Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Colecção 'Bibliotheca dos meus filhos'

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 12:23 pm    Post subject: Colecção 'Bibliotheca dos meus filhos' Reply with quote

De João da Motta Prego (1844-1920), engenheiro agrónomo casado com Virgínia de Castro e Almeida. Publicou uma série de livros para jovens sobre vários aspectos de agronomia e pecuária.
São livros com histórias muito ingénuas vistas aos olhos de hoje (foram publicadas no início do séc. XIX) que tinham como intuito a leitura e o despertar dos jovens para os bons valores familiares e para uma vida de trabalho ligados à agronomia, pecuária, etc.

Os livros são de histórias de ficção mas, dentro da ficção, muito educativos sobre o tema do livro. Por exemplo, no livro O POMAR DO ADRIÃO, o autor conta a história de José Adrião, da sua familia e da sua aldeia, com personagens deliciosas que caracterizavam de alguma maneira a vida do campo na época, mas também engloba na narrativa uma descrição de espécies de pomar, técnicas de cultivo, poda, enxertia, etc.

Apesar de não serem livros de aventuras, são livros muito bonitos e até interessantes para quem goste de jardinagem, plantas, animais, etc.

São também uma herança da história do nosso país.

Li que alguns livros foram premiados pelo Ministério da Agricultura e que eram oferecidos como prémios escolares aos melhores alunos pelo governo.

Tenho alguns desses livros mas gostava imenso de completar a colecção.

Segundo o que sei, a colecção é composta pelas seguintes obras:

QUINTA DO DIABO (Avicultura)
O PADRE ROQUE (Apicultura)
OS NETOS DO NICOLAU (Sericultura)
A LAGOA DE DONIN (Piscicultura)
A HORTA DO TOMÉ (Agricultura - vegetais)
A LEITARIA DA ROSALINA (Pecuária - derivados do leite)
O POMAR DO ADRIÃO (Fruticultura)
OS COELHOS DO MÁRIO (Cunicultura)

O último é referenciado como estando no prelo mas nunca vi referência a que tenha sido editado.





Se alguém tiver alguns destes exemplares ou se tiverem mais informações sobre esta colecção, agradecia que entrassem em contacto comigo.

Obrigado,
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 3:01 pm    Post subject: Reply with quote

oi
tenho "a quinta do diabo" e confesso que o comecei a ler com reservas;comprei-o no ano passado na feira do livro de Cascais e comprei-o por curiosidade(colecciono livros de pecuária /zoologia/veterinária,em parte por curiosidade--trata-se da minha "área" mas também para ver a evolução que o assunto teve nos últimos 100/150 anos).afinal,até gostei do livro...embora não ficasse fã. Nada sei dos outros da série,que ainda não "tropecei neles 8ou então acabam por ser muito caros,face ao estado em que se encontram).
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 4:14 pm    Post subject: Reply with quote

Teve sorte. o livro A QUINTA DO DIABO, sobre avicultura é mesmo o que melhor se adapta à sua àrea.

Tenho esse, tenho A LEITARIA DA ROSALINDA, O POMAR DO ADRIÃO e ainda A HORTA DO TOMÉ. Talvez estes lhe interessem menos, é mais sobre hortofloricultura. Ainda não li o da leitaria. já vi que fala na produção de queijo.

Gostava de encontrar os restantes.

Há um alfarrabista em Benfica, na Av. do Uruguai que tem livros sobre animais e de Zoologia. Tinha, pelo menos há uns meses atrás. Alguns mesmo em francês.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 4:33 pm    Post subject: Reply with quote

oi
na verdade,interessam-me mais os livros sobre cães...
de momento não tenho intenção de comprar mais livros--há uma "montanha" à espera para ler...
mas se encontrar algin dos que lhe (te...nós na patrícias tratamo-nos por tu...) falta compro-o,desde que o preço e o estado seja razoável;não entro em loucuras!
bj
Back to top
View user's profile Send private message
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Thu Aug 19, 2010 2:37 pm    Post subject: Reply with quote

oi
a livraria santiago em Lisboa tem alguns destes,mas os preços são proibitivos:de 20 euros para cima!
em todo o caso,não se paga para ver...
bj
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu Apr 07, 2011 8:04 pm    Post subject: Reply with quote

A Virgínia de Castro e Almeida é conhecida aqui no fórum pelos coleccionadores de literatura juvenil, essencialmente como autora de quatro livros editados na colecção Os Melhores Livros para Crianças da Clássica Editora:
Céu Aberto
Em Pleno Azul
História de Dona Redonda e da sua Gente
Aventuras de Dona Redonda


A referida colecção, sobre a qual em breve farei aqui um post, começa com o Emílio e os Detectives de Erich Kästner, editado pela primeira vez em 1933, curiosamente com tradução de Virgínia Castro e Almeida. Céu Aberto e Em Pleno Azul, foram editados nessa colecção com os número 3 e 4, respectivamente, mas qual não foi o meu espanto ao descobrir que ambos tinham uma primeira edição datando de 1907, ou seja, muito antes da publicação do número 1 da colecção.

Descobri depois que as duas primeiras edições de ambos os livros tinham sido publicadas pela Clássica, sim, mas na colecção que é aqui referida neste tópico - Bibliotheca dos Meus Filhos. A partir da terceira edição, já no início dos anos 40, os livros são então integrados na colecção Os Melhores Livros para Crianças, juntamente com os dois livros da Dona Redonda, escritos por essa época.
Back to top
View user's profile Send private message
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Tue Oct 04, 2011 9:58 pm    Post subject: Reply with quote

Entretanto já consegui todos os volumes excepto o último que continuo sem saber se foi realmente editado.
Tenho um exemplar de cada um desses da Virgínia Castro e Almeida, oferecidos pelo filho. Quando for a casa dos meus pais vou ver que edição é.
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group