Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Contos dos Irmãos Grimm e outros Contos Maravilhosos

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jul 02, 2012 12:59 am    Post subject: Contos dos Irmãos Grimm e outros Contos Maravilhosos Reply with quote

Maravilhosa a entrevista que ouvi esta noite no programa Câmara Clara, na RTP 2, com o antropólogo e professor no IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) Francisco Vaz da Silva.

A entrevista veio a propósito de um simpósio internacional que decorreu nos últimos dias em Lisboa sobre o bi-centenário da primeira edição dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm. Esses contos estão aliás a ser publicados em Portugal, penso que pela primeira vez na versão original e integral, em 3 volumes, pela Editora Temas e Debates, numa edição coordenada pelo dito professor.

Não dá para reproduzir aqui a entrevista, mas vale a pena ouvir, de facto. Deixo aqui o link para quem quiser ver:

http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/262

Seguem-se apenas umas pistas interessantes sobre o que se falou:

Os contos dos irmãos Grimm são uma recolha de contos tradicionais alemães, embora muitos deles façam parte da tradição oral da maior parte dos países europeus com maiores ou menores diferenças entre si. Os contos não eram tradicionalmente contos infantis, pelo que os irmãos Grimm os depuraram de partes mais violentas e, essencialmente, de alusões sexuais mais ou menos explícitas (gravidez da Rapunzel entre muitas outras coisas).

Contudo, as versões que conhecemos hoje em dia, são ainda bem mais depuradas do que as versões dos Grimm, nomeadamente no que toca à violência. Sabiam que as irmãs da Gata Borralheira, na versão dos célebres irmãos, deceparam os dedos dos pés para tentar que coubessem no sapatinho de cristal, e que depois os passarinhos lhes arrancam os olhos à bicada?
E sabiam que nas versões originais, antes de depurada pelos irmãos Grimm, a madrasta da Branca de Neve era a mãe verdadeira? Ou que o Capuchinho Vermelho quando chega a casa da avozinha, a encontra já "preparada" como após a matança do porco, com enchidos, bifanas e até uma garrafa de sangue, em vez de vinho, que o lobo a convida a comer antes de se meter na cama com ela? Shocked

Há um livro do Francisco Vaz da Silva, aliás, sobre a História do Capuchinho Vermelho ao longo dos anos e as diversas interpretações da história. Nas versões orais tradicionais a Capuchinho Vermelho tem de escolher entre o caminho das agulhas e o caminho dos alfinetes. Tudo elementos que fazem sangue (a própria cor do capuchinho não será inocente – isto digo eu). E tudo é uma espécie de alegoria de iniciação de uma jovem na passagem para a vida adulta (menstruação, desfloração, etc). Embora na versão de Perrault, que primeiro recolheu a história, se transforme num conto de alerta para jovens contra sedutores enganosos. Smile

Esse livro pertence a uma colecção do autor, com o nome de Contos Maravilhosos Europeus, que tem títulos como:
- Matadores de Dragão - Princesas Resgatadas
- Mulheres do Outro Mundo - Fadas e Serpentes
- Gata Borralheira e Contos Similares

Eu vou começar por comprar este do Capuchinho Vermelho – Ontem e Hoje e depois logo vejo se compro os outros (acho que são uns 7). Mas vou também ver se compro os 3 volumes dos contos dos Grimm originais.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Jul 02, 2012 3:41 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora, a Paula Moura Pinheiro que me desculpe, mas não consegui resistir. È que num programa dedicado a contos infantis e onde tanto se fala da Branca de Neve e da Rainha Má é inevitável fazer a comparação. Laughing







Back to top
View user's profile Send private message
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Jul 02, 2012 5:35 pm    Post subject: Reply with quote

LOL.

Muito bem apanhado Wink
Back to top
medvet



Joined: 16 Jul 2009
Posts: 313

PostPosted: Tue Jul 03, 2012 2:01 pm    Post subject: Reply with quote

oi
o rui tem toda a razão.Os contos originais metem num bolso algumas das histórias mais macabras que andam por aí.E sabiam também que as mil e uma noites originais NÃO eram contos para crianças?Aqui há uns anos houve uma editora que lançou essa versão original
quanto aos livros de que o rui fala,a começar pelo capuchinho vermelho,são interessantes,tanto do ponto de vista da sociologia como da história de literatura.O círculo de leitores editou a colecção das histórias originais de grimm em 3 volumes e ainda estou a pensar se adquiro ou não.Como diz o Rui falta-me espaço e sobra-me a crise,até porque devido a circunstâncias que não são para aqui chamadas não me posso alingar em despesas.Mas tenho a certeza que não ficarão defraudados com a compra
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> AUTORES E COLEÇÕES DIVERSAS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group