Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Pacotes e garrafas de leite

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : ALIMENTAR
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

carla1983

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Qui Set 23, 2010 10:07 pm    Assunto: Pacotes e garrafas de leite Responder com Citação

Lembram-se de quando o leite vinha em pacotes de plástico? Laughing Aquilo não dava jeito nenhum! Depois passou a haver em garrafas de plástico de 1,5L que eram deliciosas! O leite simples era uma garrafa branca com tampa azul e o leite achocolatado era uma garrafa acastanhada com tampa castanha. Adorava este leite! Sempre guardei um carinho especial pelas boas recordações que me deixou.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 2:39 am    Assunto: Responder com Citação

As primeiras formas de distribuição do leite eram feitas por mulheres (leiteiras) que utilizavam canados em metal onde transportavam o leite e vendiam porta a porta, reza a história que muitas faziam "chichi" para este dar mais fartura, se é verdade não sei, a minha mais diz que é um mito, mas água, ai isso punham, quando ela era copeira num café do Porto, vou omitir o nome pois ele ainda existe, estavamos em finais da década de 60. Mas este costume não é do meu tempo tal como as garrafas de vidro como podem ver na imagem em baixo, não tenho ideia de ver. Quando era pequenito recordo e muito bem dos sacos de plástico que traziam o leite.

Anos 70

Editado pela última vez por misterio em Sex Set 24, 2010 12:17 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Tim

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 10:57 am    Assunto: Responder com Citação

misterio escreveu:
As primeiras formas de distribuição do leite eram feitas por mulheres (leiteiras) que utilizavam cantaros em metal onde transportavam o leite e vendiam porta a porta

Isso ainda é do meu tempo, com a diferença de na minha zona serem homens (leiteiros). Podem ver uma foto muito antiga aqui:
http://www.madeiraarchipelago.com/photo/displayimage.php?pos=-7149

Embora esta foto seja de 1919, a recordação que eu tenho dos leiteiros dos anos 60 é exactamente essa.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Num dos filmes portugueses que agora não estou recordado qual, vê-se uma leiteira a vender à porta e por curiosidade a freguesa pergunta se o leite tem água, ao que responde com a água tão cara nem pensar, vejam.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

rui sousa

Local/Origem: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Filmes com leitarias, só me lembro do «Pátio das cantigas». Era a leitaria Estrela d'Alva Very Happy

Alguem

Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 5:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Tim escreveu:
misterio escreveu:
As primeiras formas de distribuição do leite eram feitas por mulheres (leiteiras) que utilizavam cantaros em metal onde transportavam o leite e vendiam porta a porta

Isso ainda é do meu tempo, com a diferença de na minha zona serem homens (leiteiros).

Exactamente. Também me lembro da leiteira vir a casa com as "medidas" do leite e posteriormente das garrafas de vidro com as tampinhas estanhadas (sacos de plástico e tetrapacks era coisa de ficção científica Laughing ).
Os mais novos nem imaginam a variedade de fornecedores ao domicílio que havia, quando os hipers apenas existiam na imaginação: era a leiteira, a galinheira, o rapaz do talho na sua bicicleta, a peixeira com a sua canastra à cabeça, o jornaleiro, a padeira, o merceeiro, ...

Padeira, só deixei de ter há pouco tempo bem como jornaleiro, se bem que este já há mais tempo.
Talhos e minimercados agora distribuem os seus produtos em possantes furgões climatizados...

E na minha zona ainda aparece, na sua bicicleta, o amolador de facas e tesouras, que também conserta guarda-chuvas (e quando ele aparece, tocando a sua gaita de plástico de som característico, logo se pensa... "Hum, vai chover!"). "Capa-gatos" também é a sua alcunha Laughing

Anonymous
Visitante

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Tim escreveu:
misterio escreveu:

Isso ainda é do meu tempo, com a diferença de na minha zona serem homens (leiteiros). Podem ver uma foto muito antiga aqui:
http://www.madeiraarchipelago.com/photo/displayimage.php?pos=-7149

Embora esta foto seja de 1919, a recordação que eu tenho dos leiteiros dos anos 60 é exactamente essa.

Eu também sou da Madeira e lembro-me bem dessa velha figura emblemática da nossa história. Aqui também existiu leite embalado em saco de plástico de 1 litro. Esse sim, era uma delícia. Não consegui encontrar uma foto online e o mais certo é que a memória destas pequenas coisas acabe por desaparecer.

misterio
Administrador

MensagemColocada: Sex Set 24, 2010 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Luisinho, esse leite em sacos de plastico era o "leite do dia", eram deixados, pelo menos onde morava à porta de casa, quando acordava lá estava o saco de leite mais o saco do pão à porta.
Dizes que era mais sabroroso, é simples o leite quanto mais gordo for mais sabor tem, e este leite estava entre o meio gordo e o gordo, dai o seu sabor.
Os sacos tinham a característica de serem pretos no interior. Não posso dar a certeza mas penso que ainda existe este leite dstribuido para o comércio hoteleiro e em sacos, há um ano estava em Lisboa num café e vi um distribuidor a levar alguns na mão, fiquei na dúvida se seria leite ou natas.
Vou ver no meu arquivo se arranjo uma foto para mostrar a quem nunca viu ou não se recorda.

Anonymous
Visitante

MensagemColocada: Sáb Set 25, 2010 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso mesmo, eram mesmo pretos no interior não faço ideia porquê. Era de facto um leite gordo e ao arrefecer formava uma espessa nata amarela à superfície que era uma delícia do outro mundo. Bem, isto naquela época em que não havia ainda muita preocupação com gorduras saturadas, colesterol e afins.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : ALIMENTAR Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens