Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Capas

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jun 21, 2009 7:47 pm    Post subject: Capas Reply with quote

A propósito de se estar agora a falar das capas das novas edições dos Cinco, há uma dúvida que me tem andado a fazer espécie e que há algum tempo que já queria levantar aqui. Tem a ver com as capas das edições originais inglesa e portuguesa.
Reparei nisso quando adquiri no ebay o meu primeiro livro dos Cinco original. Quando olhei para a capa pareceu-me por um lado familiar, ou seja, pareceu-me à primeira vista igual à da edição original portuguesa, contudo estranhamente diferente. Eis a capa original:


Eis a capa da edição portuguesa:


Percebem porque me pareceu simultaneamente familiar e estranha?
É que é como se fosse a mesma imagem, só que vista de diferentes ângulos. Na capa portuguesa eles estão de costas, com o Tim do lado da frente do cavalo; na inglesa estão de frente, com o Tim do lado de trás.

As ilustrações de ambos os livros (edições portuguesa e inglesa) são de Eileen Soper, sendo que a capa da edição inglesa também é da mesma ilustradora. Contudo, a capa da edição portuguesa, embora não esteja explicito na edição de quem é a autoria, parece também, pelo traço, pertencer a Eileen Soper.

Será que a Eileen Soper desenhou capas especificamente para a edição portuguesa, ou pelo menos, genericamente, para as não inglesas? Ou alguém imitou-lhe o traço na edição portuguesa?

Misterio, tu ou alguém (o António ou outro qualquer Wink) poderão resolver este mistério?
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jun 22, 2009 1:07 am    Post subject: Reply with quote

Segundo o que investiguei essas capas não são de Eileen Soper, mas também não consegui descobri o procedência, poderão ser até de um ilustrador português. Eillen Sopper tem um taço inconfundivel e as capas de cá tem algo de diferente.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun Jul 19, 2009 10:12 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Segundo o que investiguei essas capas não são de Eileen Soper, mas também não consegui descobri o procedência, poderão ser até de um ilustrador português. Eillen Sopper tem um taço inconfundivel e as capas de cá tem algo de diferente.


Contudo, curiosamente, as ilustrações das capas dos 4 últimos livros (18 a 21, inclusive) são iguais às originais britânicas.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jul 20, 2009 12:18 am    Post subject: Reply with quote

Sim é verdade, essas quatro últimas já foi adoptada a ilustração original.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Sat Jun 02, 2012 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

No caso das capas inglesas, elas foram de facto desenhadas e aguareladas pela fantástica Eileen Soper. Embora o seu traço fosse mais característico quando desenhava apenas a tinta de china, as aguarelas são inconfundíveis - fê-lo não apenas para as capas das edições originais Hodder & Stoughton como também, por exemplo, para o Famous Five Card Game, para os Famous Five Jigsaw Puzzles e para os Famous Five Birthday Cards.
Quanto às edições lusas, realmente não sei...







Back to top
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group