Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Dom Roberto (1962) de José Ernesto de Sousa

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Sat Oct 29, 2011 2:05 pm    Post subject: Dom Roberto (1962) de José Ernesto de Sousa Reply with quote

Quote:
Dom Roberto (1962) é um filme português de José Ernesto de Sousa, a sua única longa metragem. É, com Verdes Anos, de Paulo Rocha, uma das obras fundadoras do Novo Cinema português.

É uma obra inovadora em que se fundem tendências do neo-realismo e da Nouvelle Vague francesa, movimento vanguardista do cinema com o qual Ernesto de Sousa esteve em contacto directo, tendo travado conhecimento com alguns dos seus mais ilustres representantes, em Paris.

O filme foi estreado no cinema Império a 30 de Maio de 1962.

O tema central é a vida miserável de um vagabundo sonhador da cidade de Lisboa, João Barbelas, a quem os garotos deram a alcunha de "Dom Roberto" por o verem deambular com o seu teatro ambulante de fantoches pelas ruas da cidade. Barbelas tem um romance de amor com uma rapariga de triste passado, a Maria, que ingenuamente acredita ter conseguido arranjar casa para consumar o amor que por ele sente e com ele partilhar a alegria de viver.

A felicidade é traiçoeira. Perdem ambos a casa mas conservam a esperança e a ternura, tendo a fome como fatalidade.

In wikipedia

Tenho curiosidade em ver este filme por ter o Raul Solnado e ser considerado um filme importante no cinema português. Alguém já o viu?[/img]
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin

PostPosted: Sat Oct 29, 2011 3:13 pm    Post subject: Reply with quote

Olá Rui, já somos dois já há muito tempo que procuro este filme a Cinemateca Portuguesa teima em fechar nos seus cofres estas preciosidades nacionais, o povo português devia exigir a edição da produção nacional em suporte digital e de acesso ao público em geral, como a venda destes filmes em DVD.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa

PostPosted: Sat Oct 29, 2011 9:28 pm    Post subject: Reply with quote

Pois misterio... ainda me lembro que a FNAC, neste ano, me tinha dito que o filme da «Balada da Praia dos Cães» iria ser lançado em DVD... E até agora nada Sad se a RTP Memória se lembrar que tem mais filmes para exibir além dos que anda a repetir de mês a mês, talvez tenhamos sorte...
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa

PostPosted: Sat May 12, 2012 3:08 pm    Post subject: Reply with quote

Boa notícia: «Dom Roberto» vai ser emitido, amanhã à tarde, na RTP Memória! Very Happy
misterio
Site Admin

PostPosted: Tue May 15, 2012 12:21 pm    Post subject: Reply with quote

Rui gravaste o filme?
Back to top
rui sousa

PostPosted: Wed May 16, 2012 6:56 pm    Post subject: Reply with quote

Gravei sim Paulo Very Happy
misterio
Site Admin

PostPosted: Wed May 16, 2012 9:20 pm    Post subject: Reply with quote

Podes-me fazer uma cópia? Eu envio-te um DVD.
Back to top
rui sousa

PostPosted: Sat May 19, 2012 4:42 pm    Post subject: Reply with quote

Paulo é que eu não percebo muito destas conversoes para o computador, e também não tenho os cabos necessários para as mesmas :/
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum