Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Um (dia da semana) de Aventuras de John Pudney

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 9:43 pm    Post subject: Um (dia da semana) de Aventuras de John Pudney Reply with quote



Esta colecção é fácil de listar, é assim:

XI - Um Sábado de Aventuras
XIV - Um Domingo de Aventuras
XVII - Uma Segunda-Feira de Aventuras
XIX - Uma Terça-Feira de Aventuras
XX - Uma Quarta-Feira de Aventuras
XXI - Uma Quinta-Feira de Aventuras
XXII - Uma Sexta-Feira de Aventuras

Foram todos editados nos finais dos anos 50 / inícios de 60 pela Clássica Editora na colecção "Os Melhores Livros Para Crianças" com a numeração (assim mesmo, em romano) que indiquei atrás. Como outros livros da mesma colecção, como foi o caso da série "Mistério - Barney's", tiveram as primeiras edições com capa em papel e posteriormente outras em capa de cartão (anos 60?/70).

Eu só tenho o primeiro, numa segunda edição, ainda em capa de papel - o livro foi impresso em 1959 (ainda mais velho do que eu! Razz). Eu li ainda muito criança, pelo que me lembro de achar a história algo confusa, mas estava com vontade de reler e eventualmente adquirir os restantes dias da semana.

A única pessoa que parece eventualmente conhecer a série, dado que tem um pedido para um dos livros na cábula referente à Clássica Editora é o "Alguém", mas eu deixo esta pergunta para ele ou para quem me quiser responder: houve alguma edição mais recente (anos 90)? É que encontrei na net um livro da série (Domingo) que diz ser de edição de 94 de capa mole.



Last edited by Al_Tereg on Wed Oct 02, 2013 2:38 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 10:35 pm    Post subject: Reply with quote

Não sei muito mais acerca desta série do que tu referiste, Al Tereg Smile

Desconhecia a existência dela até encontrar o "Domingo ..." em edição cartonada como o livro da tua foto. Pareceu-me interessante e comprei-o, julgando que era um livro isolado.

Mais tarde descobri a "Segunda-feira ..." com a capa em papel, e foi aí que me apercebi que formavam uma série de sete livros. Com um pouco de sorte encontrei os restantes, excepto a "Sexta-feira ..." (sempre com a capa em papel).

Penso que a Clássica Ed. terá resolvido, mais tarde, reeditar esta série em livros cartonados, mas só chegou a lançar o "Domingo ..." nesse formato (o meu é uma 3ª ed., de 77).
Este encontra-se com alguma facilidade mas os outros (só com capa em papel) são mais raros.

Mas realmente existe o "Domingo ..." em edição de capa mole (anos 90).

Como nota curiosa, refira-se que em Inglaterra o último livro a aparecer foi a "Quinta-feira ...", já depois de ter saído a "Sexta-feira ...".
Outra série de John Pudney, mas não publicada entre nós, tem títulos baseados nas estações do ano (quatro livros, portanto).

Um aparte - eu sou o único a fazê-la "oficialmente" mas há mais cbv's com alguns... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Apr 03, 2009 12:03 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

Um aparte - eu sou o único a fazê-la "oficialmente" mas há mais cbv's com alguns... Wink


Pois, provavelmente eu vou entrar na cábula para colecção toda, também. Wink
Toda, isto é, o "Sábado" tenho desde criança e o "Domingo" estou a licitar, mas estou a perder e, para já, não vou subir a parada, para que o preço não dispare.

Lembro-me, em miúdo, que os meus primos tinham vários. Tenho particular ideia do "Sexta" que julgo que também cheguei a ler emprestado por eles, mas já não me recordo. O que me lembro é que um dos rapazes tinha um tio cientista e os mistérios andavam em redor de grandes invenções secretas, espionagem científica e coisas assim, tudo com um ar muito tecnológico. Smile - pelo menos no (ou nos) - que li.

Então confirmas que o "Domingo" teve reedição recente. E os outros não? Confused Sabes se a capa é igual à da edição de capa dura, ou não tens informação sobre isso?
É que se o preço do que está em leilão (de capa dura) subir um pouco mais, ficará ao nível de uma edição de 90 que há num alfarrabista. Claro que a edição antiga valerá mais, desde que em bom estado, mas tenho que pensar bem o que decidirei. Se dizes que, pelo menos este não é difícil de encontrar, posso até adiar para outras núpcias - tenho até ao fim do leilão (dia 15) para decidir...

Alguém wrote:

Como nota curiosa, refira-se que em Inglaterra o último livro a aparecer foi a "Quinta-feira ...", já depois de ter saído a "Sexta-feira ...".
Outra série de John Pudney, mas não publicada entre nós, tem títulos baseados nas estações do ano (quatro livros, portanto).


É, andei à procura da bilbliografia do senhor e também já tinha visto isso. Deve ter sido a pressa de chegar à (thank god it's) Friday Wink

Mas sabes, não sei se viste isso no mesmo site do que eu, mas estou aqui com algumas dúvidas... Lá diz que o "Quinta" saiu apenas em 75 - muito depois dos outros (o "Sexta" teria saído" em 1961).

Tudo bem, mas como é que eu tenho um livro (o "Sábado") que diz no final: "Esta obra acabou de se imprimir em Maio de 1959..." e, apesar disso, já aparecem na segunda página em "Na mesma colecção", os sete livros da série, como estando publicados em Portugal? Confused
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Apr 03, 2009 9:11 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Alguém wrote:

Como nota curiosa, refira-se que em Inglaterra o último livro a aparecer foi a "Quinta-feira ...", já depois de ter saído a "Sexta-feira ...".
Outra série de John Pudney, mas não publicada entre nós, tem títulos baseados nas estações do ano (quatro livros, portanto).


É, andei à procura da bilbliografia do senhor e também já tinha visto isso. Deve ter sido a pressa de chegar à (thank god it's) Friday Wink

Mas sabes, não sei se viste isso no mesmo site do que eu, mas estou aqui com algumas dúvidas... Lá diz que o "Quinta" saiu apenas em 75 - muito depois dos outros (o "Sexta" teria saído" em 1961).

Tudo bem, mas como é que eu tenho um livro (o "Sábado") que diz no final: "Esta obra acabou de se imprimir em Maio de 1959..." e, apesar disso, já aparecem na segunda página em "Na mesma colecção", os sete livros da série, como estando publicados em Portugal? Confused


Vocês não me ponham a cabeça em água... é que já é sexta feira Wink Wink Rolling Eyes Rolling Eyes

(eu também tenho o "Domingo de Aventuras" - mas ainda não o li - fiquei com pena que não tivessem editado toda a colecção em capa dura... são os meus preferidos Sad )
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 08, 2009 7:39 am    Post subject: Reply with quote

Eu também estou a fazer a colecção (não oficialmente, por isso não contem a ninguém Very Happy ).

Os meus parcos conhecimentos da colecção também não me permitem ir mais longe do que o que já foi dito...
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group