Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Anos 30/40 do Séc. XX ou Séc. XXI ?

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 18, 2010 5:47 pm    Post subject: Anos 30/40 do Séc. XX ou Séc. XXI ? Reply with quote

Lembro-me que nos anos 70, 80 e 90 do século passado eu queria comer gelados no Inverno e não havia quase nada à venda, só o que sobrava do Verão anterior.
O meu marido quando era adolescente chegou a ser gozado na escola por estar a comer um gelado no Inverno.
Só com o passar dos anos é que as pessoas foram adquirindo o hábito de comer gelados com o tempo frio e, actualmente, poucos se espantam ao ver alguém fazer isso. No entanto, tenho ideia que na colecção Mistério os miúdos comem gelados na Páscoa e creio que mesmo nas férias do Natal.
Será que era mesmo assim na Inglaterra dos anos 30/40 e que os portugueses demoraram várias décadas para lá chegar ?
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Tue May 18, 2010 7:19 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me também de uma história da Agatha Christie passada no Inverno " A Última Razão do Crime" onde duas personagens comem um gelado no Inverno.
Back to top
View user's profile Send private message
Alborada



Joined: 21 Apr 2010
Posts: 63

PostPosted: Tue May 18, 2010 8:08 pm    Post subject: Reply with quote

..e eu lembro-me, há alguns anos atrás, de não apreciar comer gelados, nem no Verão , nem no Inverno Shocked, achas/ acham isto normal?

E agora? Agora que sou bem mais crescidinha e não deveria comer tantos gelados, adoro-os Laughing. Gelados no Verão, gelados no Inverno, gelados a qualquer hora do dia....enfim, depois queixo-me que a balança está avariada Wink

Mas tens razão bonecadeporcelana, nos anos 70 e 80 principalmente, não existia o hábito de comer gelados no Inverno. Estava enraizado nos hábitos das pessoas que os alimentos ditos mais "refrescantes", ingeriam-se no Verão, e os mais quentes no Inverno. Situação que se agravava pela falta de oferta, tal como o disseste...

Não sei quanto tempo demoramos a alterar os nossos hábitos alimentares, nomeadamente a este respeito, mas a julgar pela resistência criada à volta de quase tudo que não é tido como normal, deve ter demorado muitoooosss anooosss..... Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed May 19, 2010 12:01 am    Post subject: Reply with quote

Na colecção Mistério as crianças estavam sempre a comer bolos e laranjadas Laughing e pagava o Gordo.
Dos gelados também tenho essa ideia, mas só verificando.
Que falta faz uma versão e-book dos livros, para fazer uma pesquisa rápida Razz
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed May 19, 2010 10:14 am    Post subject: Reply with quote

Alborada wrote:
E agora? Agora que sou bem mais crescidinha e não deveria comer tantos gelados, adoro-os Laughing. Gelados no Verão, gelados no Inverno, gelados a qualquer hora do dia....enfim, depois queixo-me que a balança está avariada Wink Laughing


Em relação a isso eu tenho uma teoria : quando ninguém nos está a ver comer não engordamos. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Alborada



Joined: 21 Apr 2010
Posts: 63

PostPosted: Wed May 19, 2010 7:39 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:


Em relação a isso eu tenho uma teoria : quando ninguém nos está a ver comer não engordamos. Very Happy


eh eh eh, boa teoria!!! Também se deve aplicar quando comemos chocolates, pasteis e outros alimentos que tais, não é? Wink
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu May 20, 2010 11:43 am    Post subject: Reply with quote

Claro, a ideia é essa. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jun 07, 2010 7:00 pm    Post subject: Reply with quote

Alborada wrote:
..e eu lembro-me, há alguns anos atrás, de não apreciar comer gelados, nem no Verão , nem no Inverno Shocked, achas/ acham isto normal?


Sim, é um bocado invulgar. Mas já notei que as pessoas quando crescem , regra geral, mudam de gostos, por exemplo, as crianças não gostam de vinho nem de cerveja nem de peixe e não ligam a café, no entanto , quando se tornam adultas passam a gostar.
Os meus pais estavam sempre a impingir-me café, quando eu era miúda, e diziam que eu ia passar a gostar quando crescesse, mas isso não aconteceu...nem com o vinho ou com a cerveja. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jul 12, 2010 6:02 pm    Post subject: Reply with quote

Lembrei-me que, embora as personagens da Enid Blyton comessem gelados no Inverno e na Páscoa, eram só sabores "básicos", ou seja, chocolate, morango e baunilha.
Actualmente, já encontramos mais diversidade mesmo no Inverno.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Oct 08, 2010 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Alborada wrote:

...enfim, depois queixo-me que a balança está avariada Wink


As balanças são como as pessoas, também têm dias maus, por isso às vezes enganam-se. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group