Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros Noddy antigos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 1:16 am    Post subject: Livros Noddy antigos Reply with quote

Quando era pequenina o meu pai ofereceu-me num dia mundial da criança um Noddy, na altura mal lhe liguei passdos uns anitos li... era giro, embora ache mais apelativos os denhos animados, porque transformam em 2d tudo o que li, foi como se ganhasse forma e como se o que tinha imaginado, nao estivesse longe, da realidade!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 3:05 am    Post subject: Reply with quote

O Nodi, assim se escreve em português, apareceu em Portugal na década de 60, até à uns 3 anos não era muito conhecido, a partir do momento que foram adquiridos os direitos pela Chorion, empresa que detém os direitos de Agatha Christie, George Simenon, Enid Blyton entre outros, partiu para a obtenção de elevados lucros vendendo a imagem do Noddy.
O mesmo poderá acontecer a partir do próximo ano com a famosa série "Os Cinco", que está desde este ano a ser produzida uma nova série actualizada em desenho animado. Lembro que "Os Cinco" foram criados pela escritora britânica E. Blyton.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 12:13 pm    Post subject: Reply with quote

Tenho pena de não ter o livro aqui em lisboa senão fazia um scan da capa. Infelizmente sei que está ragada =o(
Todos os meus livros infantis excluindo aquelas colecções que ainda tento completar, estão todas na serra d estrela porque as prateleiras de lisboa, são para os livros do curso!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 2:46 pm    Post subject: Reply with quote

Esta edição do Nodi é muito dificil de se encontrar, eu tive alguma dificuldade em conseguir a minha incompleta colecção, pois ainda me falta 5 volumes.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Sat Oct 14, 2006 12:23 am    Post subject: Reply with quote

Mistério quantos são?

Achei hoje um!!! O número 2! yupiee!! Quantos volumes?
Vou começar a fazê-la!
Achei o nro 1 das Gémeas de Santa Clara! Se gostar também é para continuar! Já agora de uantos exemplares estamos a falar mesmo?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Oct 15, 2006 12:49 am    Post subject: Reply with quote

Originalmente foram editados mais de 180 livros e mais de 120 contos, desde 1949 até à década de 70.
Destes livros a colecção principal são 24, eram editados apróximadamente 2 por ano. Em Portugal foram publicados somente 20, na década de 60, mais tarde foram reeditados num formato maior tipo livro de BD.
Quanto às Gémeas em Sta. Clara, são 6. São histórias muito engraçadas, escritas para uma população mais feminina, apesar de os rapazes também poderem ler, pois são divertidas.


Last edited by misterio on Wed Mar 19, 2008 2:03 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 11:05 am    Post subject: Reply with quote

Do Nodi confesso que não me lembro, de certeza que não tinha nenhuns livros dele.
Sei que agora é um desenho animado de sucesso e pouco mais.
Back to top
View user's profile Send private message
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Fri Jan 26, 2007 1:10 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
O Nodi, assim se escreve em português, apareceu em Portugal na década de 60, até à uns 3 anos não era muito conhecido, a partir do momento que foram adquiridos os direitos pela Chorion, empresa que detém os direitos de Agatha Christie, George Simenon, Enid Blyton entre outros, partiu para a obtenção de elevados lucros vendendo a imagem do Noddy.
O mesmo poderá acontecer a partir do próximo ano com a famosa série "Os Cinco", que está desde este ano a ser produzida uma nova série actualizada em desenho animado. Lembro que "Os Cinco" foram criados pela escritora britânica E. Blyton.





Encontrei em casa dos meus pais 4 livros do Nodi da mesma coleção dos da imagem mas os nºs 1,4,9 e o 11 que são o "Nodi no país dos brinquedos", "Nodi no bosque escuro", "Nodi e a Borracha mágica" e o "Nodi e o Pai Natal". Foi bom revé-los.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
MariaM



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 27
Location: Portugal

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 12:49 pm    Post subject: Reply with quote

Hoje não resisto em contar-vos uma história engraçada, que já me sucedeu algumas vezes, quer em minha casa quer em casa de pessoas amigas...

Sempre que tenho oportunidadade junto-me aos garotos a ver o "Nodi" Laughing

Acontece que há sempre alguém (adulto) que aparece e pergunta:

- Então, estás a fazer companhia aos miúdos a ver o "Nodi"?
Ao que eu respondo:
- Não, eles é que me estão a fazer companhia a mim!!
Very Happy

É verdade, ainda hoje não resisto ao meu "Nodi" ou "Noddy" como agora lhe chamam. O monitor do meu pc, tem um grande "Nodi" todo sorridente... (tenho os DVD's dele todos e também um boneco articulado)

Quando entrei na escola primária, fiquei muito orgulhosa... Agora já me podia inscrever na Biblioteca Calouste Gulbenkian e requisitar livros para ler em casa. Foi daí que li e reli os livros do "Nodi"vezes sem conta. Ao ver as imagens que postaram das capas, as minhas recordações dessas leituras reavivaram, como não podia deixar de ser.


Wink
_________________
Continuar a sorrir mesmo quando se torna dificil fazê-lo
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 2:36 am    Post subject: Reply with quote

Maria,
também é muito divertido dizer a alguém que o Nodi tem 58 anos, pois pouca gente sabe que este foi criado em 1949. Experimentem dizer isto a alguém e vão ver a reacção.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
MariaM



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 27
Location: Portugal

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 7:46 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Maria,
também é muito divertido dizer a alguém que o Nodi tem 58 anos, pois pouca gente sabe que este foi criado em 1949. Experimentem dizer isto a alguém e vão ver a reacção.


Razz É verdade Mistério... A reacção das pessoas é engraçadíssima, as pessoas nem querem acreditar na idade do Nodi. Só quem o conhece bem é que não estranha. Os miúdos então acham inacreditável
Wink
_________________
Continuar a sorrir mesmo quando se torna dificil fazê-lo
Back to top
View user's profile Send private message
Kelme
Guest





PostPosted: Mon Mar 17, 2008 7:15 pm    Post subject: Reply with quote

Hoje tive a oportunidade de ir ao sotão e descobri os meus livros antigos guardados numa caixa, entre eles estava este do Noddy que já era do meu pai.
Data de 1967...



Back to top
josearaujo



Joined: 24 Oct 2007
Posts: 63
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Mar 19, 2008 2:09 am    Post subject: :) Reply with quote

Esta coleção que o Misterio acabou por colocar umas fotos li-a eu toda , ou quase, com os meus 10 ou 11 anos.
É claro que eu nunca a tive, mas a escola que me deu o 1º ciclo, tinha e julgo que ainda terá, toda a coleção.
Não eram de livre acesso, estavam fechados num armário em vidro e uma das continas quando estava bem disposta e abria a sala com estes livros é que a gente tinha a sorte de os ver.
Tambem era possivel levanta-los, dai eu ter lido.
estariamos no ano de 77, 78.
A julgar pela forma como eram cuidados imagino que ainda hoje quase continuem intactos.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Sat Mar 22, 2008 1:17 am    Post subject: Reply with quote

MariaM wrote:

- Então, estás a fazer companhia aos miúdos a ver o "Nodi"?
Ao que eu respondo:
- Não, eles é que me estão a fazer companhia a mim!!
Very Happy

Wink


Eu já tive uma namorada que adorava ver o Noddy, e já devia ter uns 17 ou 18 anos Laughing Então tínhamos aquele programa extremamente romântico que era ver o Noddy juntos Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Sun Apr 20, 2008 1:04 am    Post subject: Reply with quote

Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Tue May 06, 2008 9:07 am    Post subject: Reply with quote

Eu ja vou de noddy no carnaval há 3 anos! é loucura!! lol
entro na disco e as miudas começam logo todas a cantar Abram alas pro Noddy! lolol
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Mª Maluca



Joined: 30 May 2008
Posts: 59
Location: Lisboa/Queluz

PostPosted: Thu Jun 12, 2008 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

Pois realmente... Tenho muita coisa da Enid, li muitos livros dela quando era mais nova, mas desconhecia que o nosso Nodi, tal actual e que faz vibrar miúdos e graúdos fosse fruto da imaginação dessa belíssima escritora! Very Happy Fiquei surpreendida pela positiva. "Abram alas à Enid..." pelas excelentes obras criadas.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Apr 12, 2009 8:13 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Originalmente foram editados mais de 180 livros e mais de 120 contos, desde 1949 até à década de 70.
Destes livros a colecção principal são 24, eram editados apróximadamente 2 por ano. Em Portugal foram publicados somente 20, na década de 60, mais tarde foram reeditados num formato maior tipo livro de BD.
Quanto às Gémeas em Sta. Clara, são 6. São histórias muito engraçadas, escritas para uma população mais feminina, apesar de os rapazes também poderem ler, pois são divertidas.


Eu tenho todos até ao nº 11. Primeiras edições da década de 60:

1 - Nodi no País dos Brinquedos (ENP - 1963)
2 - Viva o Nodi (ENP - 1963)
3 - Nodi e o seu Carro (ENP - 1964)
4 - Nodi no Bosque Escuro (ENP - 1964)
5 - Nodi e o Orelhas Grandes (ENP - 1964)
6 - Nodi Vai à Escola (ENP - 1965)
7 - Nodi na Praia (ENP - 1966)
8 - Nodi em Sarilhos (ENP - 1967)
9 - Nodi e a Borracha Mágica (ENP - 1967)
10 - Nodi e a Velha Gabardine (ENP - 1967)
11 - Nodi e o Pai Natal (ENP - 1968)

A partir daqui nem me lembro de haver mais (só agora li aqui que terão sido editados 20). É possível que eu me tenha desinteressado a partir de 1968, pois, com 8 anos, já devia achar o Nodi demasiado infantil e andava mais pelos Cinco e pelos Sete. Razz Mas acho estranho não me lembrar mesmo de mais.

EDIT: Contudo, já investiguei e parece que sim. Terão sido editados os outros ainda em 1968 e em 1969! Shocked
Também fiquei a saber os títulos dos restantes:

12 - Nodi e a Ursinha Teté (ENP - 1968)
13 - Coragem, Nodi! (ENP - 1968)
14 - Nodi e o Cãozinho Endiabrado (ENP - 1968)
15 - Tem Cuidado, Nodi! (ENP - 1968)
16 - O Nodi é um Bom Amigo! (ENP - 1969)
17 - Mais uma Aventura do Nodi! (ENP - 1969)
18 - Nodi no Mar (ENP - 1969)
19 - Nodi e o Coelho Macaco (ENP - 1969)
20 - Nodi e o Burro (ENP - 1969)

Vou já acrescentá-los à cábula Wink


Contrariamente a opiniões aqui expressas, acho os desenhos animados deprimentes comparativamente às histórias originais. Os livros originais da Enid Blyton eram dirigidos a um público infantil, mas inteligente. Os desenhos animados, pelo pouco que vi, trata as criancinhas como imbecis (embora admita que possa ter a ver também com as dobragens em português). Esta não é apenas a minha opinião, é a da minha filha, agora com 16 anos, a quem eu li, para aí desde os 2 ou 3 anos, histórias do Nodi, que ela adorava, e sempre detestou a série de desenhos animados, porque, segundo ela, não tem nada a ver.

A oferta que ela me deu este ano no dia do pai foi exactamente um boneco do Nodi, com um guizinho na ponta do carapuço. Smile Segundo ela, uma oferta simbólica a agradecer as histórias que eu lhe li em pequenina (Al_Tereg enxugando os olhos comovido Embarassed) Laughing
Ainda me lembro o que eu namorei, na montra de uma casa de brinquedos, um boneco do Nodi no seu carrinho (coisa única na época). Mas não mo ofereceram porque era muito caro... Sad Se eu pudesse imaginar quantos bonequinhos do Nodi apareceriam em todas as lojas a preço de chuva tantos anos depois...
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed Nov 04, 2009 6:16 pm    Post subject: Reply with quote

Este mês de Novembro faz 60 anos o menino Nodi, que, como podemos ver a toda a hora na televisão e em variados outros locais, está activo como nunca e muito bem conservado, embora sejam notórias algumas plásticas. Laughing

Para ele e para todos os fãs, os parabéns e votos de muitos mais anos de vida! Laughing

----------------------

Entretanto, descobri que das 24 histórias originais editadas em Inglaterra apenas 20 foram editadas em Portugal (as que constam no post anterior).
Não terão sido editados (a não ser talvez em edições posteriores de que não tenho conhecimento) os seguintes títulos:

21 - Noddy Goes to the Fair - 1960

22- Mr. Plod and Little Noddy - 1961

23 - Noddy and the Tootles - 1962

24 - Noddy and the Aeroplane - 1963

Imagens de http://www.enidblytonsociety.co.uk
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group