Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Berlindes

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Tue May 06, 2008 9:35 am    Post subject: Os Berlindes Reply with quote

Epá aquilo era o dia todo! até não se ver mais as bolinhas! lolo
Tinha dos transparentes.. dos baços.. de fundo branco.. as esferas... que se tiravam dos rolamentos.. as vacas leiteiras que eram os maiores.. as piruguinhas q eram uns mesmo pequeninos... As esferas havia claro de todos os tamanhos.. cheguei a ter uma enorme... pois o meu pai trazia-me de onde trabalhava.. de rolamentos gigantes.... ate enterravam os berlindes normais.. quando se fazia "transporte" e se podia levantar a esfera para atirar ás outras.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Tue May 06, 2008 10:51 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me que havia o "olho de vaca" (eram aquelas que tinham fundo branco, mas depois podam ter "pinceladas"r azuis, vermelhas, castanhas, pretas, amarleas...), depois havia o "olho de serpente" que eram aqueles transparentes com umas coisas esquesitas mas muito giras pelo meio; havia uns que acho que eram as "péolas" porque eram muito brilhantes, como as pérolas, e esses que diz ser "vacas leiteiras" eu sempre ouvi dizer que eram os "bois" Laughing ! Ainda guardo 3 desses!
Lembro-me que o meu irmão tinha 1 saco enorme com berlindes, e a minha mãe estava sempre a zangar-se connosco por deixar-mos os belindes toos espalhados pela sala!
Infelizmente já são poucos os berlindes que tenho guardados... Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Wed May 07, 2008 1:26 pm    Post subject: Reply with quote

Eu a ultima vez q fiz uma digressao ao sotao da minha mae trouxe os meus.. ainda tenho uams caixinhas dele .. é bom relembrar..
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Thu May 08, 2008 11:56 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém se lembra como se chamavam as covas para onde se jogava?

1ª, 2ª, 3ª, funda?, meio-funda? e mata...será isso?

E aquelas posições de onde se podia atirar depois de conquistar a "mata"?
Pescador (em cima do joelho?), por trás das costas, por baixo da perna, etc, etc...

Havia ainda os abafadores (em vidro de tamanho gigante) que (segundo algumas versões do jogo) dariam direito ao seu dono a apropriar-se dos berlindes que "matava"...
Back to top
View user's profile Send private message
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Fri May 09, 2008 8:14 am    Post subject: Reply with quote

Ora aqui estão os meus berlindes que já nao andam na terra há uns 25 anos!
Os baços.. os transparentes.. e os brilhantes... E as respectivas vacas leiteiras que assim aqui na zona chamavamos aos maiores.
Os buracos nós chamava-mos as covas. Depois de ir á ultima cova podíamos fazer "transporte" ou seja levantar o berlinde e trocar o normal pelo maior e se acertásse nos outros ficaría com eles.

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Fri May 09, 2008 9:18 am    Post subject: Reply with quote

Já me lembrei dos nomes das covas,

Era 1ª, 2ª, 3ª, pires, meio-pires e mata, era isso!
Back to top
View user's profile Send private message
Proenca



Joined: 12 Oct 2009
Posts: 43
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Nov 14, 2009 6:26 pm    Post subject: Reply with quote

O que dava mais prejuízo (e a malta evitava jogar) era jogar à "santinha".

Colocava-se uma pedra no chão, uma tábua a fazer de rampa e....
já está, lá iam eles rampa abaixo. Se o que eu jogasse acertasse no do adversário ficava com tudo.

Os grandes chamávamos de "abafadores" ou "abifadores"
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
xana_m



Joined: 19 May 2006
Posts: 204
Location: De Loures mas a morar em Vila do Conde

PostPosted: Sat Nov 14, 2009 7:33 pm    Post subject: Reply with quote

Ah, eu também chamava abafadores!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Mar 03, 2010 3:24 am    Post subject: Reply with quote

Ontem aconteceu-me uma coisa engraçada, já lá vão alguns anitos que colecciono berlindes, ou seja, vou juntando um berlinde de vários tamanhos, material e motivos diferentes, claro que é raro haver berlindes iguais pois todos são diferentes, mas dentro do mesmo género, cores e material eu guardo um. Bem até ontem pensava que era um maluquinho, tal como aqueles dos livros velhos, conhecem? (private joke) Que coleccionava berlindes pois não conheço ninguém nem nunca vi quem o pudesse fazer, pois até cheguei a pensar ser o único coleccionador de berlindes do mundo. Ora bolas, ou melhor, ora berlindes ontem fui até à FNAC e naquelas bancadas com pechinchas encontrei, para meu espanto e admiração, um livro sobre berlindes "American Marbles", nem queria acreditar existe um livro sobre berlindes? Pois digo-vos que não existe um mas sim imensos e depois de o ler e ver descobri, clubes, sociedades, coleccionadores, fábricas, lojas, feiras especializadas de berlindes, acreditam? Até conseguem identificar as fábricas que os fizeram e que existem alguns que valem muito dinheiro.
Quando eu era pequeno e jogava ao berlinde a 3 buracos, ou então na fase que os comercializava, pois na altura com 13/14 anos já vendia berlindes para comprar mais para mim, não imaginava que viria a coleccionar tais bolinhas de vidro e que hoje iria conservar no meu saquinho maravilha os meus primeiros berlindes, aqueles que não foram perdidos para os bolsos dos meus compinchas de jogo e que 23 anos depois fazem parte de uma colecção de perto de 300 berlindes diferentes.

Vejam esta caixa de uma marca americana:

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Wed Mar 03, 2010 8:42 am    Post subject: Reply with quote

Epá isso é uma caixa de um campeão! Dvia ir para o campeonato internacional! No fim de semana já sei vou dar um salto aqui á fnac e ver as novidades berlindais! lol
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Mar 04, 2010 4:21 am    Post subject: Reply with quote

Sérgio, o livro que comprei estava nas pechinchas, e custou 4.40EUR o preço inicial era a módica quantia de 25.50EUR. Se fores à amazon.co.uk encontras lá livros.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Fri Mar 05, 2010 12:23 am    Post subject: Reply with quote

Ok brigadinha. Quer dizer que trouxeste as pechinchas todas???
lolol
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
almachev



Joined: 31 Jul 2007
Posts: 33
Location: Paivas-Amora

PostPosted: Wed Aug 25, 2010 9:56 pm    Post subject: Reply with quote

Não esquecer as pilecas , normalmente arranjavam-se nas garrafas de whiskey (gargalo da garrafa) e eram transparentes , as licenças , os olhos de boi (todos pretos )e olho de vaca (todo branco), e depois os abafadores . Onde vivi a minha infância , para abafar berlindes ( ou guelras ) era preciso o olho de boi e olho de vaca , recitava-se algo como: olho de boi , olho de vaca dá a volta ao mundo e papa( de seguida pegávamos no abafador e com uma ligeira quincada , abafávamos o berlinde de alguém ).Havia ainda os palhaços , o jogo do mata ( no mínimo viciante ) , assim como o jogar à caçador ( com a perna flectida e jogarmos o berlinde em cima do joelho , valia 2 berlindes no caso do mata ).
Infelizmente para as crianças os berlindes pouco ou nada lhes dizem e os jogos da altura já estão praticamente esquecidos.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group