Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Cadernos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 6:04 pm    Post subject: Cadernos Reply with quote

Era uma alegria quando "estreava" um.
A páginas seguintes já não tinham tanta "graça" devido aos vincos das letras das "escritas" anteriores... Wink
Na Primária, um dos meus favoritos cadernos tinham na capa um desenho muito bonito, tipo postal ( a capa era de "cartolina plastificada") e na contra-capa, estava um Conto (Dickens(?)) - o desenho estava relacionado .
Um desses contos que mais me ficou "gravado" era sobre um menino mentiroso que frequentemente dava falsos alarmes. Acaba por morrer queimado porque, quando pediu socorro, ninguém acreditou nele por julgarem que era outra partida.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 6:28 pm    Post subject: Reply with quote

O engraçado nos cadernos novos, é que no início, escrevia-mos tudo muito juntinho para poupar, a meio já era tudo espaçado para que acabasse e assim a professora dava outro (da 1ª à 4ª classe)
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 11:46 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda me lembro daqueles com linha dupla para aprender a escrever direito e com letra bonita. Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
schwarze_engel



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 21
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 5:44 pm    Post subject: Re: Cadernos Reply with quote

ASantos wrote:
Na Primária, um dos meus favoritos cadernos tinham na capa um desenho muito bonito, tipo postal ( a capa era de "cartolina plastificada") e na contra-capa, estava um Conto (Dickens(?)) - o desenho estava relacionado .

Tenho uma vaguíssima lembrança disso... Tive um que na frente tinha desenhado um ratinho qualquer, e de facto por trás havia uma história... Enquadrada por uma moldura de linhas todas floreadas, não era? Confused

Um dos primeiros cadernos que me lembro de ter trazia o Ulisses 31 na capa. Graças a isso nunca esqueci a série, apesar de não me lembrar de a ver muitas vezes.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Apr 27, 2006 11:41 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Ainda me lembro daqueles com linha dupla para aprender a escrever direito e com letra bonita. Laughing


Também... Smile
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 6:54 pm    Post subject: Reply with quote

eu ainda me lembro de 1 dos meus primeiros cadernos!
Ainda tenho 1 exemplar!
Eram do rei leão!
LOL
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
danimira



Joined: 11 Aug 2006
Posts: 85
Location: Ermesinde / Porto

PostPosted: Fri Aug 18, 2006 5:28 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha escola primária havia o Caderno Diário e a Sebenta, que eram dados pela professora... Eram sempre iguais, sem desenhos nem nada, mas adorava estreá-los!!!
_________________
Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros três dedos teus apontam para ti.
Back to top
View user's profile Send private message
vpalma



Joined: 21 Oct 2007
Posts: 2
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Nov 08, 2007 2:20 am    Post subject: Re: Cadernos Reply with quote

ASantos wrote:
Era uma alegria quando "estreava" um.
A páginas seguintes já não tinham tanta "graça" devido aos vincos das letras das "escritas" anteriores... Wink
Na Primária, um dos meus favoritos cadernos tinham na capa um desenho muito bonito, tipo postal ( a capa era de "cartolina plastificada") e na contra-capa, estava um Conto (Dickens(?)) - o desenho estava relacionado .
Um desses contos que mais me ficou "gravado" era sobre um menino mentiroso que frequentemente dava falsos alarmes. Acaba por morrer queimado porque, quando pediu socorro, ninguém acreditou nele por julgarem que era outra partida.


O menino mentiroso! Tenho esse caderno. Eram histórias infantis e creio que todas de Hans Christian Andersen (o mesmo que escreveu o Capuchinho Vermelho, o Soldadinho de Chumbo, a pequena sereia, o patinho feio, etc).
Foram editados pela Ambar nos anos 70. Na capa possuem a ilustração referente à história que é contada na contra-capa.
Uma delícia.
Aqui deixo imagens de alguns (não babem):






Virgínia
Back to top
View user's profile Send private message
bolinhos2005



Joined: 13 Mar 2008
Posts: 25

PostPosted: Sat Oct 25, 2008 12:15 am    Post subject: os meus cadernos e os dos meus pais Reply with quote

Os meus cadernos (alguns...) ainda guardo intactos...







e dos meus pais...










as sebentas ainda tenho muitas, se me manderem selos para os portes dos CTT, ofereço de boa vontade um exemplar... stock limitado e por ordem de chegada Wink
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Feb 17, 2009 9:20 pm    Post subject: Reply with quote

Ninguém teve ou tem aqueles cuja capa era um axadrezado tipo saia de escocês? um pouco acima do centro tinha um rectângulo branco para preenchermos o nome e a turma.

Se alguém puder meter aqui um scan de um caderno desses era muito bom...
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Tue Feb 17, 2009 9:22 pm    Post subject: Reply with quote

Ninguém teve ou tem aqueles cuja capa era um axadrezado tipo saia de escocês? um pouco acima do centro tinha um rectângulo branco para preenchermos o nome e a turma.

Se alguém puder meter aqui um scan de um caderno desses era muito bom...
Back to top
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Tue Feb 17, 2009 11:03 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tive um dossier da Betty com essas imagens iguaiszinhas Laughing
Eu gostei foi do caderno do 1,2,3 Very Happy
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Feb 18, 2009 11:00 am    Post subject: Reply with quote

Luisinho wrote:
Ninguém teve ou tem aqueles cuja capa era um axadrezado tipo saia de escocês? um pouco acima do centro tinha um rectângulo branco para preenchermos o nome e a turma.


Eu tive desses quando era miúda, mas já não tenho...

Tive vários também do Yakari Smile Adorava-os!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Cylon



Joined: 23 Jun 2008
Posts: 285
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Sun Mar 01, 2009 12:40 am    Post subject: Reply with quote

As minhas primeiras sebentas tinham estampado na capa um estudante de Coimbra com a típica capa preta.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
gildo



Joined: 29 Mar 2009
Posts: 71

PostPosted: Thu Apr 15, 2010 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

Luisinho wrote:
Ninguém teve ou tem aqueles cuja capa era um axadrezado tipo saia de escocês? um pouco acima do centro tinha um rectângulo branco para preenchermos o nome e a turma.


Também tive um desses. Encontrei uma imagem neste site:

http://orespigadorearespigadora.blogspot.com/2009/08/cadernos-escolares.html
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group