Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O jogo do elástico

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
g0lden
Guest





PostPosted: Fri Feb 10, 2006 7:56 pm    Post subject: O jogo do elástico Reply with quote

Quem não se recorda do jogo do elástico?
Lembro-me de jogar ao "1,2,3" e um outro que tinha várias etápas para ir subindo o elástico.Chiça agora me dei conta que na prática era fácil jogar,mas na teoria é dificil explicar.
Quem não se lembra da manha das dobras nas calças de ganga para prender o elástico para se jogar e ir subindo o elástico.
Back to top
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Mar 02, 2006 1:46 pm    Post subject: Reply with quote

O jogo do elástico era quase obrigatório na nossa formação de "miúdas". Era praticamente uma modalidade olímpica.
E pelos menos estavamos sempre em grande forma física.
Se eu agora tivesse o atrevimento de tentar saltar, o mais provavel era ter que apanhar todos os meus ossinhos do chão e colá-los bem colados.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu Mar 02, 2006 5:19 pm    Post subject: Jogo do Elástico Reply with quote

Fantástica esta brincadeira!!! Very Happy E que saudavel, em contrapartida com estas playstations e PC e afins....

Realmente as crianças desta geração nunca vão saber o que é brincar ao ar livre, correr e saltar ao elástico, disto é que nao me esqueço Sad enfim....
Back to top
raquel_madeira



Joined: 03 Mar 2006
Posts: 28
Location: Mem Martins - Sintra

PostPosted: Fri Mar 03, 2006 11:46 am    Post subject: Reply with quote

Fantastico! Ja nem me lembrava disto.
Realmente havia o outro jogo com varias etapas: primeiro com um pe de cada lado do elastico, depois os dois em cima na perpendicular, depois um por baixo outro por cima (entre outras)....... e depois ainda havia a situação de ir e voltar ou ser so ida (qdo eram so duas a segurar o elastico.

Quando nao tinha ninguem com quem jogar ate em casa arranjava duas cadeiras da sala (com costas altas) e jogava sozinha.
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Mar 15, 2006 12:12 pm    Post subject: Era lindo! Reply with quote

O elástico era do melhor...... que simples, mas que divertido.

havia brancos, pretos, mais grossos, mais finos, ......chateava a minha mãe para ir comprar elásticos. Ficavam velhos e nojentos mas moravam sempre dentro da "pasta".

Não te abraçavas às amiguitas que queriam participar e perguntavam em coro "quem quer jogar ao elástico......?
Back to top
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 3:43 pm    Post subject: Reply with quote

Eh, eh! Bons velhos tempos (chiça, que estou velha!).
Eu e a minha irmã também chegámos a jogar na sala, com o elástico preso em duas cadeiras da sala de jantar. Não era tão bom como no recreio do colégio, mas dava para desenrascar. Muito bom! Viva o elástico!
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Azaelix
Guest





PostPosted: Mon Mar 20, 2006 12:49 pm    Post subject: Jogo do elástico Reply with quote

Socorro!
Tenho uma filha de seis anos, sou viúvo, e a minha cunhada nunca brincou com o elástico!!! Como é possível???
Quando eu era miúdo, e ia brincar "para a rua", via as miúdas brincar com o elástico. Também eu, quando não havia rapazes, ainda brinquei uma ou duas vezes.
Resultado: só tenho memória de ir subindo o elástico. Mas recordo-me que havia movimentos mais complicados...
Eu e a minha filha, na sala, com uma cadeira, já tentei. Mas chegeui ao ponto em que a cadeira não suportou o nosso esforço Smile
Eu sei que é não é fácil de explicar. Mas será que ninguém tem paciência para desenhar uns esquemas? Ou explicar os movimentos?
A bem da nossa memória e da condição física das nossas crianças (eheheh).
Muito obrigado e muito obrigado para este espaço para os "cotas".
Alex
Back to top
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 2:07 pm    Post subject: Reply with quote

A primeira figura era saltar com os dois pés de maneira a ficar no meio dos dois lados do elástico. Depois saltava-se de maneira a que cada perna ficasse do lado de fora de cada lado do elástico. Depois saltavas de maneira a ficar do lado de fora do elástico.
A segunda figura era igual à primeira mas repetida três vezes antes de saires do elástico.
A terceira figura era a mais complicada (de fazer e de explicar). Saltavas de maneira a ficar com uma perna entre os dois elásticos e a outra perna do lado de fora do elástico - do lado contrário ao que tinhas entrado.
Saltavas três vezes de maneira a ficar sempre uma perna entre os elásticos e outra de fora, sais e voltavas a repetir. Começava com o elástico ao nível dos tornozelos e acabava debaixo dos braços.

Bem se calhar não percebeste nada do que estou a explicar...eu tentei
Back to top
View user's profile Send private message
anabelabbm



Joined: 06 Mar 2006
Posts: 63
Location: Odivelas

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 3:08 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que melhor explicação é impossivel Alexandra Surprised
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Mar 20, 2006 4:09 pm    Post subject: Re: Jogo do Elástico Reply with quote

Karla wrote:
Fantástica esta brincadeira!!! Very Happy E que saudavel, em contrapartida com estas playstations e PC e afins....

Realmente as crianças desta geração nunca vão saber o que é brincar ao ar livre, correr e saltar ao elástico, disto é que nao me esqueço Sad enfim....


Bem, eu não sou assim muito nova, mas quando andava na primária (96/99), jogava muitas vezes a esse jogo... até mesmo no 8º ano, com amigas minhas, ao tentar recordar os tempos de infancia...
Axo k também se diziam os dias da semana, mas ja não me lembro muito bem...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
azaelix
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 2:11 pm    Post subject: Jogo do elástico Reply with quote

Obrigado, Alexandra.
Acho que já deu para avivar algumas memórias Smile
Back to top
Vanessa
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 6:51 pm    Post subject: que máximo... Reply with quote

O jogo do elástico é do que eu me lembro de mais gostar de fazer. e havia também um jogo que era uma linha ou fio nas mãos e depois passava para a mão de outra pessoa com uma técnica , nem sei bem explicar... Very Happy
Back to top
Vanessa
Guest





PostPosted: Tue Mar 21, 2006 6:51 pm    Post subject: que máximo... Reply with quote

O jogo do elástico é do que eu me lembro de mais gostar de fazer. e havia também um jogo que era uma linha ou fio nas mãos e depois passava para a mão de outra pessoa com uma técnica , nem sei bem explicar... Very Happy
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri Mar 24, 2006 12:20 pm    Post subject: o mito!! Reply with quote

xii o jogo do elástico era um mito!!! não havia um intervalo na escola em que não se jogasse ao elástico.. os rapazes é que nunca aderiram muito, não sei bem porque.. e os miudos de agora acham uma seca.. cm as coisas vão mudando n é? Rolling Eyes
Back to top
buxi



Joined: 15 Apr 2006
Posts: 166
Location: Dublin / Irlanda

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 10:24 pm    Post subject: Reply with quote

Quem é que não se lembra desta "música" do elástico:

um dois três, um dois três, um dois três, um dois três...

um dois , um dois , um dois, um dois...

um, um ,um, um, um!!!!!!

Era assim não era?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 10:28 pm    Post subject: Re: que máximo... Reply with quote

Vanessa wrote:
(...) havia também um jogo que era uma linha ou fio nas mãos e depois passava para a mão de outra pessoa com uma técnica , nem sei bem explicar... Very Happy


Esse jogo deve ser a cama-do-gato.

Há um tópico nesta secção sobre isso... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 20, 2006 3:25 am    Post subject: Reply with quote

Sim é a Cama do Gato, tenho preparado umas fotos para ensinar a fazer.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Mon Apr 24, 2006 11:09 am    Post subject: Reply with quote

buxi wrote:
Quem é que não se lembra desta "música" do elástico:

um dois três, um dois três, um dois três, um dois três...

um dois , um dois , um dois, um dois...

um, um ,um, um, um!!!!!!

Era assim não era?


Era isso mesmo. Esse era um dos jogos, o "Um, dois, três". Muito bom!!! Wink
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
interessada



Joined: 16 Mar 2006
Posts: 35

PostPosted: Thu May 04, 2006 10:03 am    Post subject: Reply with quote

O 1,2,3 foi o que eu mais joguei. O problema é que à medida que o elástico subia a perna ia tropeçando cada vez mais... Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Thu May 04, 2006 10:37 am    Post subject: Reply with quote

Mas havia a técnica da puxada do elástico quando este ficava muito alto. Pelo menos eu fazia isso... puxava o elástico e depois quando era para fazer a volta era muito mais fácil Wink
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Thu May 04, 2006 1:14 pm    Post subject: Reply with quote

axo k havia 1 musica k era:

Seguanda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sabado
Domingo
E feriado!
Razz
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group