Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

BD made in Portugal

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> DIVERSOS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Zanahoria



Joined: 17 Nov 2009
Posts: 41

PostPosted: Wed Nov 18, 2009 8:40 pm    Post subject: BD made in Portugal Reply with quote

Eu sou fã de BD, mas curiosamente, a minha colecção é toda internacional (principalmente japonesa). Shocked

Estou neste momento a ter uma cadeira de Banda Desenhada e a professora pediu-me para lhe indicar alguns artistas de banda desenhada portugueses, uma vez que ela não conhece nenhum, e eu não tenho conhecimentos suficientes sobre a matéria, embora conheça alguns nomes. Confused
Estou curiosa em conhecer o que se faz e fez em Portugal em termos de banda desenhada.

Alguém me pode indicar o que está no título do tópico? Que artistas portugueses e títulos de BD em particular me podem recomendar? Quais os vossos preferidos?

O Google ajuda, mas gostava da vossa opinião. Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Nov 19, 2009 5:25 am    Post subject: Reply with quote

Olá viva,
em Portugal existem vários e bons autores de BD, sem qualquer ordem de preferência deixo-te aqui alguns:

No início (1870 a 1905) da BD temos o tão conhecido Raphael Bordallo Pinheiro e outros como o Celso Hermínio, Manuel Gostavo Bordallo Pinheiro, Sebastião Sanhudo e já no século XX Stuart Carvalhais com as suas tão conhecidas personagens, Quim e Manecas, Cottinelli Telmo com a sua não menos conhecida história O Pirilau de Vendia Balões.
Depois com as revistas ABCzinho, Sr. Doutor, Tic-Tac, PimPamPum, O Papagaio, O Mosquito, o Diabrete entre muitas outras, aparecem variadissimos nomes como Sérgio Luíz com o Boneco Rebelde, José Garcês que ainda hoje continua a editar obra, um excelente desenhador a par de José Ruy com muitos trabalhos sobre história. Já pós década de 70 a lista é mais longa, temos Pedro Massano, Carlos Barradas, Zé Paulo, Rui Pimentel e muitos outros

José Ruy
podes ver algums biografia neste link da juvenilbase:
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=jose+ruy&env=s

José Garcês
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=jos%E9+garc%EAs&env=s

Mais recentes:

Rui Lacas
Luis Louro
Augusto Trigo

Pelos nomes podes pesquisar os trabalhos em www.juvenilbase.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Zanahoria



Joined: 17 Nov 2009
Posts: 41

PostPosted: Thu Nov 19, 2009 6:46 pm    Post subject: Reply with quote

Muito obrigada! Surprised
Nem imaginas o jeito que isso me deu!
Estou particularmente interessada nas revistas, e já dei uma vista de olhos ao miau.pt, onde encontrei alguns exemplares que estou a pensar comprar! Smile
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Nov 19, 2009 9:04 pm    Post subject: Reply with quote

Eu ontem também vinha dar estas sugestões, mas acrescento mais alguns:

Artur Correia, desenhador da história alegre de portugal, auto da barca do inferno e outros, e criador da adaptação para TV do romance da raposa. O site dele é: http://artoon.planetaclix.pt/

E Fernando Relvas, foi uma revelação da revista Tintin portuguesa e criador do «espião acácio» e do «L123». site: http://www.relvas.org/

E Vasco Granja, não foi um autor de BD,mas sim um divulgador, muito conhecido também pelos seus 1040 programas na RTP.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Alcazar



Joined: 09 Nov 2009
Posts: 19

PostPosted: Thu Nov 19, 2009 11:39 pm    Post subject: Reply with quote

Um mais recente de Louro e Simões, "Jim del Monaco".


Back to top
View user's profile Send private message
Alcazar



Joined: 09 Nov 2009
Posts: 19

PostPosted: Thu Nov 19, 2009 11:55 pm    Post subject: Reply with quote







Página 6 da história "Une nuit au cirque", desenhada por José Abel (argumento de Seudebias)e editada no álbum colectivo "Transports Fripons" dos Humanoides Associés. Esta é a página menos erótica desta história.

Infelizmente, José Abel, português a trabalhar em França, já morreu há vários anos, ainda novo. Esteve ligado à animação (p.ex no filme "Heavy Metal") e fez algumas incursões na BD. Publicou dois álbuns das "Aventuras de Brian e Alves" pelos Humanoides, com argumentos de Charpier. O primeiro foi publicado em Portugal no "Jornal da BD". Valem a pena para conhecer o trabalho gráfico deste artista (num registo diferente desta página, sem cor directa).

Retirado do blog: http://pequenasimagens.blogspot.com/2007/03/trabalhos-obscuros-jos-abel.html



Lembrei-me do José Abel, pois quando fiz a colecção do Jornal da BD, houve uma altura em que existiu uma parceria com a revista "Metal Hurlant", que chegou a ser considerada a melhor revista de BD do mundo, que eu também comprava e na altura o Jornal publico uma estória com o Brian e Alves, com um grafismo fantástico, nunca mais me esqueci, pois eu também desenho, ou melhor dizendo, desenhava e foi numa altura em que retirava influências de tudo o que me marcava.
Fantástico.



Back to top
View user's profile Send private message
Alcazar



Joined: 09 Nov 2009
Posts: 19

PostPosted: Fri Nov 20, 2009 12:05 am    Post subject: Reply with quote

Mais um que me lembrei, Vitor Péon.
Nascido em Luanda e criado em Alcantara.



Back to top
View user's profile Send private message
Zanahoria



Joined: 17 Nov 2009
Posts: 41

PostPosted: Fri Nov 20, 2009 10:16 am    Post subject: Reply with quote

Excelente! Shocked

Muito obrigada! Nem imaginam o jeito que isto me dá...
Sem contar que é muitíssimo interessante. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Nov 23, 2009 10:41 am    Post subject: Reply with quote

Lembrei-me de outro que é o José Abrantes, que teve o seu suplemento infantil de BD no correio da manhã.
Este é o site dele (que agora está em inglês não sei porquê)

http://www.companhiadozu.interdinamica.pt/abrantes/zu/
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> DIVERSOS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group