| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Sat Oct 29, 2011 2:05 pm Post subject: Dom Roberto (1962) de José Ernesto de Sousa |
|
|
| Quote: | Dom Roberto (1962) é um filme português de José Ernesto de Sousa, a sua única longa metragem. É, com Verdes Anos, de Paulo Rocha, uma das obras fundadoras do Novo Cinema português.
É uma obra inovadora em que se fundem tendências do neo-realismo e da Nouvelle Vague francesa, movimento vanguardista do cinema com o qual Ernesto de Sousa esteve em contacto directo, tendo travado conhecimento com alguns dos seus mais ilustres representantes, em Paris.
O filme foi estreado no cinema Império a 30 de Maio de 1962.
O tema central é a vida miserável de um vagabundo sonhador da cidade de Lisboa, João Barbelas, a quem os garotos deram a alcunha de "Dom Roberto" por o verem deambular com o seu teatro ambulante de fantoches pelas ruas da cidade. Barbelas tem um romance de amor com uma rapariga de triste passado, a Maria, que ingenuamente acredita ter conseguido arranjar casa para consumar o amor que por ele sente e com ele partilhar a alegria de viver.
A felicidade é traiçoeira. Perdem ambos a casa mas conservam a esperança e a ternura, tendo a fome como fatalidade.
In wikipedia |
Tenho curiosidade em ver este filme por ter o Raul Solnado e ser considerado um filme importante no cinema português. Alguém já o viu?[/img] _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sat Oct 29, 2011 3:13 pm Post subject: |
|
|
| Olá Rui, já somos dois já há muito tempo que procuro este filme a Cinemateca Portuguesa teima em fechar nos seus cofres estas preciosidades nacionais, o povo português devia exigir a edição da produção nacional em suporte digital e de acesso ao público em geral, como a venda destes filmes em DVD. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Sat Oct 29, 2011 9:28 pm Post subject: |
|
|
Pois misterio... ainda me lembro que a FNAC, neste ano, me tinha dito que o filme da «Balada da Praia dos Cães» iria ser lançado em DVD... E até agora nada se a RTP Memória se lembrar que tem mais filmes para exibir além dos que anda a repetir de mês a mês, talvez tenhamos sorte... _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue May 15, 2012 12:21 pm Post subject: |
|
|
| Rui gravaste o filme? |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed May 16, 2012 9:20 pm Post subject: |
|
|
| Podes-me fazer uma cópia? Eu envio-te um DVD. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Sat May 19, 2012 4:42 pm Post subject: |
|
|
Paulo é que eu não percebo muito destas conversoes para o computador, e também não tenho os cabos necessários para as mesmas :/ _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
|