Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Seis Terríveis

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal)
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Sun Sep 09, 2007 9:56 pm    Post subject: Os Seis Terríveis Reply with quote

Li hoje este livro e surpreendeu-me agradavelmente.

É diferente de todos os que li até hoje; mais maduro, mais adulto. Retrata a história de 2 crianças que se deixam cair no mundo da delinquência, em virtude do abandono a que foram sujeitas pela família.

Tem um final feliz (como não poderia deixar de ser), mas foge ao estilo a que eu estava habituado. Aborda problemas de natureza familiar, como a ausência de um pai por morte, problemas de natureza económica, a separação dos pais.

Muito interessante. Poderia alongar-me mais, mas não quero agora escrever uma crítica exaustiva a este livro, que, repito, me surpreendeu agradavelmente.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon Sep 10, 2007 11:03 am    Post subject: Reply with quote

Boa, Sérgio, já é meio caminho andado para mandares um artigo sobre os "Seis Terríveis" para o próximo JMJ. Smile

Era sem duvida interessante divulgar aos poucos estas obras isoladas de EB, que são pouco conhecidas mas que, uma vez descobertas, surpreendem pela positiva muita gente, habituada a "outra" Enid. Aqui depara-se com uma Enid "diferente, mais madura", como disseste, e que acaba por ser bastante thought-provoking, como dizem os ingleses.

Como compraste também "A Casa da Esquina", se aceitas o conselho, aproveita o "embalo" dos "ST" e lê-a agora também. Para mim é talvez superior àquele, e coloco-a ao nível dos "Seis Primos".
Back to top
View user's profile Send private message
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Tue Mar 02, 2010 11:16 am    Post subject: Reply with quote

A propósito dos 6 terríveis, neste caso a relação mãe/filho é algo discutível;o miúdo amua porque a mãezinha não está “lá” 24 horas por dia;por seu lado,a mãe “amua” porque acha que o filho deveria perceber que há mais coisas na vida dela que ele.Só isto.Sabemos que no pós-guerra muitas mulheres inglesas foram obrigadas a sustentar-se e aos filhos porque a guerra lhes levou os maridos.Mas as coisas nem sempre se passaram como a Enid descreve neste livro.Continuo a achar que a história poderia ter sido escrita de outra maneira,sem tirar mérito à “audácia” da escritora por abordar um assunto como este naquela época.
Em todo o caso,gostaria de saber se alguém conhece livros como “Un chien pour Dominique” e “Fido,chien de berger”.Menciono os títulos franceses porque são os que tenho,comprei-os num lote de livros sobre cães.Já há alguns anos…e fiquei surpreendida por terem sido escritos pela “nossa” Enid.Não são livros de aventuras nem muito infantis,como os Noddy.
Se alguém os conhece,que diga de sua justiça.
Back to top
View user's profile Send private message
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Apr 30, 2011 4:34 pm    Post subject: Reply with quote

Penso que uma boa parte da revolta do miúdo se prende com o facto de a mãe dele não estar presente e a mãe dos amigos estar.
Pelo contrário, hoje em dia os miúdos encaram como perfeitamente normal as mães trabalharem.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OUTRAS HISTÓRIAS (editadas em Portugal) All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group