Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

"Labirinto Misterioso" - Os labirintos dos Jardins

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jul 09, 2007 4:10 am    Post subject: "Labirinto Misterioso" - Os labirintos dos Jardins Reply with quote



Em Abril de 2007 foi editado o número 49 das histórias escritas por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Uma Aventura no Labirinto Misterioso, neste livro os nossos heróis vão investigar um labirinto de sebes com mais de 100 anos que está envolto em mistérios. Pessoas que ficam tontas, outras caiem desmaiadas. O perigo vence-se decifrando um enigma onde não se sabe onde está.

Esta história - que se consegue ler em apenas 40 minutos, é que das 254 páginas do livro somente 153 são história incluindo 29 ilustrações, frontespicio e algumas páginas em branco – aborda um tema bastante interessante e que aproveito para falar dele, são os labirintos em arbusto que se encontram em alguns jardins, normalmente feitos com uma planta chamada Buxo, tradicionalmente utilizado para este efeito pela sua capacidade de ser podado e pela sua rusticidade. Pessoalmente gosto muito de os solucionar, são pequenos enigmas que fazem recordar a lenda de Knossos na ilha de Greta Esta lenda conta que no tempo de Teseu, filho de Egeu rei de Atenas, Minos reinava em Knossos, a mais poderosa nação do Mediterrâneo. O filho do rei Minos foi morto durante as suas viagens pela Attica (Grécia Antiga), e como recompensa por este crime o rei Minos decretou que, de nove em nove anos, Atenas deveria pagar um tributo a Knossos. Este tributo consistia na entrega, por Atenas, de sete rapazes e sete raparigas a Knossos para aí serem sacrificados. Em Knossos, um especialista de nome Dedalo construíu sob as ordens do rei Minos um complexo labirinto habitado por um minotauro, que era um monstro meio homem meio touro. Quem entrasse no labirinto de lá não conseguia sair sem um guia, e seria devorado pelo minotauro.
Teseu, vendo a tristeza do seu pai, Egeu, rei de Atenas, ofereceu-se para ser um dos catorze jovens a enviar para o sacrifício de Knossos, vencido que conseguiria matar o monstro e libertar Atenas. Assim que chegou a Knossos, e antes de se dirigir ao labirinto, encontrou-se com Ariane, filha do rei Minos, que se apaixonou por ele, e lhe deu a solução para matar o minotauro, com um novelo de fio e uma espada. Uma das pontas do fio ficou atada à entrada do labirinto e a outra no seu bolso; Teseu encontra o minotauro e trava com ele um combate feroz, acabando por o matar com a espada que Ariane lhe havia dado. Pode então usar o fio para encontrar a saída do labirinto, libertar os outros reféns e levar Ariane no seu barco para Atenas. Porém no caminho ancoraram em Delos para festejar a vitória, e Teseu numa atitude de grande ingratidão, abandona Ariane na ilha de Naxos, e segue para Atenas. No entanto, esqueceu-se de hastear a vela branca, sinal combinado com o seu pai para anunciar a vitória sobre o monstro, pelo que Egeu, ao ver o barco do filho com a vela negra, pensou que ele havia morrido e lança-se ao mar suicidando-se, ficando este a partir daqui conhecido pelo mar Egeu.
Na década de 80 esta história foi um dos temas da série Brasileira Sitio do Pica-pau Amarelo, Pedrinho faz o papel de Tseu, mas não me recordo como terminou a história, provavelmente não foi com a morte de Egeu.



Voltando aos labirintos dos jardins, conheço um no parque de S. Roque aqui no Porto em espiral e relativamente fácil de solucionar, um adulto consegue ser mais alto que o arbusto e poder ver o caminho até ao centro onde encontrará um pequeno pelourinho. Contudo não deixa de ser ineteressante descortinar o percurso onde por vezes, e por este não ser devidamente tratado, já está viciado.




In Google Maps

Em tempos conheci um outro, este mais complexo e com sebes muito altas que dificultou a solução do labirinto, lembro-me que para sair a coisa foi mais difícil, cheguei mesmo a andar perdido. Foi em Chatsworth – perto da cidade de Manchester - nos jardins dos Duques de Devonshire. (ver foto alguns posts abaixo).
Seria interessante saber se alguém conhece no nosso país mais jardins com estes labirintos, gostaria de os conhecer.


Last edited by misterio on Tue Jul 13, 2010 4:03 am; edited 4 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Jul 10, 2007 2:17 pm    Post subject: Reply with quote

Não sei se era do teu conhecimento, Paulo, mas para quem for da região de Aveiro ou costume andar por aquelas bandas certamente se lembra do saudoso Milhorinto que, como o nome indica, era um magnífico e enorme labirinto desenhado a partir de um... milheiral!
Existiu durante três anos, entre 2001 e 2003. Cada edição era subordinada a um tema diferente (traduzindo-se em formas diferentes) e no Outono, com a colheita do milho, terminava a edição desse ano, regressando no ano seguinte.
Situava-se na Boavista (Ílhavo) e apesar de ver reconhecida a sua utilidade lúdica e pedagógica, a falta de apoios e a pressão imobiliária que se fazia sentir, atraída por terrenos de dimensões tão generosas e uma localização óptima, não permitiu ao proprietário do terreno outra alternativa. Triste epílogo, sobretudo se repararmos como iniciativas deste género são acarinhadas noutros países.
Para saberem mais:
http://www.noticiasdeaveiro.pt/?c=noticiario&p=153&i=78


Last edited by Alguem on Fri Jul 31, 2009 12:08 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Wed Jul 11, 2007 4:59 pm    Post subject: Reply with quote

Nunca andei em nenhum, nem conheço Sad Só de ver nos filmes (ultimamente num filme mauzito, que foi o "Elektra", a parte final envolve um labirinto deste tipo).

Mas estou com curiosidade para ler este ultimo livro Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Wed Jul 11, 2007 5:10 pm    Post subject: Reply with quote

Por acaso tinha ficado um bocadito desconsolada com Uma Aventura no Comboio, foi um livro sem nada de especial, mas ADOREI este livro passado no Labirinto Misterioso. Também adoro labirintos, mas nunca andei em nenhum, só vi mesmo em filmes, como a anabreu (o último foi o já veterano The Shining, fixe, adaptado de um livro do Stephen King... Wink ).
Obrigada pelo post, Paulo, está muito fixe (e pelas fotos, claro).
PS - bem, eu demorei um bocadito mais de 40 minutos a ler o livro... Laughing
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jul 11, 2007 6:24 pm    Post subject: Reply with quote

Aproveito para os "convidar" a visitar este parque, é muito bonito, para além do labirinto tem uma gruta, e um "miraDouro" verdadeiro, isto é um local onde se consegue ver mesmo o Douro, parque infantil e o resto vejam por vocês mesmos. Fica na Rua de S. Roque da Lameira (zona da minha infância) perto do viaduto da VCI, entrada é livre.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Jul 12, 2007 10:24 am    Post subject: Reply with quote

Há coisas do arco da velha...

Não sei se já mencionei por estas bandas, que para além de adorar ler (não só livros juvenis), também adoro ver televisão... nomeadamente sou meia fanática por séries (abençoados AXN, FOX e FOX LIFE). Infelizmente, ultimamente, e desde que nasceu a minha pipoquinha, há 4 meses e meio, não tenho podido entregar-me tão frequentemente a estes prazeres (ok, a razão é boa Wink ).

Mas gravo as séries que mais gosto, e vou vendo conforme é possível. Hoje de manhã, vi um episódio do CSI Nova Iorque que passou no AXN "prai" há 2 ou 3 semanas, cujo título é "Some Buried Bones". Não é que um dos homicídios deste episódio se passa precisamente num labirinto? Não pude deixar de achar coincidência, e de me lembrar deste post no nosso fórum Smile

Parece que existe mesmo um labirinto em Queens, apesar de eu ter procurado algumas fotos e de a configuração ser diferente da que aparece neste episódio...

Aqui ficam algumas fotos Smile





Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Tue Aug 21, 2007 9:48 pm    Post subject: Reply with quote

Estive de férias na Guarda e fui a um bar que tem um pequeno labirinto Na entrada Laughing é mesmo pequenino, e as "paredes" são tão baixinhas que quase dá pra saltar Razz
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Blue Angie



Joined: 05 Apr 2007
Posts: 577
Location: Cascais

PostPosted: Tue Aug 21, 2007 10:09 pm    Post subject: Reply with quote

Duh! O único labirinto que me recordo é quando passei os meus 2 anos (5º e 6º ano) na escola das Irmãs Doroteias do Linhó e havia um ao pé de uma rampa de alcatrão por onde passavam os carros. Nem nos deixavam lá ir. Eramos apanhados e castigados.

Era pequenito mesmo...e tinha no meio S. José e o Menino Jesus ao colo.
Por baixo das escadas aonde desciamos, havia uma fonte com peixes e...sapos Razz
_________________


25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Aug 24, 2007 10:14 am    Post subject: Reply with quote

Como eu nunca visitei pessoalmente nenhum, continuo as minhas referências... Smile

Outra série que adoro, muito "light" é Gilmore Girls (passa no Fox Life). Pois na 7ª temporada (que ainda nao está a passar em Portugal), a cidadezinha de Stars Hollow também teve direito ao seu labirinto:



Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue May 26, 2009 4:39 am    Post subject: Reply with quote

Em 1997, aquando do meu estágio em Manchester visitei um palácio perto da cidade, onde tinha o labirinto maior que vi até hoje.
Por acaso dei com o site do Palácio chamado Chatsworth - Home of the duke & duchess of devonshire e encontrei uma imagem do labirinto que partilho com todos.


In site http://www.chatsworth.org/attractions/garden


In Google maps
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jul 13, 2010 3:42 am    Post subject: Reply with quote

Este Domingo fui convidado para uma festinha de anos organizado no parque da Lavandeira em Vila Nova de Gaia, e não é que encontrei lá mais um labirinto de sebes?
Pena é estar mal conservado, sujo e para o abandonado.
Deixo uma imagem do Google maps, já que não consegui arranjar um ponto alto para tirar uma foto.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
green man



Joined: 19 Aug 2006
Posts: 117
Location: Benfica (Lisboa)

PostPosted: Wed Jul 14, 2010 8:10 am    Post subject: Reply with quote

O Castelo de Leeds também tem um labirinto muito bonito. O centro termina numa gruta cheia de simbologia.
Se puderem, quando forem a Londres vão visitar o Castelo de Leeds. Fica um bocadinho a sul de Londres.

O Filme 'Dying Young', com a Julia Roberts e Campbell Scott, também tem um labirinto de sebes, supostamente onde uma personagem enterrava os maridos.

Ultimamente li o livro JARDIM DOS SEGREDOS, de Kate Morton, que também se passa numa propriedade em Inglaterra, na Cornualha, que tem um labirinto de sebes também. Se puderem leiam o livro que é muito bom...
_________________
'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!'
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> UMA AVENTURA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group