).
Da Série Juventude, existem também os livros do cavalito Poly (de Cecile Aubry) que duas "codornizes" estão a fazer.
Vale mesmo a pena passar pela secção da "Patrícia". Com a ajuda dos "codornizes" consegui completar algumas colecções Smile


Last edited by Alguem on Mon Mar 23, 2009 7:36 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 23, 2009 5:01 pm    Post subject: Reply with quote

Existem pelo menos mais 4 livros do autor, deixo o título e o link correspondente para a Juvenilbase onde podes encontrar mais informações:

Um Cãozinho no país dos duendes
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1335

A Grande caçada
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1336

Koro e os homens panteras
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1337

Tripulação de Peter Hill (este da Clássica editora)
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1338


Last edited by misterio on Tue Mar 24, 2009 4:19 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Tue Mar 24, 2009 12:09 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Existem pelo menos mais 4 livros do autor, deixo o título e o link correspondente para a Juvenilbase onde podes encontrar mais informações:

Um Cãozinho no país dos duendes
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1335

A Grande caçada
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1336

Koro e os homens panteras
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1337

Tripulação de Peter Hill (este da Clássica editora)
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=1338


Obrigado pela informação. Smile
O "Koro e os Homens Panteras" não coloquei na lista por lapso, uma vez que o tenho. Na verdade, não o fiz, porque estive a copiar a lista dos livros da colecção exactamente do interior desse livro, por isso acabei por me esquecer dele. Smile
Quanto aos outros, desconhecia. Da Colecção Nautilus, da Aster, o último livro que eu tenho é o nº 29 - "Camarão, o Corsário", pelo no seu índice ainda não constava "A Grande Caçada" que é o número 32. No caso da Série "Cãozinho", passou-se o mesmo, como só possuo os 2 primeiros, apesar de nesse caso já lá estarem indicados os volumes seguintes, ainda não constava o nº7 - "Cãozinho no País dos Duendes".
Finalmente, desconhecia por completo a existência de um livro do autor na Clássica Editora. É possível que ainda possa haver mais dispersos por aí.

Vou já editar o meu post anterior e acrescentar estes livros. Se alguém souber de mais algum, avise.

PS - Entretanto já descobri mais um: "Os Companheiros da Fortuna", Nº 35 da colecção Nautilus, da Aster
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group