Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O Mistério das Lanternas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Oct 23, 2009 6:45 am    Post subject: O Mistério das Lanternas Reply with quote

Não, não é um novo livro dos Cinco. Smile Nem sei bem se este seria o tópico indicado para falar no assunto, mas, pegando na anterior história que aqui coloquei: "Os Cinco Ficam Clinicamente Obesos", também é interessante verificar como os Cinco parecem aderir às novas modas, nem que a moda seja... o modo de pegar numa lanterna! Rolling Eyes

As coisas que ele se lembra - suspirarão vocês -, em vez de se interessar por coisas importantes, como o elenco do novo governo Sócrates, vem para aqui falar em modas de pegar lanternas. Rolling Eyes Pois estão muito enganados, meus amigos: o que me levou a esta reflexão foi nem mais nem menos do que uma curiosidade política, motivada exactamente pela formação do novo governo! Tomem lá que já almoçaram! Wink

Pois é, espantem-se! Fui espreitar um sector do fórum onde, confesso, nunca tinha posto os pés: Uma Aventura (apesar de ter lido alguns destes livros à minha sobrinha quando ela era pequenina, nunca me motivaram muito), a propósito da curiosidade de uma das autoras da série ser a nova Ministra da Educação! Eu pessoalmente preferiria que fosse a Blyton, mas pronto, à falta de... Laughing

Ora bem, andava eu por lá, embrenhado nas mais profundas e epilépticas reflexões políticas, claro, Wink quando dou de caras com esta chocante imagem:

anabreu wrote:


Vocês já reparam mesmo como esta gente pega na lanterna?
Digam lá, a sério, acham isto normal? Vocês pegam assim numa lanterna? Ensinariam um vosso filho a pegar na lanterna assim?

Eu sou da velha escola, meus amigos. No meu tempo, era assim que se segurava numa lanterna!

E ainda hoje seguro e, chamem-me conservador e retrógrado, mas sempre segurarei!, tal como continuarei teimosamente a usar a velha ortografia.
(Quanto mais não seja para evitar quid pro quos como o acontecido no mini encontro do fórum em Faro, com a Cláudia e o António, em que eu referia que a minha provecta idade já não me permitia adquirir novos hábitos ortográficos, ao que o António perspicazmente retorquiu que a minha idade passaria a ser proveta! Laughing)

Mas vejam só o choque que eu senti ao verificar a capa da última versão dos Cinco na Ilha dos Murmúrios, exactamente o livro de onde retirei a imagem anterior:

Sim, leitores amigos, a epidemia chegou aos próprios Cinco! Até o David adeririu à nova moda CSI! Já estou mesmo a imaginar o Júlio, qual Horace Caine do CSI Miami, a colocar os óculos escuros, de mão na anca, em pose a três quartos para mostrar o seu melhor ângulo às câmaras, e a exclamar em tom profundo e misterioso: "this, my friends, is another mystery we have to solve!"

Agora a sério, mas por que raio esta gente segura nas lanternas assim? Alguém me ajuda a solucionar O Mistério das Lanternas?

Eu tenho um palpite, embora não me satisfaça totalmente, mas gostava de ouvir primeiro as vossas explicações para ver se alguma condiz.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Oct 23, 2009 1:07 pm    Post subject: Reply with quote

Gostei do post, mas existe uma razão técnica para se pegar assim numa lanterna. Empunha uma lanterna normalmente, agora levanta ao máximo, suponhamos que precisas de inclinar a lanterna para baixo, não consegues pois ela aponta para cima devido ao facto de a tua mão nãoo rodar mais. Agora se mantiveres a lanterna como está na foto podes movimentar em todos os sentidos, mesmo estando com o braço todo esticado.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed Nov 04, 2009 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Gostei do post, mas existe uma razão técnica para se pegar assim numa lanterna. Empunha uma lanterna normalmente, agora levanta ao máximo, suponhamos que precisas de inclinar a lanterna para baixo, não consegues pois ela aponta para cima devido ao facto de a tua mão nãoo rodar mais. Agora se mantiveres a lanterna como está na foto podes movimentar em todos os sentidos, mesmo estando com o braço todo esticado.


Não foi coisa que eu não tivesse pensado. Dei-me ao trabalho de segurar uma lanterna em ambas as posições e estudar os ângulos que ela ilumina, ou a facilidade ou dificuldade em iluminar de todos os ângulos. É verdade que empunhando a lanterna da forma "antiga" não dá muito jeito iluminar de cima para baixo, mas não é impossível, apenas obriga a mão a torcer de forma pouco natural. Contudo, o mesmíssimo problema se põe quando se pega na lanterna da forma "moderna", neste caso quando é preciso iluminar para cima: não é que seja impossível, mas obriga de facto a torcer imenso a mão de uma forma muito forçada. Portanto, sinceramente a explicação não me convence.

Tenho outras explicações, mas também me parecem discutíveis. A primeira tem a ver com o facto de, segurando a lanterna da forma "moderna", junto à cabeça, esta aponta naturalmente para onde nós virarmos a cabeça, quase como se fosse solidária com esta. Contudo, não me parece que seja necessária grande coordenação psico-motora para alguém apontar a lanterna para a esquerda quando olhamos para a esquerda ou para a direita quando olhamos para a direita.

A outra explicação parece-me mais plausível, mas implica uma coisa que me parece longe de ser universal nas lanternas actuais. Antigamente todas as lanternas normais tinham o botão para ligar e desligar lateralmente no corpo da lanterna, sendo que para acender ou apagar se deslizava o polegar para a frente ou para trás, o que implicava que se segurasse a lanterna da forma "tradicional". Actualmente, embora algumas lanternas mantenham o botão no mesmo local, há outras que têm outras formas de apagar e acender, nomeadamente torcendo a lanterna (coisa não muito prática) ou pressionando um botão na extremidade posterior da lanterna. Neste último caso, para acender e apagar a lanterna dá muito mais jeito segurar da forma "moderna" uma vez que o polegar fica livre para pressionar o botão.

Será que nos EUA as lanternas usam todas, ou maioritariamente, esse sistema? Se assim for é natural que nos filmes americanos toda a gente as segure assim. Aqui, embora existam algumas lanternas com esse sistema, na maioria dos casos não é assim, pelo que não se justifica esta forma de pegar.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 05, 2009 10:39 am    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
(...)Actualmente, embora algumas lanternas mantenham o botão no mesmo local, há outras que têm outras formas de apagar e acender, (como) pressionando um botão na extremidade posterior da lanterna. Neste último caso, para acender e apagar a lanterna dá muito mais jeito segurar da forma "moderna" uma vez que o polegar fica livre para pressionar o botão.


Concordo com esta justificação Smile

A forma moderna de segurar a lanterna, também me parece mais "activa"... parece que quem segura a lanterna dessa forma está mais "na defensiva", mais "atento", mais apto a reagir rapidamente... mas isto devem ser influências de todas as séries policiais que vejo Laughing Laughing

A forma antiga é mais "cagarolas" hihihihi! Laughing Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 1:54 am    Post subject: Reply with quote

Laughing

Só se for nas Américas... Entre nós o mais vulgar é continuar a segurar na lanterna segundo a forma tradicional (e sem entrar em modernices e trejeitos esquisitos com a mão... Laughing )

E não há melhor modo de nos precavermos contra um qualquer Raya Uma... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 10:33 am    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:

A forma moderna de segurar a lanterna, também me parece mais "activa"... parece que quem segura a lanterna dessa forma está mais "na defensiva", mais "atento", mais apto a reagir rapidamente... mas isto devem ser influências de todas as séries policiais que vejo Laughing Laughing

A forma antiga é mais "cagarolas" hihihihi! Laughing Rolling Eyes


Portanto, se se inventar um novo modelo de pistola com o gatilho no cu (com vossa licença), isto é, na parte de trás, à laia dos botõezinhos das canetas para recolher o aparo, toda a gente vai passar a segurar as pistolas como agora se começou a fazer com as lanternas, e o John Wayne e todas as gerações de cowboys, gangsters, etc, passam a "cagarolas"? Razz

Eu, e já vi que o António também, talvez puxando a brasa à nossa sardinha, achamos que a forma tradicional é que é à homem. Até porque, como todos nós sabemos, já não se fazem homens, nem lanternas, como antigamente, quando tudo era feito com o gatilho no sítio certo. Wink Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 11:58 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

E não há melhor modo de nos precavermos contra um qualquer Raya Uma... Wink


Ora aí estava uma boa pista para o "Palavra Puxa Palavra" para o tema "livros da Enid Blyton"! Very Happy

Confesso que quando li o nome soou-me a qualquer coisa conhecida, mas tive de estar a vasculhar bem aqui nos sótãos da memória para descobrir de onde vinha. Primeiro pensei num qualquer mau da fita de um filme do James Bond e só depois é que me veio à memória "A Aventura no Rio". É que embora eu tenha andado a reler vários dos livros desta colecção (agora no original) ainda não reli este, nem estou recordado se eventualmente ele foi atacado por uma lanterna masculamente empunhada por um dos nossos heróis. Smile
Lembro-me melhor, porque reli recentemente "A Aventura no Mar", do pobre do Horácio Tripalonga (um dos casos em que a tradução foi um bom achado) a levar na tola, mas aí foi com um pau!
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 1:16 pm    Post subject: Reply with quote

Por acaso ontem à noite lembrei-me deste tópico e estive a "brincar" com uma lanterna cá em casa. Fiquei com a ligeira sensação que se segurarmos a lanterna "à CSI", ou seja, ao nível da cabeça, e se necessitarmos de mudar bruscamente a direcção do feixe da luz, o punho gira ligeiramente mais rapido.

Façam a experiência: se estiverem com o braço ao longo do corpo e rodarem a lanterna, o movimento é mais lento pois implica que todo o braço gire até ao ombro. Se segurarem a lanterna ao nível da cara, só roda o ante-braço até ao cotovelo - uma massa menor, ou menos músculos a trabalhar, quiçá - logo mais rápida a rodar.

A explicação deve ser essa. A série "CSI" aparenta - para mim, que sou leigo - ser rigorosa em muitos detalhes, e creio que seja assim que actualmente se ensina a segurar numa lanterna nas academias de polícia, pelo menos americanas. Em cenários de reacção a um ataque com arma de fogo todos os instantes contam, pelo que se deverão estudar as opções mais eficazem em termos de reacção rápida.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 3:51 pm    Post subject: Reply with quote

Não esquecer também, que se estiverem a segurar uma arma, pegar na lanterna à moderna é a maneira mais eficaz Smile

Essa do gatilho no sítio certo... *aham* hahahaha! Laughing
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group