Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O Mistério da Sombra que Ri no Plano Nacional de Leitura

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Oct 11, 2007 3:27 am    Post subject: O Mistério da Sombra que Ri no Plano Nacional de Leitura Reply with quote

- Faz parte do Plano Nacional de Leitura o livro "O Mistério da Sombra que Ri" da Série Os 3 Investigadores, fiquei surpreso saber que este livro, somente com uma edição de 1992 faz parte desta iniciativa do estado.
Escrito originalmente por William Arden (1969) foi editado pela primeira vez em Fevereiro de 1992 pela Clássica Editora.


Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu May 21, 2009 7:20 pm    Post subject: Reply with quote

Já está disponível uma segunda edição deste livro. Com capa diferente mas o conteudo é uma cópia da primeira edição, sem fazer referência que é uma reedição.
O valor nas livrarias é de 9.50 no site Wook é de 8.55 mas eu posso arranjar aos membros do Fórum por 7.00EUR.



Last edited by misterio on Tue Jul 28, 2009 2:51 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jul 28, 2009 2:50 am    Post subject: Reply with quote

Tenho ainda um exemplar da primeira edição disponível para venda ao membro do Fòrum interessado, por apenas 4.00EUR. NOVO
Não houve edição deste livro em capa dura.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Dec 15, 2010 7:56 pm    Post subject: Reply with quote

Esse livro não é dos mais "estranhos" que constam do PNL. Já lá vi livros que não acrescentam nada de novo, que não têm grande qualidade, que têm finais previsíveis, etc. Tudo isso faz-me pensar que o PNL é movido por cunhas, mas posso estar enganada. Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Dec 16, 2010 3:34 pm    Post subject: Reply with quote

Calculo que exista uma comissão que seleccione os livros do PNL e que as pessoas que a constituem não andem por aí à procura dos livros nas bibliotecas e nas livrarias, ou seja, provavelmente, é ao contrário, as editoras e os autores é que lhes propõe livros. No entanto, eu fartei-me de tentar descobrir como é que posso sujeitar o meu livro a apreciação e não encontrei nada em lado nenhum. Por outro lado, ao princípio, tinha ideia do PNL ser constituída por um conjunto de livros restritos e excepcionalmente bons em que ser autor de um desses livros era prestigiante, mas, com o tempo fui constatando que alguns são fraquíssimos. Rolling Eyes
E também se dá o caso contrário, livros óptimos que não fazem parte do PNL, e outros que parece que lá foram metidos quase por favor. Por exemplo, um livro que eu considero apropriado para no 4.º Ano de escolaridade abordar a temática da poluição faz , segundo o PNL, parte da lista para os jardins de infância. Trata-se do livro Valéria e a Vida do autor Sidónio Muralha. Pergunto-me quantas serão as crianças de 3, 4 e 5 anos que compreendem as seguintes palavras que constam no livro :
- avançava ;
- vale ( matéria do 3.º Ano de Escolaridade ) ;
- riacho ( matéria do 3.º Ano de Escolaridade ) ;
- região ( matéria do 3.º Ano de Escolaridade );
- mercúrio ;
- zinco ;
- cobre ;
- chumbo ;
- ruins ;
- poluído ( matéria do 4.º Ano de escolaridade ) ;
- ignorantes ;
- tona ;
- curvaram ;
- produtos químicos ;
- 20 000 ( matéria do 3.º Ano de escolaridade ) ;
- Oceano Pacífico ( matéria do 4.º Ano de escolaridade ) ;
- boiar ;
- refrigerantes ;
- antigamente ;
- recifes de corais ;
- resistem ;
- transparente ( matéria do 2. Ano de escolaridade )
- oxigénio ;
- 150 000 ( matéria do 3.º Ano de escolaridade ) ;
- espingardas ;
- chumbinhos ;
- marrecos ;
- envenenam ;
- mariscos ;
- solo ( matéria do 2.º Ano de escolaridade ) ;
- derrubaram ;
- herbicidas ;
- debicar ;
- cereais ;
- emigravam ;
- mensagem.
Se este livro merece fazer parte do PNL ? Com certeza ! É dos melhores livros infantis escrito em Língua Portuguesa que existe, mas nunca para crianças que ainda estão a aprender a falar. Fico com a impressão que o enfiaram no PNL por obrigação e por isso o despacharam para o pré escolar.
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Thu Dec 16, 2010 11:32 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelana wrote:
Esse livro não é dos mais "estranhos" que constam do PNL. Já lá vi livros que não acrescentam nada de novo, que não têm grande qualidade, que têm finais previsíveis, etc. Tudo isso faz-me pensar que o PNL é movido por cunhas, mas posso estar enganada. Rolling Eyes


De facto já fiquei espantado com alguns livros que aparecem no PNL. Não me parece que sejam tão excepcionais que mereçam ser recomendados como livros de qualidade. Mas como desconheço os critérios de escolha (se é que existem) o erro pode ser meu.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Dec 17, 2010 3:42 am    Post subject: Reply with quote

Por mim penso que não houve critérios sérios nessa escolha.
Mas em tantos livros escolhidos lá acertaram em meia dúzia.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tia Matilda



Joined: 09 May 2012
Posts: 5

PostPosted: Wed May 16, 2012 3:41 pm    Post subject: Reply with quote

“A Sombra que ri” sempre era um dos meus favoritos. Eu sou meia alemã e passava uma grande parte da minha infâncialá. Havia lá as peças radiofónicas dos tres investigadores. Adorava tanto! Em Portugal só havia os livros originais de Robert Arthur? Na Alemanha prosseguiram escrever os livros até hoje, acho. Mas os originais são os melhores! Creio que tenho a minha paixão por bons relógios, como os TAG Heuer Relógios, do (não sei o título português) “The Mystery of the Screaming Clock“.

Last edited by Tia Matilda on Fri May 25, 2012 10:07 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed May 16, 2012 4:08 pm    Post subject: Reply with quote

Em Portugal saíram 14 (não apenas do Robert Arthur)

O Segredo do Castelo do Terror
O Mistério do Papagaio Gago
O Mistério da Múmia Sussurrante
O Mistério do Fantasma Verde
O Mistério do Tesouro Desaparecido
O Segredo da Ilha do Esqueleto
O Mistério do Olho Vivo
O Mistério da Aranha de Prata
O Mistério do Relógio que Grita
O Mistério da Gruta que Geme
O Mistério da Caveira Falante
O Mistério da Sombra que Ri
O Mistério do Gato Torto
O Mistério do Dragão Constipado
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed May 16, 2012 9:24 pm    Post subject: Reply with quote

Exacto.
Tentei através do meu contacto na Leya da possibilidade de eles reeditarem toda a colecção 43 títulos. Mas a Clássica Editora é ainda a detentora dos direitos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group