Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Para a geração que hoje anda nos 30...
Goto page Previous  1, 2, 3, 4
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Anonymous
Guest





PostPosted: Fri May 12, 2006 12:03 am    Post subject: Reply with quote

Muitoooooo Bommmmmmmmm! Very Happy Adorei este post.
Tenho 36 anos, mas sou um saudozista dos meus tempos de infância. Esta geração de jovens está muito mal habituada e dúvido que tenham os nossos príncipios morais e de educação. Tenho um filho com 8anos e penso educá-lo sem programas/jogos violentos, mas não sei até que ponto serei capaz.


Last edited by Anonymous on Sat May 27, 2006 12:19 am; edited 1 time in total
Back to top
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Fri May 12, 2006 10:30 am    Post subject: Reply with quote

É muito complicado... Tal como não nos foi possível viver uma infância como a dos nossos pais, acho muito difícil proporcionar aos nossos filhos uma infância igual à nossa. Apesar de parecer que foi ontem, os tempos são diferentes. E por muito que os pais em casa os conduzam por um caminho, os amigos trazem sempre outros.
Tenho um filho com três anos e, é claro que evito Pókemons e afins... mas ele lá vem com as conversas das Tartarugas Ninjas e dos Action Men. Penso que é uma questão de tentar manter um equilibrio. Wink
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
celia



Joined: 24 Mar 2006
Posts: 73
Location: Lisboa

PostPosted: Fri May 12, 2006 11:19 am    Post subject: Reply with quote

exactamente , é tentar manter o equilibrio.
tenho 32 anos e 2 filhotes lindos e pestinhas o menino tem 9 anos e a menina 5 anos, fui mãe cedo, por opção. tento educar os meus filhos da melhor forma, transmitindo-lhes os mesmos principios morais que me foram transmitidos pelos meus pais.
mas como é obvio as influencia exteriores são mais que muitas, cabe a nós pais assim como coube aos nossos pais indicar o caminho mais correcto. e acima de tudo proporcionar-lhes uma vida cheia de amor!
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Wed May 24, 2006 2:57 am    Post subject: Reply with quote

Quando era pequeno lembro-me ainda da iogurteira com os pacotes vazios com leite para fazer mais iogurte. Depois era deixar arrefecer e juntar mel, doce ou assim... Razz
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
miss_piggy



Joined: 27 Feb 2006
Posts: 48

PostPosted: Fri May 26, 2006 5:08 pm    Post subject: Reply with quote

voltando ao que acima se referiu em relação ao que se perdeu com o tempo.
Fiquei desiludida com o que fizeram com a Avenida dos Aliados (porto).
Tenho muitas recordações passadas lá. Desde, levar milho e pão para atirar as pombinhas tal como passar lá uma tarde agradável no jardim.
Agora nem um bocado de relva tem. Está horrível.
_________________
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Jun 09, 2006 4:34 am    Post subject: Reply with quote

Também ainda estou para perceber o porquê da nova praça ter sido remodelada desta forma. Lá por ter sido criada por alguns famosos da arquitectura portuguesa, temos que aceitar esta aberração?
Já estive no local e já tirei as minha conclusões e não são muito agradáveis. Sou a favor da evolução, das novas tecnologias e tudo mais, mas quem aprovou o projecto para a nova praça do Porto, desculpem o desabafo, mas não estava no seu juízo perfeito.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Pinana



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 27
Location: Albufeira

PostPosted: Sat Jul 01, 2006 9:23 pm    Post subject: Re: Mas esta foto não é do original... Reply with quote

[quote="Anonymous"]Não, isso era o gelado mão! Tinha um indicador a apontar. A minha mãe não me deixava comer por causa dos corantes.

O gelado era em forma de mão, mas chama-se dedo (por causa do indicador a apontar). Era dos meus preferidos!!!
Back to top
View user's profile Send private message
Catita



Joined: 16 Sep 2006
Posts: 11
Location: Sintra

PostPosted: Mon Sep 18, 2006 5:14 pm    Post subject: Reply with quote

Eu nasci em 74 e tenho óptimas recordações da minha infância. Smile
Tinhamos um grupo super giro de rapazes e raparigas (mais eles do que elas) e então o pessoal tinha a mania de vir para a rua (inspirado nos livros dos Cinco) e fazer Clubes, só que eles eram uns egoistas e não deixavam as raparigas entrar até um dia eu "decidir" que tinha de mudar isso e então "candidatei-me" a uma das vagas, prestei provas (velocidade - Tinha de descer um monte a correr e passar por um amontoado de pedras no menor tempo possivél. Urra!!!! Very Happy
Resultado: Fiz um dos melhores tempos enquanto a minha mãe gritava á janela para eu sair dali!!!Lolol)
Passei a ser a enfermeira (com caixa de primeiros socorros e tudo. Partiamos á aventura e descobriamos "grutas" com montanhas de fósseis lá dentro, fizemos uma ??Fanfarra de Bombeiros?? (os tambores eram latas de Robbialac) até que um dia encontrarmos uma mangueira parecida com a dos bombeiros e resolvemos fazer "escalada" com ela numa ravina que tinhamos nas nossas traseiras.
Resultado: Um dos rapazes abriu a testa porque levou com uma das extremidades em ferro mesmo no centro da testa. Shocked
Brincavamos á Princesa Diana e ao Principe Carlos, ao Dartacão.
Faziam corridas de bicicleta e uma vez um dos meus amigos "sem querer" passou-me com ela por cima... Confused
Iamos á "chinchada" dos figos e das ameixas...
Brincavamos ás escolas e aos hospitais.
Uma vez passei-me com um miúdo que tinha a mania de ser mau para a irmã (que era deficiente) e viramo-nos á porrada porque ele bateu na irmã e danado comigo arrancou a cabeça do meu careca.
Bati-lhe tanto...fui para casa com um olho negro Confused mas ele também não ia melhor do que eu.
Dps fui levar a miúda a casa e disse para a mãe dele: "Agora a senhora vai cozer a cabeça do meu careca que amanhã eu venho cá buscá-lo".
Eu era muito mázinha...lolol(eu não suportava era ver injustiças...)
Faziamos mais coisas, um dia destes ponho aqui o resto...
_________________
Catita
Visitem-me em:
http://bluestrass.blogspot.com
http://bluestrassbychristmas.blogspot.com
http://conscienciasteatrais.blogspot.com/
http://opodearroz.blogspot.com/
http://london-cityoftheworld.blogspot.com/
http://filhoazul.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 3:11 pm    Post subject: Reply with quote

Também nasci em 74 e reconheci as vossas esperiências de vida Smile
Estou grávida de 11 semanas e espero que o/a meu/minha filho/a venha a ter pelo menos alguma vida de brincadeira ao ar livre como eu e o meu marido tivemos na nossa infância. Eu cresci em Lisboa e a minha experiência ao ar livre foi mais nas férias quando ía para a Aldeia dos meus antespassados ou para o Porto Santo em férias. Mas foram momentos muito importantes para mim. Como agora vivo no Faial que é um meio pequeno e ainda muito rural penso que as minhas crianças sempre terão alguma oportunidade de ter liberdade. Pelo menos a minha casa tem quintal, já é qualquer coisa.
Faz-me bastante confusão a super-proteção que se dá hoje em dia aos miúdos. Os meus pais levaram-me ao médico o número de vezes que consideraram absolutamente indispensáveis e ensinaram-me a lidar com doenças e maleitas sem mariquisses. Assim que entrei para o 5º ano (na altura o 1º do ciclo) arranjaram-me o passe L e ía e vinha da escola mais que sózinha, tinha de apanhar 2 autocarros ou fazer um grande percursos através de descampados com montanhas de histórias de criminalidade (assaltos, etc). Eu é que geria as minhas refeições, horários e percursos durante o dia, ninguém me controlava, tinha que me desenrascar. Sabem que mais, sobrevivi. Hoje em dia no meu trabalho farto-me de viajar e a verdade é que me desenrasco em qualquer sítio para onde me mandem, dúvido que se me fossem por e buscar à escola me acontecesse o mesmo.
Os meus sobrinhos passam a vida no médico (não sei se será da poluição mas todos os miúdos da geração deles têm problemas respiratórios graves). O meu sobrinho mora a menos de um quarteirão da escola em Lisboa, foi este ano para a 4ª classe mas insistem que ele não pode ir para a escola sózinho.
Cá no Faial muitos pais levam os filhos à escola mas realmente os transportes públicos são tão deficitários que até se compreende. Agora o que não copreendo é os pais andarem a servir de condutores das crianças durante o dia, eles não podem subir uma rua para ir da escola ao conservatório, não podem ir da escola ao campo de futebol porque têm de atravessar a cidade, o que é isto? Que tipo de pessoas estão eles a criar? A ver vamos como me porto no futuro mas espero muito sinceramente não vir a ser assim super protectora.
Back to top
View user's profile Send private message
Catita



Joined: 16 Sep 2006
Posts: 11
Location: Sintra

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 6:24 pm    Post subject: Reply with quote

Partilho da tua opinião e tenho o exemplo bem perto de mim, os meus sobrinhos, o mais velho fez treze anos este ano e só o ano passado começou a ir sózinho para a escola...nunca consegui achar isso normal, mas como cada um sabe de si...
Muitas felicidades para o/a bebé que ai vier... eu também ainda não tenho filhos mas espero sinceramente saber discernir quando a protecção começa a ser de mais, chega a um ponto que os miúdos não sabem tomar uma simples decisão por eles próprios sem que estejam á espera que alguém a tome por eles, é tão triste....
_________________
Catita
Visitem-me em:
http://bluestrass.blogspot.com
http://bluestrassbychristmas.blogspot.com
http://conscienciasteatrais.blogspot.com/
http://opodearroz.blogspot.com/
http://london-cityoftheworld.blogspot.com/
http://filhoazul.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Goodsayer
Guest





PostPosted: Wed Nov 08, 2006 3:25 pm    Post subject: Reply with quote

Nasci em 80 e identifico-me muito com este site.... é a 1ª vez que encontro alguém com quem "falar" daquilo que falava com os amigos e de quem recebia caras do estilo: Rolling Eyes ou então: Confused ou mesmo a resposta: ó rapariga porque é que te lembraste disso agora????????? Shocked
Enfim..... agradeço ao génio que criou este espaço, lempre que cá venho fico com uma lágrima no cantinho do olho...
Mais uma vez
OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!
Back to top
groonscom
Guest





PostPosted: Sun Nov 19, 2006 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

Eu Nasci em 1967 e ainda me lembro de ir brincar para o Jardim em frente à minha casa, o Jardim de Santos (Santos-o-velho, Lisboa) e haver um guarda fardado que não nos deixava pisar o risco, ou seja, não se podia ir para a relva, jogar à bola ect... Mas isso foi tudo antes do 25 de abril.
Depois, com a chegada dos retornados das ex-colónias e dos refugiados, o nosso leque de amigos aumentou, o guarda do jardim desapareceu e aquelas pessoas que de certa forma estavam habituadas a viver com liberdade nos paises de onde vinham, revolucionaram totalmente a nossa forma de brincar e de estar no "nosso" jardim: Passamos todos a andar pendurados nas árvores tipo Tarzan, corriamos e jogávamos à bola em cima da relva, ect.
Já aqui foram falados dos canudos, com os quais também bricámos, mas ninguem falou das fisgas, que usávamos com as tamãras das palmeiras, das bisnagas quando era a altura do carnaval, ao que correspondia batalhas e molhas na certa, das bombinhas de carnaval, em que nós faziamos um quarteirao de prédios sempre a correr e a deitar bombas para dentro das escadas, ou mesmo sem bombas, a tocar a todas as capainhas (era outra variante).
Andar de patins no jardim, de bicicleta ou de skate (que eram da marca Land Surf, e eram feitos de plástico, nada parecido com os existentes hoje em dia) enfim, o jardim era o nosso mundo, tinhamos sempre lá um amigo com quem brincar!
Hoje em dia, quando lá passo (raramente) o jardim está completamente vazio de miudos, apenas estão lá uns velhotes a jogar às cartas!
Como eram diferentes os nossos passatempos!
Back to top
almachev



Joined: 31 Jul 2007
Posts: 33
Location: Paivas-Amora

PostPosted: Tue Dec 27, 2011 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

"O jogo do mata com o guelas,o abafador e a canção do bandido, qd queria-mos tirar os berlindes aos mais novos " olho de boi, olho de vaca dá a volta ao mundo e papa, o pião, o espeta etc... "


Como fico feliz de alguém saber que o jogo do espeta existe Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4
Page 4 of 4

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group