Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

ASA reedita Tintim em Portugal

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> TINTIM
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Aug 20, 2010 2:50 pm    Post subject: ASA reedita Tintim em Portugal Reply with quote

A Asa comprou os direitos de publicação dos álbuns de Tintim em Portugal e vai reeditar toda a colecção a partir de Setembro, quando sairão os seis primeiros títulos. A alteração do nome do herói para Tintim, um novo formato e novas traduções são as principais novidades.

In DN

E bom, talvez mudem o nome às personagens, como fizeram com o Astérix... mas espero que pelo menos editem os outros álbuns a preto e branco, que a Verbo durante imenso tempo disse que ia publicar e só publicou o país dos sovietes e a versão original dos «charutos do faraó»...


PS-Mas ele já não se chamava Tintim entre nós???
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Aug 24, 2010 1:26 pm    Post subject: Reply with quote

Pois não percebo essa de mudar o nome para Tintim...
Tenho a colecção completa, mas poderá ser positivo para quem começar a coleccionar agora (e desde que não abusem do preço e não alterem o nome das personagens!)
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Fri Sep 03, 2010 2:59 pm    Post subject: Reply with quote

Já percebi, foi um erro do jornal. Afinal, o tintim vai voltar a ser tintin
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Sep 04, 2010 1:39 am    Post subject: Reply with quote

Sendo assim Rui, o Tintim vai passar a ser Tintin, porque desde as primeiras edições da Verbo escrevia-se Tintim.

Desde as edições Brasileiras que o nome da personagem se escrevia "Tintim, penso que a Verbo tenha optado por continuar a escrever assim porque as pessoas se habituaram a ler desta forma, é que antes da editora Portuguesa publicar por cá, os livros eram importados do Brasil da editora Record.

E para quem não sabe Portugal foi um dos primeiros países a acarinhar as aventuras de Tintim. Em Abril de 1935 Adolfo Simões Müller compra os direitos da história Tintim na América (na altura Tim-Tim na América do Norte) e publica na revista O Papagaio da qual era director e com um promenor muito especial a sua publicação é a cores, que até ali não se tinha visto.
Mais tarde Tintim volta aparecer nas revistas juvenis da altura, em Janeiro de 1952 é a vez do Cavaleiro Andante com o mesmo director iniciar a publicação das histórias com a aventura O Templo do Sol..
E voltando ao assunto, entre as décadas de 30 a 60 este herói escrevia-se Tim-Tim, ora vejam.

Em 2008 fiz uma reportagem em video sobre uma exposição na biblioteca do Porto relacionada com o Tintim, vejam aqui:
http://www.misteriojuvenil.tv/06_filme_hergeTintin.html
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Sep 21, 2010 8:11 pm    Post subject: Reply with quote

Já vi os álbuns do Tintin que a Asa já editou. Até agora, estão publicados desde o «País dos Sovietes» à «Orelha quebrada». Mais seis títulos serão publicados este ano, e os outros 12 em 2011, segundo a contracapa do livro.

As únicas diferenças entre estas edições e as da Verbo é que estas são mais pequenas, como as edições francesas de agora, e a tradução parece igual nas partes que folheei...

Só não sei se mudaram o nome a alguma personagem, até agora, nestes títulos, só aparecem ainda os Dupondt...

Espero que a Asa edite os outros fac-similes das primeiras aventuras do Tintin. A verbo só publicou «Os charutos do faraó» e esteve uma eternidade a dizer que publicava o «Lótus azul», que nunca chegou a acontecer (pelo menos que eu saiba....)
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Sep 22, 2010 2:46 am    Post subject: Reply with quote

Já conheço essa edição mini francesa e confesso que não morri de amores por ela. O facto de ser mais pequena faz com que se perca alguma beleza na arte. Para mim livros de bolso só os da Europa-américa. Mas também é uma questão das pessoas habituarem-se a estes formatos pois nós também tinhamos as BD's da Disney que eram ainda mais pequenas.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Oct 27, 2010 8:00 pm    Post subject: Reply with quote

Também não gosto dos livros do Tintim mais pequenos, mas também não sei o tamanho original das pranchas...
E mesmo para ficar ao lado de outros livros que tenho do género ficariam mal, pois todos têm o mesmo tamanho, se bem que tenho uma edição antiga do spirou e os budas, onde o tamanho era ainda maior e mal cabia na prateleira Very Happy
O lotus azul penso que tenho este, da ASA
http://www.wook.pt/ficha/tintin-o-lotus-azul/a/id/9596264/filter/
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Old guy



Joined: 01 Mar 2008
Posts: 253
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Nov 02, 2010 12:27 am    Post subject: Reply with quote

Estou algo dividido (mixed feelings) em relação a esta nova versão:

- Por um lado, para mim alterar a dimensão original das pranchas de Hergé é sacrilégio (neste aspecto a edição da Verbo fez um excelente trabalho), enquanto Tintin se vê hoje, definitivamente, "encaixado" nas prateleiras dos livros para crianças (6-9 anos) e não em expositores específicos de BD ou, pelo menos, de livros para jovens (até aos 15, 16 anos), com a dignidade que lhe seria devida...

- Por outro lado, verifiquei que foi respeitada a paginação e a impressão é de boa qualidade.
Talvez devido às dimensões mais reduzidas, foi possível baixar o preço para cerca de 8 €, em vez dos anteriores 12/13 €:
Sejamos realistas, quem hoje em dia iria dar esse valor por um album? Um pequeno grupo de fanáticos coleccionadores e não a generalidade dos pais dos miúdos a quem a obra se destina preferencialmente, os quais agora talvez adiram ao produto.

Deste modo, entende-se a nova edição como uma adaptação de sobrevivência aos tempos modernos. Sendo mais barata e mais pequena, há também o incentivo de ser mais fácil a um miúdo obter todos os títulos, não acontecendo o mesmo que a mim, que só os reuni todos já deveria ter uns 28 ou 29 anos (embora já os tivesse lido antes).

Além do mais, é melhor ver Tintin republicado do que não o ver de todo!
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Tue Nov 02, 2010 5:37 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, para mim quase toda a colecção foi muito mais barata, pois foi comprada com o Público, a 4 euros cada volume Laughing

Ah, e reparei que agora os Dupondt, nesta nova edição, tratam o Tintin por tu... Laughing
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Mon Nov 08, 2010 10:47 pm    Post subject: Reply with quote

Pode ser que esta edição me venha parar às mãos, daqui a uns anos, como me veio parar a anterior: dentro de um saco encostado ao caixote do lixo da minha rua Rolling Eyes
_________________
http://oprojectodoroberto.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Nov 20, 2010 12:13 pm    Post subject: Reply with quote

Old guy wrote:
Talvez devido às dimensões mais reduzidas, foi possível baixar o preço para cerca de 8 €, em vez dos anteriores 12/13 €

Acho que a redução do preço não se deve às dimensões dos livros mas sim ao facto de terem sido impressos na China!
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Sat Nov 20, 2010 4:03 pm    Post subject: Reply with quote

Pois, também deve ser isso... fiquei mesmo estupefacto por ver que os livros são impressos na China... e já os da Verbo estavam a 8 euros... nas feiras do livro e etc...
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Nov 21, 2010 2:09 pm    Post subject: Reply with quote

Começo a dar razão ao Miguel Freire.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 24, 2010 12:01 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Começo a dar razão ao Miguel Freire.


bonequito a assobiar para o ar
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> TINTIM All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group