Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Até sempre, Toni!

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Fri Jul 30, 2010 10:48 am    Post subject: Até sempre, Toni! Reply with quote

Ao grande António Feio, que tanto me fez rir e sorrir ao longo dos anos, fica a minha gratidão e admiração!

Last edited by carla1983 on Fri Nov 15, 2019 3:17 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Jul 30, 2010 11:33 am    Post subject: Reply with quote

Um post de homenagem:

http://companhiadasamendoas.blogspot.com/2010/07/morreu-antonio-feio.html
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Jul 30, 2010 2:50 pm    Post subject: Reply with quote

Há uns meses atrás recebi um mail com o trailer de apresentação do filme, já em exibição, Contraluz .
O trailler contém uma mensagem do António Feio que na altura me deixou arrepiada.
Neste momento, penso que divulgar essa mesma mensagem é um dos melhores tributos ao António:

http://www.youtube.com/watch?v=_MlTTNUQZiI&feature=related
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Jul 30, 2010 8:43 pm    Post subject: Reply with quote

marion wrote:
Há uns meses atrás recebi um mail com o trailer de apresentação do filme, já em exibição, Contraluz .
O trailler contém uma mensagem do António Feio que na altura me deixou arrepiada.
Neste momento, penso que divulgar essa mesma mensagem é um dos melhores tributos ao António:

http://www.youtube.com/watch?v=_MlTTNUQZiI&feature=related


Não é muito frequente virem-me lágrimas aos olhos.
Back to top
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Jul 30, 2010 11:46 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora... porque a grande maioria de vocês nunca o viu assim e, se calhar, mesmo quem tem idade para isso, já não se recorda, aqui fica:

http://www.youtube.com/watch?v=dOZCyKQE0fM

Esta é a maneira como eu sempre vou recordar o António Feio. A maior parte das pessoas ignora, mas o actor foi das pessoas mais conhecidas deste país quando tinha 12 anos de idade, quando era o mais popular actor de uma telenovela (ainda não tinha esse nome, mas era do que se tratava) portuguesa chamada "Gente Nova".
As imagens não são dessa série, porque não encontrei, mas de uma peça de teatro, da mesma época, das muitas que passava nessa altura na RTP. Curiosamente, ele aqui contracenava com o Rui de Carvalho, que fazia de pai dele na tal "telenovela" Gente Nova.

Eu era muito pequenino, tinha 6/7 anos, quando a novela passava, mas lembro-me perfeitamente de ser grande fã do Luisinho (não é o nosso homónimo colega de fórum que, curiosamente postou antes de mim, Smile era o nome do personagem interpretado pelo AF). O Luisinho era o meu herói, era quem eu gostava de ser, era com quem muitas meninas da minha idade, ou um pouco mais velhas, suspirava, e era o filhinho que todas as mães queriam ter. Um menino loirinho e que, curiosamente, na altura, em nada fazia jus ao nome do actor. Smile

Numa entrevista de Maio de 2009 ao Expresso, António Feio refere-se a essa época:

«Aos 12 anos já era famoso. Chegou a ser capa de revista.
Era um miúdo muito popular. Fiz uma novela, na altura um folhetim, que se chamava Gente Nova. Foi um sucesso.

Reconheciam-no na rua?
Era eu e o Eusébio... (risos)

Era um miúdo bonito?
Muito louro e arrumadinho, de cabelo comprido. Com as meninas todas atrás (risos)


Quando ele diz "era eu e o Eusébio" não está a brincar tanto quanto possam julgar, tenho uma vaga ideia de ele ter chegado algures (ou de algures) de avião e ser recebido por uma multidão eufórica, embora não me lembre bem da situação, dada a pouca idade que eu tinha na altura.

O sucesso antes de tempo em nada o beneficiou na carreira futura. Todos parecem ter esquecido o Luisinho e, se alguém se lembra, é capaz de perguntar hoje: "Ah, o Luisinho era o António Feio?" Na verdade ele teve de construir uma carreira toda a partir do zero e só voltou a ser verdadeiramente popular em anos mais recentes, nomeadamente através do "Conversa da Treta". Mas entre esses extremos, Luisinho e Toni, muito trabalhou e muito fez pelo teatro em Portugal, quer como actor quer como encenador.

Eu irei recordá-lo sempre como o Luisinho e como um homem simples, despretensioso e corajoso!
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex



Joined: 23 May 2007
Posts: 600
Location: Espinho

PostPosted: Sun Aug 01, 2010 4:12 pm    Post subject: Reply with quote

É uma grande perda para a cultura Portuguesa, e uma perda irreparável e dolorosa para a sua família e amigos, que certamente viveram com ele esta luta, e com ele tanto aprenderam.

Infelizmente, esta era uma notícia que, mais tarde ou mais cedo, haveria de chegar. Mas é sempre uma notícia chocante, quando sabemos que alguém está a lutar com a todas as suas forças, e no fim parece ser tudo em vão.
Mas não podemos esquecer o quanto ele, durante a sua luta, abriu os olhos a muita gente para a importãncia da vida, de viver a sério, e o quanto devemos, dia após dia, construir o nosso caminho para nos amarmos e sermos felizes. Nada do que o ser humanno faz deve ser considerado "em vão", e certamente não será este o caso do António Feio.

Por acaso, ainda esta semana vi no cinema o trailer do Contraluz, e a participação do António Feio, e tocou-me bastante. E não pude deixar de pensar "Quanto tempo mais conseguirá este senhor falar-nos desta maneira que nos toca tanto?". Agora já sei. Não nos falará mais em tempo real, mas a sua memória, as suas ideias ficarão para sempre entre nós.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sun Aug 01, 2010 9:22 pm    Post subject: Reply with quote

Se estiverem interessados, hoje a RTP2 transmite a peça «O que diz Molero» com o António Feio e o José Pedro Gomes, que foi um grande êxito do teatro dos anos 90. Às 22:40
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
carla1983



Joined: 25 Oct 2006
Posts: 173
Location: Porto

PostPosted: Mon Aug 02, 2010 8:42 pm    Post subject: Reply with quote

rui sousa wrote:
Se estiverem interessados, hoje a RTP2 transmite a peça «O que diz Molero» com o António Feio e o José Pedro Gomes, que foi um grande êxito do teatro dos anos 90. Às 22:40


Muito obrigada por teres avisado Rui! Não tive oportunidade de ver a peça na altura em que esteve em cena, pelo que vi ontem pela 1ª vez e adorei!


Last edited by carla1983 on Fri Nov 15, 2019 3:16 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Aug 02, 2010 11:27 pm    Post subject: Reply with quote

Ora, de nada Very Happy também adorei ver. Já tinha lido o livro e a peça achei-a espectaular. O José Pedro Gomes ganhou um prémio com esta actuação, e merecidamente!

E logo para continuar a noite, quando acabou, mudei de canal e estava a dar na TVI a «Verdadeira Treta», a última treta dessa grande dupla.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
ricardo calado



Joined: 16 Aug 2006
Posts: 237
Location: setúbal

PostPosted: Tue Aug 10, 2010 12:08 pm    Post subject: Reply with quote

O António Feio acompanhou-nos na nosa infância e no nosso crescer em dobragens nos desenhos animados e peças de animação como o Zarabadim.

Era um actor muito cómico que gostava sempre de ver e me punha bem disposto.

Deixa muita saudade...não sendo um membro familiar deixou-me muita mágoa ainda por cima na forma como foi.Uma luta titânica pela vida...a sua força e coragem contra um mal que ninguém está livre.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Aug 10, 2010 4:52 pm    Post subject: Reply with quote

O que mais me incomoda não é o facto de ele ter falecido porque isso é o que todos temos como certo, o que me incomoda é o facto de ele ter sofrido. Para quê tanto sofrimento ?
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 12:05 pm    Post subject: Reply with quote

Ora aqui está uma pessoa que fará mesmo falta no panorama cultural nacional... era simplesmente fantástico Sad
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group