Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Livros que estão a ler ou recentemente lidos
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 25, 26, 27 ... 30, 31, 32  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg

PostPosted: Fri Nov 12, 2010 9:42 pm    Post subject: Crónicas de Gelo e Fogo Reply with quote

Já que raramente escrevo neste tópico, e já que aqui tanto se fala de sagas, que aliás estão imenso na moda(!), vou deixar aqui a minha impressão sobre uma saga que comecei agora: As Crónicas de Gelo e Fogo de George R R Martin. Não sei se alguém já o fez antes, porque não estive a ver para trás, mas, mesmo que sim, ficam aqui os meus 5 cêntimos. Smile

Em primeiro lugar nunca fui muito de sagas, nem de literatura do género fantástico, pelo que resisti bastante aos conselhos de um casal amigo para entrar nesta saga, que afinal já vai em 4 livros publicados (o que corresponde a 8 grossos volumes na edição portuguesa) e que, salvo erro, ainda tem 3 livros (mais 6 volumes) por sair. Como se costuma dizer, é obra!
De modo que esse casal amigo acabou por me oferecer o primeiro volume, o único que eu li para já.

Globalmente posso dizer que gostei bastante. Sendo um reino imaginário, onde há dragões e tudo (ou pelo menos ter-se-iam extinguido há pouco, na altura da narrativa), numa terra imaginária onde Verões e Invernos duram anos em vez de meses, a verdade é que o livro acaba por ser muito realista, quase palpável. As descrições são ricas, as cenas têm cheiro, têm corpo, visualizam-se como se estivéssemos a ver um filme (o autor era, aliás, argumentista de cinema) e as personagens são consistentes e parecem ter vida própria. São personagens multifacetadas, psicologicamente muito bem construídas, não há propriamente o bem contra o mal (embora genericamente sejam algo cruéis: é um mundo bastante cru, bárbaro e implacável).

Outra coisa de que gostei bastante foi da tradução. Sem ter o original para comparar, não posso avaliar a fidelidade da mesma, mas posso observar o resultado final que me parece brilhante. Há muito tempo que não me lembro de ler um livro traduzido com um vocabulário tão variado: a tendência na maioria das traduções é ir para a palavra portuguesa mais corriqueira que traduz o que está escrito. Este é um dos aspectos em como não há nada como ler literatura portuguesa, ou pelo menos, ler, quando possível, na língua original. Neste caso, não sei se o vocabulário original é rico e extenso, o da tradução é, sem dúvida.

Aspectos negativos:
- Continuo com alguma desconfiança em relação a estas "sagas". Isto de se saber de antemão quantos livros vão ser escritos, deixa-me sempre de pé atrás e cheira-me a escrita a metro. Embora pareça que o autor já tenha acrescentado livros ao que estava originalmente previsto e também não pareça disposto a cumprir os prazos da editora, deixando os fãs a arrepelar os cabelos à espera (neste momento, há anos) pelo próximo. Sendo chato para o editor e para os fãs, como disse, para mim pode ser um bom sintoma: o autor é que deve saber quando a obra está pronta e madura. Smile
- Estas sagas com demasiadas personagens, ainda por cima com nomes estranhos e difíceis de decorar, particularmente já não sendo a minha memória o que foi, deixam-me por vezes um bocado perdido e já não sei quem é quem, mesmo com a ajuda das páginas finais onde há uma resenha das várias casas nobres, suas casas menores vassalas, laços de parentesco entre personagens, etc. Sad

A propósito dos nomes dos personagens, tendo o defeito que apontei, têm um aspecto curioso: a maioria são nomes muito semelhantes a nomes ingleses mas ligeiramente diferentes, como se tratasse de uma espécie de nomes arcaicos dos actuais, embora não o sejam. Alguns, raros, são mesmo nomes actuais, outros pelo contrário não têm nenhuma semelhança com nomes reais. Isto acentua uma das principais características da saga: um mundo paralelo, com imensas analogias e semelhanças com o nosso (ou com a nossa Idade Média), contudo, noutros aspectos, estranhamente diferente e bizarro.
Back to top
View user's profile Send private message
Paulex

PostPosted: Sun Nov 14, 2010 12:30 pm    Post subject: Reply with quote

Boa apreciação, Al_Tereg! É assim mesmo que as Crónicas são, uma saga que apaixona com vários senãos.
Espero que continues a ler, mesmo que às vezes possas ficar tentado a desanimar, pois é como tu dizes: são muitos nomes, casas e genealogias; a história passada dos Sete Reinos que só se vai revelando muito lentamente, os elementos do fantástico muito enigmáticos e a aprecer também muito espaçadamente na narrativa (por um lado ainda bem que assim acontece, senão espantava logo quem não gosta de fantasia). Depois há as intrigas que se vão adensando, as relações entre as personagens que mudam contantemente, as alianças, as guerras, as conspirações, as mortes de personagens queridas.... Twisted Evil
Mas a saga prende-nos mesmo! Eu acompahei as ediçõe sportuguesas à medida que iam saindo, e confesso que nos meses de espera ficava mesmo impaciente. Começaram a ser muitas pontas soltas, e, sobretudo, questões e mistérios que só se resolvem uns livros mais à frente (e muitas delas estão ainda por resolver).
Agora imagina a fúria dos fãs que acompanham a saga desde o início, em Inglês, e que estão há cercade 5 anos à espera do livro novo, o quinto (em edições originais)! Eu só estou à espera desde Setembro 2009!
Sim, o senhor Martin não cumpre prazos, e pior ainda, cá para mim o senhor não sabe como há-de descalçar as inúmeras botas que calçou... Twisted Evil

Quanto à tradução, é de facto excelente. No forum da editora, há quem tenha lido as duas versões e não se cansa de elogiar o sr Jorge Candeias. E ele, muito simpaticamente, não se cansa de responder às perguntas dos fãs sobre aspectos da tradução (ex: o escolher de determinada tradução para determinado nome de personagem ou de lugar). E, na altura em que estvam a sair os livros em Português, infomava-nos como ia a tradução, por xemplo. Muito fixe.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg

PostPosted: Sun Nov 14, 2010 3:17 pm    Post subject: Reply with quote

Olá Paula! Smile

Como disse, não li para trás, para saber se alguém já tinha aqui falado nestes livros, mas sabia que deveria encontrar aqui apreciadores da saga. Smile

Paulex wrote:
(...)os elementos do fantástico muito enigmáticos e a aprecer também muito espaçadamente na narrativa (por um lado ainda bem que assim acontece, senão espantava logo quem não gosta de fantasia).

É, ainda bem, senão eu nem teria começado! Smile Mas assim, temperado, sabendo que, como pano de fundo, há umas coisas estranhas e bizarras, confesso que até acrescenta encanto à narrativa. E um natural suspense, claro.

Paulex wrote:
(...)Depois há as intrigas que se vão adensando, as relações entre as personagens que mudam contantemente, as alianças, as guerras, as conspirações, as mortes de personagens queridas.... Twisted Evil

Pois, é duro, mas é como a vida: todos nós também perdemos entes queridos... A quem pretenda uma leitura suave, de mundos cor-de-rosa com reis, princesas e dragões (como no mundo encantado dos brinquedos do Continente - passe a publicidade), não aconselho de todo estes livros. Há reis, princesas e dragões, sim, mas o cor-de-rosa não abunda. Smile Até talvez se possa realmente criticar por ser demasiado duro e violento. Mas um dos encantos da história é mesmo esta mistura de fantasia com um mundo cru, onde se revela muitas vezes o pior da natureza humana, mas onde por vezes também nos surpreendemos com actos de nobreza vindos de personagens à partida execráveis.

Paulex wrote:
(...)Sim, o senhor Martin não cumpre prazos, e pior ainda, cá para mim o senhor não sabe como há-de descalçar as inúmeras botas que calçou... Twisted Evil

Ehehe. Very Happy Se calhar eu é que comecei a ler na altura certa! E é bom que vá lendo então os restantes livros bem devagarinho. Wink

Paulex wrote:
Quanto à tradução, é de facto excelente. No forum da editora, há quem tenha lido as duas versões e não se cansa de elogiar o sr Jorge Candeias. E ele, muito simpaticamente, não se cansa de responder às perguntas dos fãs sobre aspectos da tradução (ex: o escolher de determinada tradução para determinado nome de personagem ou de lugar). E, na altura em que estvam a sair os livros em Português, infomava-nos como ia a tradução, por xemplo. Muito fixe.

Sem dúvida, também tenho de lá ir dar-lhe os parabéns! Uma boa tradução é realmente importantíssima para mim, e esta pareceu-me de tal forma boa que confesso que foi mesmo umas das coisas que mais me cativou no livro.
Back to top
nani76

PostPosted: Mon Nov 15, 2010 10:53 am    Post subject: Reply with quote

Quote:
Qualquer dia defrontámo-nos em duelo, primeiro foi o "Hawaii" do Michener e agora este

En Garde, Monsieur António....Claro que, ainda bem que existem várias opiniões para os mesmos livros....senão a literatura seria muito monótona....e como dizia a minha avó..."gostos não se discutem....respeitam-se".

Por acaso, a 1ª vez que li "O oito", confesso que achei que faltava algo, ou como me pareceu com o último livro de Dan Brown...muitas voltas para acabar em nada (apesar de no geral ter gostado da leitura....como todos os livros dele a narrativa é viciante, apesar da estrutura da história ser muito repetitiva)...mas agora ao relê-lo uma 2ª vez, e também a continuação, gostei, muito! Desta vez estava ansiosa por cada nova história em volta do Xadrez e vi os livros por outra prespectiva....são daqueles livros que hei-de reler novamente com prazer (quando acabar a lista de espera).
WinkDe qualquer modo o Hawaii ainda é dos meus preferidos : Laughing

Quote:
Sim, o senhor Martin não cumpre prazos, e pior ainda, cá para mim o senhor não sabe como há-de descalçar as inúmeras botas que calçou...

Pois, para mal dos meus pecados, também já estou à espera, à séculos, por um laivo de inspiração do Sr.Martin....ainda bem para ti Al_Tereg que só começaste agora....vai fazendo "render o peixe" porque acredita, vale mesmo a pena, dos melhores livros que li até hoje....a espera é que....desespera....ainda por cima eu tenho uma queda para sagas!!!!! (è a Trilogia d'O Século de Ken Follet, a Saga das Pedras Mágicas de Sandra carvalho.....O Martin.....pode-se dizer que sou crente.....ou masoquista.!!!...)
Back to top
_tita_

PostPosted: Mon Nov 15, 2010 12:29 pm    Post subject: Reply with quote

nani76 wrote:

Pois, para mal dos meus pecados, também já estou à espera, à séculos, por um laivo de inspiração do Sr.Martin....ainda bem para ti Al_Tereg que só começaste agora....vai fazendo "render o peixe" porque acredita, vale mesmo a pena, dos melhores livros que li até hoje....)

Al_Tereg, estou totalmente em acordo com a Nani. É uma saga excelente.
O pior é mesmo o Martin não se resolver a acabar o 5º volume (versão original)... esperamos impacientemente pelo próximo volume.

[quote=Paulex]Sim, o senhor Martin não cumpre prazos, e pior ainda, cá para mim o senhor não sabe como há-de descalçar as inúmeras botas que calçou..[/quote]
Tens toda a razão, porque tem acontecido tanta reviravolta nos outros livros que até já tenho medo do que o Martin vai fazer mais Rolling Eyes
Back to top
nani76

PostPosted: Mon Nov 15, 2010 1:13 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
estou totalmente em acordo com a Nani. É uma saga excelente.

Pois, pois _tita_, até me admirava se não concordasses Twisted Evil Quem é que me meteu neste vício????????? Wink
Back to top
_tita_

PostPosted: Mon Nov 15, 2010 3:20 pm    Post subject: Reply with quote

nani76 wrote:
Quote:
estou totalmente em acordo com a Nani. É uma saga excelente.

Pois, pois _tita_, até me admirava se não concordasses Twisted Evil Quem é que me meteu neste vício????????? Wink

Quem foi? Quem? Diz lá que lhe puxo as orelhas Laughing

*assobia inocentemente e foge de fininho*
Back to top
_tita_

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 9:43 am    Post subject: Reply with quote

Acabei na 2ª a Jane Eyre e apesar de já ter visto a série, adorei Very Happy
Não sei mesmo porque é que não comecei a ler clássicos há mais tempo Rolling Eyes
Back to top
toiota

PostPosted: Fri Nov 19, 2010 10:34 am    Post subject: Reply with quote

Acabeo O Amante da Rainha (opinião no blog), e comecei A Biblioteca da Morte de Glenn Cooper.

http://pt.bookmooch.com/m/bio/toiota
http://r.groups.im/rd?www.muito-para-ler.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
CC

PostPosted: Fri Nov 26, 2010 2:48 am    Post subject: Reply with quote

Já que há muito tempo que não vinha cá (shame on me, eu costumava visitar tanto este cantinho!...), acho melhor deixar as minhas leituras de há uns bons meses para cá... Não sei se me estarei a esquecer de livros, mas é mais ou menos isto (não costumo classificar os livros com escalas, mas aqui vou experimentar uma, de 0 a 20):

- "O Filho das Sombras", de Juliet Marillier - 20/20
- "A Filha da Profecia", de Juliet Marillier - 20/20
- "Wildwood Dancing", de Juliet Marillier (releitura, em audiobook ) - 19/20
- "Kyoto", de Kawabata - 18/20
- "A Pousada da Jamaica", de Dapnhe du Maurier - 17/20
- "Cybele's Secret", de Juliet Marillier (releitura, em audiobook) - 19/20
- "Destino Adiado", de Gibrat - 18/20
- "Heart's Blood", J. Marillier - 20/20
- "Sempre Vivemos no Castelo", de Shirley Jackson - 18/20
- "Pela sombra morrerão", de Carla Ribeiro - 17/20
- "Chá e Amor", de Kawabata - 16/20
- "O Outro Eu", de Daphne du Maurier - 19/20
- "A menina que não sabia ler", de John Harding - 17/20
- "O pregador atormentado", de Thomas Hardy - 15/20
- "O Jardim Encantado", de Sarah Addison Allen - 17/20
- "Duna", de Frank Herbert - 19/20
- "Rebecca", de Daphne Du Maurier (2 releituras só este ano Embarassed ) - 20/20
- "A festa das bruxas", de Agatha Christie - 17/20
- "Margrit, 1886" - 14/20

E estou a ler "O Feitiço da Lua", de Sarah Addison Allen, e a reler (em audiobook) "Great Expectations", de Charles Dickens (este último, como já o li e desta vez é uma releitura, já posso dizer o que achei, que é sem dúvida 20/20).
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
toiota

PostPosted: Fri Nov 26, 2010 11:01 am    Post subject: Reply with quote

Entretanto li Nômade de Carlos Orsi Martinho e O Grande Peixe de Daniel Wallace.
Agora estou a ler Romance na Toscana de Elizabeth Adler.

Back to top
Paulex

PostPosted: Wed Dec 01, 2010 11:18 am    Post subject: Reply with quote

Terminei há uns tempos o quarto e último livro da série juvenil Terras de Corza, da Madalena dos Santos, Os Doze Reinos.

A série caracteriza-se pelo facto de se desenvolver num espaço criado pela autora, porém, baseado em diferentes épocas históricas vividas à imagem da Europa do Sul. Deste modo, é considerada, por um lado, um conjunto de livros de fantasia, mas porque não envolve magia nem seres imaginários também é associada aos géneros de romance histórico e de História alternativa. (Wikipedia)

No início da série, que começa com O Décimo Terceiro Poder, tinha ficado um pouco desiludida com a escrita, muito simples, quase ingénua, com muitas "facilidades" na resolução das intrigas, e com alguma previsibilidade. A contrapor, algumas personagens interessantes e um mundo criado que, embora tendo por base fases da noissa História, não deixa de ser original. E entretanto descobri que a história tinha sido escrita pela Madalena aos 15 anos, o que explica muita coisa. Very Happy
Nos livros seguintes, A Coroa de Sangue e As Tribos do Sul, a escrita foi ganhando maturidade e as personagens, protagonistas e não só, foram ganhando humanidade e despertando em nós, cada vez mais, sentimentos de verdadeira empatia.

Mas a verdadeira surpresa deu-se n' Os Doze Reinos , quarto livro da série mas que relata o início da "História" das Terras de Corza. Este revela uma nova escritora, assombrosamente mais madura, com uma escrita mais rica em detalhes, mas conseguindo novamente criar personagens interessantes, que sentimos próximas de nós, e sobre as quais queremos ler mais e mais.
Este livro poderia, à partida, não ter tanto interesse - com o facto de se saber, de antemão, o "final", corríamos o risco de ver retirados à narrativa a emoção e a expectativa, o que nunca aconteceu. Corza desperta em nós sentimentos de grandeza, e, mais do que qualquer outro protagonista, confere às Terras de Corza a aura mítica e memorável dos grandes épicos.
E, tal como acontece nos volumes anteriores, a jornada das personagens nunca perde a humanidade. Neste quarto livro, o prólogo dita desde logo essas bases humanas e, como um prólogo que se preze, nunca nos sai da cabeça ao longo do livro. Daí que os momentos de reflexão e reencontro com o passado sejam tão emotivos, mesmo que (ou talvez por isso mesmo) sejam povoados de pinceladas de humor.

Fiquei rendida a esta saga. A escrita simples torna-a acessível a toda a gente, e as personagens, extremamente humanas, ficam-nos na memória.
E, se, à medida que lia os livros anteriores, sentia uma vontade imensa de conhecer as origens das Terras de Corza, agora cheguei ao fim com vontade de reler O Décimo Terceiro Poder, e os seguintes, de novo e sucessivamente.
A culpa é da Madalena, que criou um círculo fechado, perfeito e mágico, dando-nos a conhecer um universo próprio, e de certa forma, invulgar no panorama literário actual: uma tapeçaria com várias cores e feitios, com tecidos distintos, uns novos, outros já gastos, mas todos interligados entre si.
De se lhe tirar o chapéu! Very Happy
Back to top
toiota

PostPosted: Thu Dec 02, 2010 10:56 am    Post subject: Reply with quote

Acabei Romance na Toscana e agora estou a ler Feitiço da Lua de Sarah Addison Allen.

Back to top
rui sousa

PostPosted: Thu Dec 16, 2010 8:57 pm    Post subject: Reply with quote

Hoje estive a folhear a minha colecção de BD, e reli o «Tintin nos Pícaros», que era o único livro do Tintin que não me recordava do fio condutor da história. Acabado de ler, percebi que as lembranças que tinha dele, que a última vez que o li foi há uns 3 anos, são bastante diferentes. agora consigo perceber a crítica que Hergé faz à sociedade, à política, enfim... Não digo que seja dos melhores livros de Tintin, mas vale a pena ler.

Ontem acabei de ler um livrinho de 150 páginas da planeta de agostini sobre Francisco Sá Carneiro. Há muito tempo que tenho este livro, e com os eventos dos 30 anos da morte deste grande político e advogado, decidi que estava na altura de saber mais sobre a vida dele. Fiquei fascinado... os meus pais já gostam muito dele, e já percebo porquê. Pessoas como ele há poucas... a vida dele até dava para um filme. Um grande filme.

Agora vou continuar a ler a «Viagem ao centro da Terra» e «Este país não é para velhos». que tinha deixado a meio, e depois irei ler um livro de contos de Edgar Allan Poe.
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
toiota

PostPosted: Fri Dec 17, 2010 10:34 am    Post subject: Reply with quote

Entretanto já li A Leste do Sol e agora estou a ler Em Nome da Memória de Ann Brashares.

Back to top
toiota

PostPosted: Mon Dec 20, 2010 4:22 pm    Post subject: Reply with quote

Vou começar Obrigada pelas Recordações de Cecelia Ahern.

Back to top
toiota

PostPosted: Fri Dec 31, 2010 4:08 pm    Post subject: Reply with quote

Entretanto também já Um Violino na Noite de Jojo Moyes e agora estou a ler A Rosa Rebelde de Janet Paisley.

Back to top
toiota

PostPosted: Sun Jan 09, 2011 10:25 am    Post subject: Reply with quote

Já terminei A Rosa Rebelde, e também já li Uma Ponta de Verdade de Jeffrey Archer e agora estou a ler Por Entre Grãos de Areia de Josephine Cox.

Back to top
toiota

PostPosted: Mon Jan 17, 2011 6:42 pm    Post subject: Reply with quote

Já terminei Por Entre Grãos de Areia, também já um manuscrito de um livro O Guardião Verde e agora estou a a ler A Verdadeira Peregrinação de Sónia Louro.

Back to top
toiota

PostPosted: Thu Jan 27, 2011 6:38 pm    Post subject: Reply with quote

Já acabei A Verdadeira Peregrinação, também já li Uma Luz na Escuridão de Catherine Anderson e vou começar A Pensar em Ti de Jill Mansell.

Back to top
toiota

PostPosted: Mon Jan 31, 2011 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

Estou a ler A Mentira de Julie Metz.

Back to top
bonecadeporcelana

PostPosted: Tue Feb 01, 2011 5:30 pm    Post subject: Reply with quote

Ontem comprei três livros do autor Michael Jecks porque me pareceram interessantes e porque estavam em promoção. Alguém aqui já leu ?
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3 ... 25, 26, 27 ... 30, 31, 32  Next
Page 26 of 32

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum