Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Bonecos de plástico

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> BRINQUEDOS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Visitante
Guest





PostPosted: Wed May 09, 2007 8:19 pm    Post subject: Bonecos de plástico Reply with quote

Alguém se lembra de uns bonecos que vinham nas caixas de sabão em pó nos anos 70? E outros que vinham nas latas do "Toddy"?
Back to top
Painstruck



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 196
Location: Setúbal

PostPosted: Mon May 14, 2007 2:42 pm    Post subject: Reply with quote

Só me lembro dos que vinham dentro do Cola Cao.
_________________
Lost
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 2:06 am    Post subject: Reply with quote

Nesta minha pequena aventura pelo meu arquivo fotográfico encontrei algo inesperado, a tão famosa e super rara nave espacial de bonecos de plástico da Rajá. Vi uma nave destas a ser vendida pela módica quantia de 800.00EUR.
Deixo uma imagem:



Last edited by misterio on Fri Jul 03, 2009 3:07 pm; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 9:48 am    Post subject: Reply with quote

Pois.... tenho a colecção toda dos monocromáticos mas a nave ainda me falta.... os valores não ajudam... Ainda agora está uma no miau.... vai nos 460 euros mas tem preço de reserva.. deve ter um preço perto dos 1000 euros...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 10:45 am    Post subject: Reply with quote

Bem.... desculpem lá.... mas isso são preços verdadeiramente alucinantes!!!! fogo!! Shocked Shocked Shocked Shocked
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Arreda



Joined: 19 Jun 2009
Posts: 198
Location: Tomar

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 9:10 pm    Post subject: Não me lembro Reply with quote

Não me lembro destes discos !
De que ano eram?
Quote:
Tambem concordo, embora gosta-se de ter uma para vender, hehehe Twisted Evil Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Jun 27, 2009 11:12 pm    Post subject: Reply with quote

Essa nave espacial e respectiva colecção era da Olá ou dos gelados Rajá, uma marca concorrente na altura?

Tenho ideia de que era da Rajá. Rolling Eyes

Eu tive alguns dos bonequinhos de plástico, mas nunca tive a nave - já não me lembro como ela se obtinha, não vinha junto com os gelados certamente, porque não cabia Smile. Mas lembro-me de brincar com naves de amigos, sem imaginar na altura estar a mexer em tais preciosidades. Wink

Mas eu preferia os da Olá não só pelos gelados, como pelas colecções, todos os anos diferentes e sempre aliciantes. Normalmente os que traziam os prémios eram os Delicô que mais tarde mudaram de nome para Supermaxi.

As primeiras colecções (anos 60) eram bonequinhos de plástico (cada um de uma só cor, mas que apareciam em cores diferentes) que vinham junto ao pauzinho, dentro da embalagem de papel. A colecção mais antiga de que me lembro era com os personagens do filme Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney. Não posso precisar a data, mas eu era muito pequenino, talvez 1966 ou 67.
Depois houve outra colecção baseada em desenhos animados vários - havia desde o Perna-Longa, Porky Pig e Daffy Duck até ao Coiote e o Bip-Bip.
Outra que me lembro muito bem foi a do Carrossel Mágico (desenhos animados que continuam a dar hoje em dia, embora os personagens estejam ligeiramente diferentes - feitos em computador e em 3D). Era (e julgo que continua a ser) um grilinho de bigodes, com uma mola em vez de pés, chamado Saltitão, e que dizia "Tornicotim, tornicatão!", enquanto, salvo erro, fazia magias. Depois havia a Anita (uma menina), o Franjinhas (um cão), o Ambrósio (um caracol), a Rosália (uma vaca), um de chapéu de palha que andava numa espécie de triciclo e de cujo o nome não me lembro (também não me posso lembrar de tudo 40 anos depois Razz). Havia maneira de adquirir, já não me lembro como, um carrossel em cartão, para recortar e montar.

Já para os anos 70, em vez de bonequinhos de plástico, começaram a aparecer colecções em carteirinhas que eram oferecidas juntamente com os gelados, mas que vinham em separado. Houve uma colecção de raças de cães (autocolantes para pôr numa caderneta). Noutro ano, também com autocolantes, houve uma colecção de animais em perigo de extinção, patrocinada pela WWF (World Wildlife Fund). Noutro ano ainda houve uma de matrículas de automóveis de todo o mundo, em que os prémios eram mesmo chapinhas metálicas em miniatura, que se colocavam em ranhuras numa caderneta.

Ainda nos anos 70 (talvez em 73), houve outra promoção espectacular da Olá, que dava pelo nome de Irresistível Olá. Nos pauzinhos dos gelados estava escrito ou a palavra "irresistível" ou o nome do prémio. Lembro-me que eram prémios altamente para a altura, não me esqueço que um dos prémios eram uns Walkie-talkies e havia um prémio que era o melhor de todos que era um Saco Super Pop, que além do saco trazia dentro todos os outros prémios! Para reclamar o prémio era preciso juntar um pauzinho com o nome do prémio e juntar-lhe mais 3 pauzinhos a dizer "irresistível".
Aqui no Algarve nunca vi sequer um pauzinho com o nome de um prémio, em compensação juntei dezenas e dezenas de pauzinhos a dizer "irresistível". Qual não foi a minha frustração quando, em Setembro, me encontrei com os meus primos que moravam em Setúbal e que tinham acumulados dezenas de pauzinhos com nomes de prémios (até o famosos saco super pop) e nunca tinham visto um único pauzinho a dizer "irresistível". Frustração porque, em Setembro, já tinha acabado o prazo para reclamar os prémios. Para quem, nos meses anteriores, andasse entre Faro e Setúbal deve ter sido um ver se te avias de prémios! Smile

Respondendo ao Arreda, essa colecção da nave espacial, que eu julgo ser da Rajá, deve ter sido lá por volta de 1969 (mais um ano ou menos um ano). Em 1968 tinha saído o famoso 2001, Odisseia do Espaço do Stanley Kubrick e a ficção científica estava no auge. Essa nave espacial, se repararem, é baseada na nave do 2001.

EDIT - Descobri aqui duas das colecções e a memória não me atraiçoou:
Bonecos da Warner Brothers - 1967
Carrossel Mágico - 1968


Last edited by Al_Tereg on Sun Jun 28, 2009 3:35 am; edited 4 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 12:18 am    Post subject: Reply with quote

Peço desculpa é da Rajá sim e não Olá, já fiz a correcção.
Tenho muitos bonecos destes, hoje em dia são muito procurados e o mercado viu-se despido deles porque ao longo dos últimos 8 anos os coleccionadores arrecadaram todo o mercado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 3:59 am    Post subject: Reply with quote

Sim é da Rajá. A rajá teve algumas colecções tais como a dos trajes Ele e Ela, o carrossel mágico, a espacial onde inclui a tal nave..., a Fribons, Pop Palino... outras eram da Olá ( disney, asterix..). A disvenda também lançou algumas colecções de monocromáticos como por exemplo dos monstros, do ruy o pequeno cid... Outros saiam na panrico nos anos 80 já.
Existem uma infinidade de colecções deste tipo de bonecos e claro, como diz o Mistério, muita gente colecciona ( eu tb lol) e já não se encontra como antigamente em quanlquer feira. Mas há quem tenha sempre muitos e vão sempre surgindo...

Há bonecos destes que são realmente raros e os valores sobem um pouco.

Aqui ficam umas fotos...







Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 11:16 am    Post subject: Reply with quote

Também tive essa estação espacial. Tenho uma foto minha de 1971 em que ela aparece, logo deve ter sido lançada nesse ano ou em 1970. Havia também uma "Lua" igualmente da Rajá, que consistia numa esfera de plástico em cuja superfície exterior figurava o relevo da Lua (crateras, montanhas, etc.). Infelizmente não consegui encontrar nenhuma foto dessa "Lua".
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 5:46 pm    Post subject: Reply with quote

E decerto se lembram duma colecção da Rajá com bonecos vermelhos simbolizando militares. Acho também que um dos objectivos dessa colecção era conseguir o almejado forte.

E lembro-me, claro, dessas colecções da Olá, de que ainda guardo alguns bonecos.

Tive algumas miniaturas em massa de cães de diversas raças e de peixes de aquário mas não sei o que lhes aconteceu. Nem sei, aliás, como me vieram parar às mãos, mas a ideia que tenho é que não saíam em gelados.

E já que falaram em carteiras com cromos, houve a edição das aventuras do Tintin em carteiras que acompanhavam os pudins e gelatinas da Royal. Parece-me até que o Paulo já fez referência a isto num tópico qualquer.
Back to top
View user's profile Send private message
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 11:38 pm    Post subject: Reply with quote

Esses cães e peixes, bem como animais selvagens saíam no detergente Juá. Tenho uma caixa cheia deles.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jun 28, 2009 11:48 pm    Post subject: Reply with quote

Dos detergentes Juá tenho uns indios e cowboys. Que também em tempos saiam nas embalagens.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Jan 20, 2010 8:06 pm    Post subject: Reply with quote

Peço desculpa caso esteja a infringir alguma regra do fórum mas já que falamos de figura em plástico cá vai.

Quando era criança tive um astronauta com uns 6 ou 7 centímetros de altura. Foi o meu brinquedo favorito de sempre. (tomava banho com ele e dormia com ele debaixo da almofada) Estes valores afectivos por muito que se entendam não se explicam. Eventualmente acabei por o perder.

O boneco era cinzento e carregava na mão direita uma espécie de aparelho em forma de mala. O capacete era aberto e via-se distintamente o rosto do astronauta.

Há anos que procuro na net um boneco destes. Se alguém souber onde posso conseguir um agradeço imenso.
Back to top
Edgar Rendeiro



Joined: 27 Mar 2010
Posts: 6
Location: Paio Pires

PostPosted: Wed May 12, 2010 6:58 pm    Post subject: bonecos juá Reply with quote

Não sei a que bonecos de animais em concreto os amigos se referem. Mas foi o detergente Azur que teve várias colecções de animais, uma de animais do zoológico, outra só de pássaros, ainda outras de peixes tropicais, e finalmente uma de cães e outra de animais da quinta. Tenho 3 caixas do Azur impecáveis que servem de referência e catálogo.



Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Sat Jul 31, 2010 5:53 pm    Post subject: Reply with quote

Não me lembro se esses animais vinham no JUÁ ou no AZUR (qual deles tinha o cavaleiro branco?), detergentes para lavagem manual.
As aves entraram em casa, mas, nunca vinham para as nossas mãos como brinquedos - eram peças decorativas para o parapeito da chaminé... Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Aug 01, 2010 11:31 am    Post subject: Reply with quote

Edgar Rendeiro, só agora vi o post com as fotos de alguns animais.

Fiquei quase convencido de que as miniaturas que eu tinha eram do Azur! Assim de repente estou a reconhecer vários peixes e o bisonte...

Por acaso não podes pôr uma foto da colecção de cães? Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Aug 24, 2016 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

O Cavaleiro Branco era do Ajax:

https://youtu.be/WGYiZaeEe6k
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
prometheus31



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 46
Location: Portugal

PostPosted: Sat Oct 22, 2016 10:43 pm    Post subject: Reply with quote

Falando em bonecos que vinham como brindes no detergente Juá, um anúncio dos anos 80:
.

Imagem retirada de uma revista Maria.
Mais detalhes aqui:http://enciclopediadecromos.blogspot.pt/2016/09/detergente-jua-brindes.html.
_________________
--
http://enciclopediadecromos.blogspot.com
https://www.facebook.com/enciclopediadecromos
http://cine31.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Oct 25, 2016 1:10 pm    Post subject: Reply with quote

Não me recordo dessa marca....
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Nov 03, 2016 2:54 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui no Porto era super conhecida, principalmente pelos brindes e que ainda hoje tenho alguns, inclusive duas embalagens por abrir

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> BRINQUEDOS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group