Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Enid Blyton e Hitler / Série «Os Cinco em Acção», na RTP 2

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Paulo Alexandre Silva



Joined: 24 Apr 2006
Posts: 28
Location: Ponte de Lima

PostPosted: Fri Feb 19, 2010 4:33 pm    Post subject: Enid Blyton e Hitler / Série «Os Cinco em Acção», na RTP 2 Reply with quote

Question Gostaria apenas de poder pôr à consideração dos participantes deste forum, sobre Enid Blyton, duas coisas que gostaria de poder ver comentadas entre os mesmos, sobre esta escritora, que tive oportunidade de poder descobrir.

1) A revista de grande informação semanal «Sábado», na sua edição do passado dia 7 de Janeiro de 2010, publicou esta pequena notícia sobre Enid Blyton, que gostaria de poder ver em discussão neste forum, e que passo a transcrever:

«Livros: Enid Blyton foi simpatizante de Hitler.

A escritora Enid Blyton, autora de livros infantis como o Noddy e Os Cinco, terá sido simpatizante de Hitler. A suspeita foi levantada por Ida Pollock, viúva do ex-marido de Blyton, que contou ao The Independent on Sunday que a escritora esteve num jantar, no fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, em que se defendia uma atitude apaziguadora face às exigências de Hitler. Pollock, que também é escritora e tem 100 anos, disse que o então marido de Blyton, Hugo Pollock, abandonou o jantar irritado. Mas a criadora de Noddy, que já foi acusada de racismo pela forma como retratava os negros, ficou até ao fim.»

O que acham desta situação, sobre a escritora? Acham que isto terá influenciado de alguma forma a maneira como ela escrevia os seus livros? Acham que terá prejudicado, ou beneficiado, de alguma forma, a sua escrita? Fico à espera de mais comentários, neste forum.

2) Actualmente, na RTP 2, está a ser exibida uma série de desenhos animados, inspirada nas personagens d'Os Cinco, intitulada «Os Cinco em Acção». Esta série apresenta as personagens conhecidas rejuvenescidas, e as mesmas estão inseridas em histórias mais contemporâneas, onde não falta o acesso às novas tecnologias, como computadores e telemóveis. Já tive oportunidade de assistir a algumas cenas desta mesma série. Gostaria que pudessem comentar esta mesma série, neste forum.

Gostaria ainda que o Paulo Ferreira, moderador deste site, como fã incondicional que se sabe de Enid Blyton, pudesse comentar estas duas situações que tenho oportunidade de apresentar, sobre a escritora, neste mesmo forum.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Feb 19, 2010 7:54 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, isso se calhar explica a forma como ela retrata algumas coisas nos seus livros...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas


Last edited by rui sousa on Sat Feb 20, 2010 2:14 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Feb 20, 2010 12:39 pm    Post subject: Reply with quote

Por coincidência acabei de ler um livro escrito pela Enid Blyton em plena 2ª guerra mundial (The Adventurous Four de 1941) no qual 4 crianças naufragam numa ilha deserta ao lado da qual existe outra ilha que era uma base de submarinos e hidroviões inimigos. E ficamos logo a saber quem eram os inimigos, na seguinte passagem:

"Haven't you seen the sign on the wings?" asked Tom, in a curious angry voice. The girls looked. The sign of the crooked cross was painted on each wing - the sign of the enemy, the foe of half the world.

Tradução minha, para quem não souber inglês:
"Não viram o emblema nas asas?" perguntou Tom numa curiosa voz zangada. As raparigas olharam. O emblema da cruz suástica estava pintado em cada asa - o emblema do inimigo, o adversário de meio mundo.

E se alguém ainda tiver dúvidas de quem Enid Blyton era simpatizante, aqui vai mais uma passagem, do final do mesmo livro:

"Yes. It will be the end of those hateful submarines," said his father gravely. "There will be no more of our ships sunk without warning by that nest of submarines! And I rather think that our aeroplanes will drive off any seaplanes round about those islands - those that are not destroyed will fly to their own country in fear! They are no match for our pilots!"

Tradução:
"Sim, é o fim desses odiosos submarinos," disse o seu pai gravemente. "Não haverá mais afundamentos dos nossos navios sem aviso por parte desses submarinos! E penso que os nossos aviões vão afastar qualquer hidrovião das proximidades dessas ilhas - os que não forem destruídos irão voar para o seu país com medo! Eles não podem competir com os nossos pilotos!"

Moral da história: É pena as pessoas critiquem Enid Blyton sem se darem ao trabalho de ler os seus livros!

Quanto à série de desenhos animados, não posso comentar pois não conheço.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Feb 22, 2010 1:59 am    Post subject: Reply with quote

Olá viva,
quanto à primeira observação, poderei em Maio colocar directamente à filha de Blyton (Imogen), questionando a sua veracidade, pois recentemente veio a lume algumas insinuações acerca da escritora que eu interrogo se serão verdadeiras, inclusive algumas retratadas no mais recente telefilme sobre a escritora.
Note-se que a sra Pollock, pelos vistos anda a fazer uma campanha contra Blyton e sem testemunhas tudo o que disser é suspeito de ser verdade ou não. Por mais racista que possam dizer que tenha sido, má mãe, ou outra coisa qualquer terei sempre as minhas duvidas e não deixarei de gostar das suas histórias por qualquer um desses motivos.

Quanto à série de desenhos animados, as personagens não são os Cinco rejuvenescidos, elas são os filhos dos Cinco, nem mesmo o cão é o Tim, claro. Pessoalmente acho que é uma cópia exacta das séries do Scooby-doo, mas não deixa de estar engraçada para a pequenada, abstraindo que seja inspirada nos personagens de Blyton, pois nada têm a haver. Estive há dois anos na apresentação da série em Londres onde foi exibido um episódio e os presentes, de um modo geral, tal como eu, gostaram da série mas não no contexto "blytiano", pois nada tem haver.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Feb 22, 2010 10:49 am    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Moral da história: É pena as pessoas critiquem Enid Blyton sem se darem ao trabalho de ler os seus livros!


...não posso deixar de subscrever!

Quanto aos desenhos animados também nunca vi...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Zanahoria



Joined: 17 Nov 2009
Posts: 41

PostPosted: Mon Feb 22, 2010 8:13 pm    Post subject: Re: Enid Blyton e Hitler / Série «Os Cinco em Acção», na RTP Reply with quote

1) Há muita gente que gosta de atacar a Enid Blyton. Não acredito nesses rumores, até por causa do post do Tim (obrigada!), mas mesmo que fossem verdade, isso não a tornava pior escritora na minha opinião.
Nunca li nada nos livros dela (pode-se dizer que aprendi a ler com a Enid Blyton) que me tenha dado essa impressão. Fui muito influenciada pelos livros dela mas se há coisa que nunca senti foi simpatia pelo movimento nazi.

2) Não gosto dessa série, perdeu aquilo o que torna Os Cinco únicos. Os Cinco + computadores? O horror. Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sun Mar 21, 2010 5:03 pm    Post subject: Reply with quote

A impressão que eu tenho é que a Enid Blyton era nacionalista.
Muita gente acha errado o nacionalismo mas eu, pessoalmente, não vejo nada de errado em gostar do seu país.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ENID BLYTON - a escritora All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group