Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Seita dos Sete

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Jun 06, 2009 3:17 pm    Post subject: A Seita dos Sete Reply with quote

"Que é isso da Seita dos Sete?", perguntarão vocês, "Então em Portugal não se chama a esta colecção o "Clube dos Sete"?

Chama-se, mas, pelos vistos, esteve quase para se chamar "Seita dos Sete", o que teria evitado que as ilustrações e capas dos livros portugueses tivessem de ser retocados para substituir o SS original (Secret Seven), na porta do clube e nos emblemas dos membros, pelo nosso conhecido CS (Clube dos Sete).

Diga-se de passagem, que não sei o que se passou na cabeça da Blyton para pôr meninos em reuniões secretas com emblemas a dizer SS,Shocked sendo que quando ela escreveu a primeira história a 2ª Grande Guerra tinha terminado havia pouco tempo e as conotações dessa sigla não eram (e continuam a não ser) as melhores. Pergunto-me também se actual a brigada do politicamente correcto, quiçá liderada pela Susana e as sua Três Terríveis Laughing, ainda não terá actuado em Inglaterra e decretado o fim da famosa sigla nas novas edições... Confused

Mas porque digo eu que em Portugal eles estiveram para se chamar "Seita dos Sete"? Baseado na contracapa deste livro da Clássica Editora, publicado em 1962:



Parece portanto que quem estava para editar a colecção em Portugal era a Clássica Editora e não a ENP que foi quem afinal a editou, trocando o SS pelo nosso familiar CS.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 06, 2009 6:41 pm    Post subject: Reply with quote

A meu ver poderão existir algumas explicações simples para isso:

S.S. são as iniciais com que a Clássica Ed. identificou a Série Secreta (tradução directa da Secret Series original). Aliás, nas 1as edições cartonadas lá encontramos o célebre S.S. - Série Secreta na contracapa dos livros (nas edições mais antigas não sei, porque só tenho aquelas).
Depois, a Série Secreta teria uma certa "primazia" em ser identificada assim, porque foi a 1a colecção de aventura/mistério escrita por Blyton.
Por último, o termo "Seita" tem normalmente um cunho negativo associado. E utilizá-lo para um grupo de crianças que até se dedicava bastante a actividades de cariz filantrópico (muito mais do que os Cinco, por exemplo), não me parece um termo blytonicamente feliz Laughing

EDIT - Em inglês temos quer a Secret Series, quer os Secret Seven.
Só que aí, quando se nomeiam as duas colecções pelas suas iniciais, mantêm-se normalmente as iniciais SS para a 1ª colecção mas S7 para a 2ª (enquanto os Famous Five são indistintamente FF ou F5).
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jun 07, 2009 3:48 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
A meu ver poderão existir algumas explicações simples para isso:

S.S. são as iniciais com que a Clássica Ed. identificou a Série Secreta (tradução directa da Secret Series original). Aliás, nas 1as edições cartonadas lá encontramos o célebre S.S. - Série Secreta na contracapa dos livros (nas edições mais antigas não sei, porque só tenho aquelas).
Depois, a Série Secreta teria uma certa "primazia" em ser identificada assim, porque foi a 1a colecção de aventura/mistério escrita por Blyton.
Por último, o termo "Seita" tem normalmente um cunho negativo associado. E utilizá-lo para um grupo de crianças que até se dedicava bastante a actividades de cariz filantrópico (muito mais do que os Cinco, por exemplo), não me parece um termo blytonicamente feliz Laughing

EDIT - Em inglês temos quer a Secret Series, quer os Secret Seven.
Só que aí, quando se nomeiam as duas colecções pelas suas iniciais, mantêm-se normalmente as iniciais SS para a 1ª colecção mas S7 para a 2ª (enquanto os Famous Five são indistintamente FF ou F5).


É um facto que a Clássica Editora sempre publicou uma Série SS - a tal Série Secreta. Mas, na contracapa deste livro, como podes ver, o que estava anunciado especificamente era: "A seguir: Mais uma extraordinária série da mundialmente conhecida escritora Enid Blyton: S.S. - A Seita dos Sete". Portanto, nesta altura, não era à Série Secreta que eles se referiam.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Jun 07, 2009 9:15 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, parece que não.... e parece que terá havido qualquer problema com a cedência dos direitos editoriais para a publicação dos Sete com a chacela da Clássica (ou então desistiram da ideia, em detrimento da publicação da Série Secreta). Também a ENP poderá ter-se antecipado, apesar desse anúncio na contracapa dar como certa a publicação pela Clássica.

Se virmos o catálogo da CM Lisboa lançado por ocasião do centenário da escritora, vemos que o início da publicação da SS pela Clássica e dos Sete pela ENP foi quase contemporâneo, com a SS a ser editada um pouco mais tarde.

E duvido que a Clássica, a ter publicado também os Sete, tivesse insistido nessa ideia da "Seita dos Sete" Rolling Eyes (mesmo procurando fazer a colagem ao SS original), por algumas das razões que referi no outro post.

E tocaste num ponto interessante, Rui: a utilização dessas iniciais de má memória pela senhora, quando a Europa tentava recompor-se das muitas mazelas, também emocionais, provocadas pela 2ª GM, foi uma ideia digamos que infeliz.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 08, 2009 1:39 am    Post subject: Reply with quote

Em relação ao Clube dos Sete, as referências que tenho é que a primeira edição em Portugal foi em 1962 de acordo com o depósito legal da Biblioteca Nacional. Desconheço o que poderá ter acontecido para que a colecção não fosse lançada pela Clássica. Mas na PORBASE existe referência ao número 1 do Clube dos Sete, como sendo de 1961, editado pela Ed. Noticias e que se encontra na Biblioteca de Gaia, a ser verdade, que dizer que a Ed. Noticias já teria editado o primeiro volume dos Sete.

Em relação às siglas SS, têm que ter em conta que os livros eram para crianças, com os seus 8 a 12 anos, como iam relacionar SS com o movimento nazi, até eu nunca relacionei, nem acho que seja relevante, pelo facto de sabendo-se à partida que a colecção chama-se "Secret Seven" logo a abreviatura SS só levaria a uma criança interpretá-la pelo nome da colecção e não associar a factos que com certeza nem conheciam.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group