Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

E a escola de hoje? Será assim tão diferente?!

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Carla Alves



Joined: 15 Aug 2006
Posts: 207
Location: Aveiro

PostPosted: Wed Aug 23, 2006 12:05 pm    Post subject: E a escola de hoje? Será assim tão diferente?! Reply with quote

Abri este tópico porque frequento um curso superior que me dá uma visão sobre a "escolinha" de hoje... Ensino Básico - 1º ciclo Smile

É certo que alguns anos já passaram desde que deixei a minha escolinha primária da aldeia mas... hoje, quando entro numa sala de aula "moderna" (deve ser por terem computador Laughing Laughing ) vejo que pouca coisa mudou! As crianças continuam a beber leite de pacote, a passarem bilhetes às escondidas, a pregar partidas aos colegas, a fazerem trabalhos manuais para colocarem nas paredes, a venderem rifas para arranjarem dinheiro para um passeio, a detestarem matemática (salvo raras excepções Smile ) e sobretudo a serem, tal como nós fomos, crianças!

É certo que algumas técnicas de ensino aprendizagem mudaram (felizmente!!), as brincadeiras dos miúdos também (talvez porque têm outros brinquedos e outros meios que nós não tínhamos!), até os temas de conversa são um pouco diferentes mas o essencial, na minha opinião está lá! Continuam a sonhar, a querer saber mais e mais e a crescer...

Acima de tudo são crianças que vivem um tempo e uma época em tudo diferente da nossa!! Talvez daqui a 20 anos estejam também a conversar sobre a sua infância e a dizer "aquilo é que era... foi um tempo mágico!!"
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Thu Oct 12, 2006 8:24 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que algo que mudou foi o respeito...

A minha mãe é auxiliar numa escola primária e às vezes vou lá...muitas crianças infelizmente já não teem respeito pelos professores, nem pelos pais nem por ninguém Confused Algo que mudou muito também foi a linguagem...infelizmente vejo crianças na 4ª classe que sabem mais asneiras do que eu actualmente e não teem vergonha de dizer à frente de qualquer um...

Mas mesmo assim, continua-se a conseguir passar uma grande tarde com eles, relembrando um pouco a nossa infância também Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Jul 01, 2010 4:48 pm    Post subject: Reply with quote

Stracciatella wrote:

Acho que algo que mudou foi o respeito...
...infelizmente vejo crianças na 4ª classe que sabem mais asneiras do que eu actualmente e não têm vergonha de dizer à frente de qualquer um...


Tens razão. Lembro-me que , uma vez um aluno meu, com 6 anos , perguntou-me se uma determinada palavra era um palavrão e eu disse que não porque desconhecia o termo.
Quando comentei o caso com o meu namorado é que ele me disse que aquilo era um palavrão. Embarassed
Mas se calhar até foi positiva a minha ignorância. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 132
Location: Benfica / Lisboa

PostPosted: Sat Jul 31, 2010 5:20 pm    Post subject: Reply with quote

Como já dito no inicio, apesar dos materiais diferentes, o espírito humano continua a ser o mesmo.
O que me faz confusão e sem querer comparar com a escola de outros tempos, é o método de ensino que é praticado actualmente... Tenho duas sobrinhas e a mais velha (9) que passou de ano para o 1ºBásico(? 5ºano de escolariedade), lê HORRIVELMENTE MAL o que será estranho (penso eu) quando começar com as multiplas disciplinas.

Com a mais nova e aquando na 1ªclasse, a minha cunhada ia tendo um "ataque de nervos" quando perguntou pelo estranho desenvolvimento escolar (da sua perspectiva) e a prof respondeu que "... agora não obrigamos nada e aprendem gradualmente comforme a disponabilidade (vontade?) das crianças..." Shocked Very Happy Esta pequena que é uma rebelde (espero que não chegue a terrorista Wink Very Happy ) que diz "...não gosto da escola e não preciso dela para nada" e que diz" que os adultos tem a mania que mandam nos mais pequenos(! Very Happy )", não nos soube dizer se tinha passado para a 3ªclasse (por ter noção do que sabe ou não sabe? - por insegurança? - por desinteresse (minha escolha...)?". Passou e parece que vai fazer o mesmo percurso que a mana...

Quanto ao computador, maldito Evil or Very Mad "Magalhães" que me tirou o prazer de ensinar às minhas sobrinhas como "mexer" nesta máquina... Wink Very Happy Elas já sabem tudo!!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> A MINHA ESCOLA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group