Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os melhores disfarces do "Gordo"

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 10:41 pm    Post subject: Os melhores disfarces do "Gordo" Reply with quote

Mais um tópico para agitar as águas Wink

Os melhores disfarces, quanto a mim, aparecem a partir do 5º livro, quando EB põe o Gordo a usar disfarces de adulto - pois desenvolveu-se fisicamente, deu-se a mudança de voz (a sua voz "rebentou", para grande aflição da Bé), etc. - o que permite à escritora engendrar outras soluções narrativas mais complexas nesta série.
Não sei o que vocês acham, mas para mim a colecção entra definitivamente na sua fase de maturidade, algo que já se tinha prenunciado com a opção de pôr o Gordo à cabeça dos 5D, em vez do Luís.

Para mim os melhores disfarces são o velhinho Quiço? (Wassat? no original), uma composição bem divertida e conseguida, e a vendedora de balões, também engraçada, se bem que um pouco forçada. Os dois disfarces são do "M. do colar desaparecido", que a meu ver é o melhor livro da série.
É curioso o facto de EB utilizar um modo de desmascaramento da "mulher" dos balões idêntico ao usado com a "camponesa" dos "Cinco na Casa em Ruínas": através da surpreendente descoberta de que, afinal, pessoas habituadas a trabalhos manuais rudes apresentem mãos e unhas tão bem cuidadas Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 2:48 am    Post subject: Reply with quote

António,
partilhamos da mesma opinião o velho surdo que está constantemente a dizer "Quiço" é sem dúvida um dos melhores disfarces do Sr. Troteville
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 2:26 pm    Post subject: Reply with quote

Bom tópico Alguém Wink

Todos os disfarces do Gordo têm o seu encanto.
O boletineiro ruivo que tratava o Gordo por Sr. Troteville e se fazia desastrado dando com a biciclete nas canelas do Goon e depois de desfazia em desculpas.
No Mistério das Estranhas Mensagens o Gordo disfarça-se de Ferro Velho e depois esquece-se que está disfarçado e vai a casa de uma amiga da mãe e diz que que é o filho da Sr.ª Troteville - impagável.
O disfarce de Napoleão Bonaparte numa situação arriscadíssima.
Mas realmente o velho "Quiço" é talvez dos melhores.

Também há uma cena de disfarces que eu gosto muito apesar do Gordo ser o único que não se disfarça. No Mistério do Príncipe Desaparecido todos os Descobridores se disfarcam para enganarem o inocente Ern e os seus irmão Sid e Perce. Laughing Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 8:45 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
Todos os disfarces do Gordo têm o seu encanto.


Concordo plenamente com a Alexandra. Logo no 1º livro em que os disfarces aparecem (Quarto Secreto) ficamos a saber que o Gordo pensava vir a ser actor antes de pensar ser detective. Por isso os seus disfarces não se limitam aos adereços mas também ao seu modo de representar. Não se esqueçam que ele gabava-se de representar sempre os papéis principais no teatro da escola.

Recordo aqui o seu 1º disfarce: um francês tímido de cabelo encaracolado, dentes salientes e boné de aspecto estrangeiro (boné e não capa como aparece na versão portuguesa). Os outros descobridores caíram que nem uns "patinhos" e até tentaram falar em francês com ele Smile

Outro disfarce que achei muito divertido foi no livro "O Mistério do Dinheiro Roubado" quando o Gordo aceita o desafio da Guida para vender uma rifa ao Sr. Goon e resolve disfarçar-se de velha senhora. A situação torna-se hilariante quando o Gordo consegue não só vender a rifa como ainda ler as linhas da mão do Sr. Goon Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Tue Mar 06, 2007 8:44 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
O disfarce de Napoleão Bonaparte numa situação arriscadíssima.


Hmm, não lhe chamaria bem disfarce. Na minha óptica, ele incorpora a personagem de Napoleão, por troca com a figura de cera que lá se encontrava. Se reparares, é uma situação diferente de todas as outras.

Essa situação no Museu de Cera é uma repescagem de uma cena parecida na "Aventura no Castelo" (tinha que vir a série Aventura ao barulho, claro Smile ) em que também um dos protagonistas (Filipe) se esconde dentro de uma armadura medieval e assiste a uma reunião do gangue de espiões. Como nota curiosa, a "AnC" é de 1946 enquanto o livro dos 5D é de 1947...
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue Mar 06, 2007 9:21 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Hmm, não lhe chamaria bem disfarce. Na minha óptica, ele incorpora a personagem de Napoleão, por troca com a figura de cera que lá se encontrava.


Bom, ele teve de pintar a cara de modo a ficar com o aspecto de cera, e teve de vestir a roupa do Napoleão. O Sr. Goon é que se limitou a fazer a troca pela figura de cera do polícia que lá havia.

Alguém wrote:
Essa situação no Museu de Cera é uma repescagem de uma cena parecida na "Aventura no Castelo" (tinha que vir a série Aventura ao barulho, claro Smile ) em que também um dos protagonistas (Filipe) se esconde dentro de uma armadura medieval e assiste a uma reunião do gangue de espiões.


É curioso que na série televisiva "Os Pequenos Vagabundos" existe uma cena exactamente igual à que acabas de descrever!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Mar 07, 2007 10:23 am    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
Alguém wrote:
Hmm, não lhe chamaria bem disfarce. Na minha óptica, ele incorpora a personagem de Napoleão, por troca com a figura de cera que lá se encontrava.


Bom, ele teve de pintar a cara de modo a ficar com o aspecto de cera, e teve de vestir a roupa do Napoleão. O Sr. Goon é que se limitou a fazer a troca pela figura de cera do polícia que lá havia.


Claro que teve de se adaptar ao aspecto de uma figura de cera (o brilho do olhar e o reflexo involuntário do piscar de olhos é que o "tramaram"...).
O que torna esta situação diferente dos disfarces habituais do Gordo, e que me leva a não o considerar bem como tal, é a relação de substituição que ocorreu: retirou-se o modelo de cera e em seu lugar imitou-se outro. Se vires bem, Tim, a intenção principal é de substituir o boneco em si (muito embora utilizando os adereços de Napoleão) e não de se disfarçar publicamente de Napoleão.
Já no caso do "Quiço?", p. ex., a intenção era mesmo compor publicamente uma personagem idêntica à do velhinho.

Podes chamar-lhe simplesmente pormenores de linguagem mas por vezes fazem bem diferença... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed Mar 07, 2007 1:56 pm    Post subject: Reply with quote

Para continuar a agitar as águas (não era este o objectivo? Wink ) depois de ler a resposta do Alguém ainda fiquei a achar que os disfarces de Napoleão e de velhinho tinham mais semelhanças. No fundo também ocorre uma substituição no caso do velhinho, ou seja o Gordo disfarçado substitui o velhinho "original". Além disso, tanto no caso do Napoleão como no do velhinho, o objectivo do disfarce é o mesmo: poder observar sem dar nas vistas.
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 10:03 am    Post subject: Reply with quote

A continuar assim, precisamos de mais pessoas para provocar ainda mais agitação Wink

Uma actuação de espionagem dissimulada, destinada a não chamar a atenção sobre si (mesmo que substituindo uma figura de cera vestida de "Rosinha dos limões" Smile ) não é o mesmo que usar um disfarce pelo prazer em si OU de se fazer passar por outra pessoa, publicamente, no largo principal da vila, apesar de ser uma forma de "poder observar sem dar nas vistas".
É por essa razão que não aplicaria o termo "disfarce" no caso do Napoleão, tendo em mente o tipo de disfarces do Gordo, pois é uma situação especialíssima.

A bola está de novo no teu campo, amigo Tim... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 10:18 am    Post subject: Reply with quote

Eu concordo com o Tim Wink

Seja qual for a intenção (neste caso era tentar passar despercebido) a verdade é que o Gordo "encarnou" outra personagem, portanto disfarçou-se.

Agora a bola está do teu lado Alguém Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 10:50 am    Post subject: Reply with quote

Alexandra, retomando o exemplo que dei da "Aventura no Castelo": dirias que o Filipe se tinha disfarçado de soldado medieval? O que eu diria é que ele se tinha valido dessa armadura para tentar assistir à tal reunião, undercovered, que é o mesmo que dizer, sob uma capa de anonimato.

O mesmo se passou com o Sr. Trotteville...

[E como estamos em maré de inglesices, entre undercovered e disguised há uma certa diferença]

(Eh, ó Tim, traz mais um par de remos, que apareceu a Alexandra... Wink )
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Thu Mar 08, 2007 11:34 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
E como estamos em maré de inglesices, entre undercovered e disguised há uma certa diferença


Hmm, tenho de ver qual é o termo que aparece em "The Mystery of the Missing Necklace", mas aposto que é disguised Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Tue Nov 18, 2008 9:11 pm    Post subject: Re: Os melhores disfarces do "Gordo" Reply with quote

Não posso deixar de concordar com a opinião geral, o disfarçe do velho "Quiço" foi o responsável por muitas gargalhadas da minha parte!

Alguém wrote:

É curioso o facto de EB utilizar um modo de desmascaramento da "mulher" dos balões idêntico ao usado com a "camponesa" dos "Cinco na Casa em Ruínas": através da surpreendente descoberta de que, afinal, pessoas habituadas a trabalhos manuais rudes apresentem mãos e unhas tão bem cuidadas Smile


Pois é, mas a minha dúvida é como é que o Gordo conseguiu sujar as mãos e manter as unhas limpas, isso sim é um verdadeiro mistério LOL
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Tue Nov 18, 2008 9:31 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Alexandra, retomando o exemplo que dei da "Aventura no Castelo": dirias que o Filipe se tinha disfarçado de soldado medieval? O que eu diria é que ele se tinha valido dessa armadura para tentar assistir à tal reunião, undercovered, que é o mesmo que dizer, sob uma capa de anonimato.

O mesmo se passou com o Sr. Trotteville...


Criando mais algumas ondas neste tópico...

Humm... Não acho que o Napoleão e o Filipe dentro da armadura sejam exemplos similares...

Poderia dizer que o Filipe se escondeu, ou para ser mais precisa que se ocultou para poder assistir à reunião.
No caso do Gordo como Napoleão, ele estava deliberadamente à vista dos bandidos (ou seja de certa forma o seu disfarce também tinha um lado de apresentação ao púbico, embora muito reduzido Rolling Eyes ), utilizou técnicas já antes utilizadas nos seus disfarces, quer na cera que espalhou nas faces para modificar a textura das suas feições que no tempo que disponibilizou para a prática da mascarada (muito quieto no seu quarto com o Pet preocupadíssimo a rondar os seus calcanhares e a ladrar) e ainda mantém o lado lúdico da coisa, quer dizer, o Gordo podia ter-se limitado a esconder-se no armário ou escutar a conversa atravéz da janela do recinto, mas preferiu divertir-se na pele de outra personagem.

Enfim, apesar do Napoleão não ser uma personagem do Gordo destinada a impressinar os 5D, confundir o Arreda ou sacar informações a possíveis suspeitos, acho que se pode incluir o Napoleão na listas dos disfarces.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 19, 2008 12:16 am    Post subject: Reply with quote

Gostei... Smile

... e já dei a mão à palmatória há muito... Laughing Laughing
Back to top
View user's profile Send private message
Teark



Joined: 14 Aug 2007
Posts: 325
Location: Algures por Portugal, nem sei bem

PostPosted: Sat Nov 22, 2008 2:29 am    Post subject: Reply with quote

lol... enfim, ao que parece cheguei tarde, devia ter começado a reler a colecção mais cedo... Laughing Laughing Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Jul 16, 2011 3:02 pm    Post subject: Reply with quote

Se fosse hoje em dia o Gordo tinha mais meios à disposição para se disfarçar : lentes de contacto coloridas, unhas postiças...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Jul 17, 2011 11:31 am    Post subject: Reply with quote

E cabeleiras das lojas dos 300.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Jul 18, 2011 9:06 am    Post subject: Reply with quote

Acho que ele era fino demais para usar perucas tão baratas. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> COLECÇÃO MISTÉRIO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group