Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Rua Sésamo
Goto page Previous  1, 2, 3, 4
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Nov 30, 2009 12:49 am    Post subject: Re: Rua Sésamo com "bolinha" - Jornal "El Paí Reply with quote

Cylon wrote:
P. S.: Alguém me pode ajudar a traduzir o significado da expressão castelhana "en un bajo algo cutre", por favor?

Algo como viver num r/c ou cave de aspecto um pouco sórdido.
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Mon Nov 30, 2009 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado a alguém... Wink
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alcazar



Joined: 09 Nov 2009
Posts: 19

PostPosted: Tue Dec 01, 2009 12:13 am    Post subject: Reply with quote

Uma edição de 1973, tinha eu 5 anos... Rolling Eyes


Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Dec 02, 2009 11:14 pm    Post subject: Reply with quote

Pois é Cylon, é o politicamente correcto. Continuo a detestar.

O Monstro das Bolachas é perigoso porque come bolachas?!?!?! E passou a comer cenouras?!?!?! Coitadas das crianças de hoje Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sat Dec 05, 2009 9:16 pm    Post subject: Reply with quote

Não Miguel!

O problema é que hoje em dia há pessoas que pensam que os miúdos podem ficar obesos por causa do monstro das bolachas, e também com o garfield, porque podem ser más influências. Mas tirarem os desenhos animados violentos já não pensam eles...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Dec 06, 2009 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
Não Miguel!

O problema é que hoje em dia há pessoas que pensam que os miúdos podem ficar obesos por causa do monstro das bolachas, e também com o garfield, porque podem ser más influências. Mas tirarem os desenhos animados violentos já não pensam eles...


Não advogo que ver o monstro das bolachas tenha qualquer efeito espectacularmente negativo tal como ver desenhos violentos.

Mas claro que prefiro (até aplaudo) que mandem pro caixote essa coisa pestilenta e esfomeada (tão feio q pode dar pesadelos às criancinhas Cool ) do que a maioria dos desenhos com um pouco de 'acção'.
Rolling Eyes

O Garfield é apenas um gatinho refofado!
Back to top
View user's profile Send private message
Li



Joined: 07 Jun 2008
Posts: 164
Location: évora

PostPosted: Tue Dec 08, 2009 2:49 am    Post subject: Reply with quote

e agora passa a ser o quê? o Monstro das Cenouras???
nada como as bolachas a serem todas partidas lol e eu incrédula a pensar "mas... ele não come as bolachas, elas não entram na boca dele caem para o chão Confused"
cenouras -.-' já temos o Bugs Bunny a comer cenouras, ora que falta de originalidade... Sad
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Dec 08, 2009 6:36 pm    Post subject: Reply with quote

o que eu queria dizer com o meu comentário é que li no jornal outro dia que a América ia proibir personagens comilonas porque poderiam afectar as crianças em problemas de peso nomeadamente.
Há algum tempo também se fez uma petição nos EUA para tirar a Rua Sésamo do ar, porque havia uma cena do Egas no banho que foi considerada homosexual.

E eu não me referia a desenhos animados com um pouco de acção, mas sim com excessiva acção, como é o caso do dragon ball (que miúdos de 4 anos vêem), que ainda continua no ar de manhã em certos países...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Zanahoria



Joined: 17 Nov 2009
Posts: 41

PostPosted: Tue Dec 08, 2009 7:12 pm    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
E eu não me referia a desenhos animados com um pouco de acção, mas sim com excessiva acção, como é o caso do dragon ball (que miúdos de 4 anos vêem), que ainda continua no ar de manhã em certos países...


E isso é erro dos portugueses (e do ocidente no geral). A animação japonesa é, muitas vezes, pensada para públicos adolescentes/adultos. Recordo-me de ver Samurai X (Rurouni Kenshin) diariamente no Batatoon, e tinha cenas bastante sangrentas. Depois também transmitiam séries como Marmalade Boy (que foi transmitida na SIC de manhã) que abordava assuntos como a sexualidade, triângulos amorosos e havia inclusive a história de uma personagem das principais que tinha um caso com um professor, sendo que no último episódio acabaram por se casar e tudo (o professor e a aluna). E há tantos outros exemplos... O controlo daquilo que é transmitido em programas infantis no nosso país foi/é muito mau. Nem tudo o que é desenho animado é para crianças só porque tem "bonecos". Confused

E quanto ao assunto do monstro das bolachas... Se as crianças de antigamente não ficaram obesas, com tanta bolacha que viram, não é hoje que iam ficar... Confused
Embora hoje em dia os pais estejam menos presentes na vida dos filhos, assim como lhes dão mais liberdade para fazerem/comprarem o que quiserem. Logo, tem uma certa lógica se quisermos ser objectivos (o que não deixa de ser uma parvoíce).
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Dec 08, 2009 10:43 pm    Post subject: Reply with quote

pois, desse ponto de vista, é correcto. Há muitas animes de que gosto, só que são para mais crescidos... também via o samurai X. Tinha 4/5/6 anos quando eles transmitiram e só me lembro de uma cena em que só havia sangue, não compreendi nada daquilo e decidi mudar para outro canal...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Wed Dec 09, 2009 11:23 am    Post subject: Reply with quote

Eu continuo na minha... é certo q n sou apologista de que tudo o que é desenho animado é p um publico infantil! sobretudo um publico q sistematicamente n tenha qualquer acompanhamento.

Mas nunca me fez comichao as cenas violentas de qualquer desenho q tenha visto c q idade fosse (por acaso, honestamente hoje faz-m mais impressao Embarassed ). Sempre integrei bem as cenas violentas na historia.

Agora realmente tive dificuldade em integrar o objectivo de programas como a rua sesamo. So mais tarde percebi q tentavam ser educativos! Na altura sempre achei q deveriam ser p os meninos q eram meios 'burros'. E hoje simplesmente n considero q sejam programas de qualidade e q tenham um potencial educativo significativo.

O mesmo q eu achava de todo o apresentador de programas infantis.
N lhes tenho o minimo de carinho/nostalgia!
E n me vou pôr agora c rodeios só pq "aí, eles tavam a fazer o seu papel ao falar c as criancinhas". Epa sim, mas por culpa da sua existência eu ate perdia o inicio das coisas q gostava de ver. Qdo me perguntavam p q era a TV ligada durante anos a reposta era sempre "estou à espera q o fulano deixe de falar pros atrasados mentais e q comece os desenhos!". E lembro-m disto tao bem pq fui repreendida durante anos, por estar a brincar longe da sala e ter repetidamente a TV acessa com o volume mto elevado sempre à "espera q os apresentadores desaparecesse do ecran".
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Wed Dec 09, 2009 11:50 am    Post subject: Reply with quote

Enquanto que havia colegas meus quando ainda andávamos que alguns desenhos animados influenciavam-nos, eu quando era mais novo nunca me fez impressão porque não percebia como é que tinha piada um desenho animado cheio de tipos a sangrar. E até hoje, essas coisas não me fazem impressão, porque sei que é ficção. Mas se aquilo fosse real...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Alcazar



Joined: 09 Nov 2009
Posts: 19

PostPosted: Wed Dec 09, 2009 12:33 pm    Post subject: Reply with quote

O problema, é que hoje em dia as animações são mesmo muito mais violentas. Eu quando via se calhar o Marco, era muito mais violento emocionalmente, mas os exemplos mais fortes que tinha, eram o Tom e Jerry, falando em violência física.
Hoje em dia, dou por mim, a resguardar os meus filhos de alguns desenhos, chamem-me o que quiserem, mas hoje em dia há muito mais informação do que havia quando eu era jovem(tenho 41), e deparamos com cenários que em nada são salutares em certas idades, no entanto não acho que devam deixar de ser exibidos, apenas que os pais estejam mais atentos.

Também me fez muita confusão quando o Lucky Luke deixou de fumar e começou a "chupar uma palhinha".

O que é certo, é que quando eu via o "Abre-te Sésamo", comia poucas bolachas e tinha uma alimentação muito mais saudável do que hoje em dia a maior parte das crianças têm.

Temos de saber viver com as diferenças que existem num espaço de tempo de 20 ou 30 anos, porque daqui a outros 20 ou 30 serão seguramente ainda mais diferentes
Back to top
View user's profile Send private message
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Wed Dec 09, 2009 1:00 pm    Post subject: Reply with quote

Mto mais... talvez não tanto mais, mas a oferta em violencia talvez seja realmente algo superior. A forma de exploração da violencia tomou uma forma talvez mais explicita, não um nível superior.
E sim, o Tom e Jerry, Coiote, Bugs e por aí adiante eram bem violentos!
Esses usavam armas de fogo, dinamite, facas, agrafos, pioneses,... Agora é quase só murros, armas brancas e "golpes de energia"?!? Cool really Laughing

E pronto, tb n advogo q tudo é p todos. Apenas q c um pco de atenção, suporte e conversa por parte dos pais, nada disso tem grande problema em crianças saudáveis.

"Lucky Luke deixou de fumar e começou a "chupar uma palhinha"" começou a preferir erva ao natural, é daquelas coisas Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Dec 11, 2009 10:33 am    Post subject: Reply with quote

Mas os looney tunes e o tom and jerry, com a violência, conseguiam ter muita piada (e ainda hoje têm), porque nunca morriam. Enquanto que agora os personagens morrem e depois ressuscitam, sem ter piada!
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4
Page 4 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group