Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

alguns comentários e duas perguntas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Apr 15, 2006 12:24 am    Post subject: alguns comentários e duas perguntas Reply with quote

Para mim uma das melhores recolhas de histórias escritas por Blyton (e seu pseudónimo Mary Pollock) foi aquela feita pela Meridiano, muito superior à feita pela Clássica Editora, falando exclusivamente de livros isolados.
A colecção da Meridiano iniciou-se exemplarmente com os 8 livros "Aventura" e depois deu-nos a conhecer diversos livros isolados, dos quais destaco "Os novos amigos", os 2 livros dos "6 primos", os dois 2-em-1 correspondentes a 4 "short-stories" de M. Pollock, a soberba "Casa da esquina" e o "Em busca do tesouro".

São 26 livros ao todo - nem todos de E. Blyton -, de que me falta apenas justamente o último, "O vizinho misterioso".
Sabe-me dizer, mistério, se este corresponde ao original "The boy next door"? E já agora, poderá dizer-me por alto, p.f., qual é o enredo do livro? Agradeço-lhe desde já.


Last edited by Alguem on Sun Oct 15, 2006 12:20 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Apr 15, 2006 3:50 am    Post subject: Reply with quote

The Boy Next Door foi escrito por Blyton em 1943 e foi seriado na revista Sunny Stories desse ano em 26 capitulos, em 1944 a editora Georges Newnes publica o livro. Em 1951 a publicação passa para a editora Collins mudando a capa.
Esta é a informação que possuo de momento acerca deste livro, mas na minha biblioteca tenho a edição inglesa de 1951 e vou ver a portuguesa. Ainda não li este livro, mas depois digo mais alguma coisa.

Collins 1951
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 3:19 am    Post subject: Reply with quote

Caro amigo, ao consultar a minha biblioteca, reparei que não tinha esse livro em português, fui ver à minha base de dados e também não consta como tivesse sido publicado, apesar do número 25 fazer referência a esse título. Fiz uma pesquisa mais profunda na PORBASE (biblioteca do Porto, Nacional e Coimbra) e esse livro não consta.
Terá sido editado? Vamos investigar.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Apr 23, 2006 1:51 am    Post subject: Reply with quote

Pois.... todos os livros anteriores que eu tenho dessa colecção da Meridiano o dão como "Esgotado".

Terá sido uma edição de poucos exemplares?
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Nov 03, 2009 3:55 am    Post subject: Reply with quote

António, não é oficial mas este livro não foi editado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 04, 2009 1:14 am    Post subject: Reply with quote

Obrigado. Pois, já tínhamos chegado a essa conclusão Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Jan 06, 2011 7:53 pm    Post subject: Reply with quote

Algumas achegas sobre o título em questão na secção de livros no site da EBS:

http://www.enidblytonsociety.co.uk/book-details.php?id=265&title=The+Boy+Next+Door
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 02, 2015 12:33 pm    Post subject: Reply with quote

Este livro foi editado com o nome "O Vizinho do Lado" pela Oficina do Livro, julgo que em 2013. Como ando sempre atento (ou não...) só agora me dei conta disso ... Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Dec 04, 2015 1:37 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
Este livro foi editado com o nome "O Vizinho do Lado" pela Oficina do Livro, julgo que em 2013. Como ando sempre atento (ou não...) só agora me dei conta disso ... Embarassed


Curioso, também descobri agora, hoje mesmo, por indicação de uma amiga, vim aqui dar nota disso e deparo-me com este teu post de há dois dias. Smile

Descobri que há por aí uma data de edições novas da Blyton, mas convém destrinçar o que é mesmo dela e o que é de outros autores, mas para isso escreverei um post à parte. Este é da Blyton de certeza, só temo que seja tradução de uma das edições já revistas pela brigada do politicamente correcto.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Mon Dec 07, 2015 11:55 am    Post subject: Reply with quote

De facto tenho visto muita coisa com o nome "Enid Blyton" mas com umas letrinhas por baixo a dizer que foi escrito por outros com base nas personagens dela. Nem tudo será maus, com certeza, mas o uso do nome é um bocadinho abusivo.

Em todo o caso a moda não é recenet. Eu tenho a colecção toda dos, digamos, "Novos Cinco", escrita por um francês (Claude Voilier, se não me engano).

Quanto a este livro, vou ver se o encontro à venda. Se conseguir trocamos depois umas impressões sobre a tradução.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Dec 08, 2015 2:07 am    Post subject: Reply with quote

Realmente já constatei uma série de novos livros com a assinatura de Blyton e nada tem haver com a autora. Andam a fazer render o peixe.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 09, 2015 12:57 pm    Post subject: Reply with quote

Os detentores dos direitos têm que viver de alguma coisa, não é? Ainda "descobrem" para aí uns inéditos para publicar e ganhar mais uns cobres. A vida está difícil ...
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Jan 19, 2016 9:44 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
Em todo o caso a moda não é recente. Eu tenho a colecção toda dos, digamos, "Novos Cinco", escrita por um francês (Claude Voilier, se não me engano).


Eu tinha dois volumes dessa coleção e, no ano passado, juntei mais alguns livros que não me diziam nada e enviei-os pelos CTT a uma instituição infantil.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group