|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Tue Nov 27, 2012 4:50 pm Post subject: Fúria Sanguinária (White Heat) - 1949 |
|
|
Unanimemente considerado, tanto por públicos tanto por críticas deste Mundo, um dos melhores filmes de gangsters de todos os tempos, «White Heat» (vou-me referir ao filme sempre no título original porque penso que a tradução portuguesa fica mal e não encaixa. Prefiro fazer outra exceção à regra geral de referenciar os títulos em português, e assim escrevinhar esta crítica dessa maneira) é uma obra que merece todo o reconhecimento que lhe possa ser atribuído. E este excelente filme, realizado pelo fantástico Raoul Walsh e com James Cagney no papel principal, tem já várias aclamações no currículo que não podem passar despercebidas: para além de ser o quarto filme no top 10 dedicado ao filme de gangsters do American Film Institute (apesar de eu não considerar «O Padrinho» como um filme incluído nesse género - é o número 1 do top, mas penso que a obra de Francis Ford Coppola é muito mais do que isso - penso que estes tops do AFI têm uma seleção de filmes muito boa para se conhecer mais em pormenor o melhor Cinema Americano de sempre, em diversas áreas distintas. Vale a pena dar uma vista de olhos!), de ter o "vilão" interpretado por Cagney noutra lista do mesmo instituto (a dos melhores sacripantas da Sétima Arte dos EUA) e da sua famosa frase ("Made it, Ma! Top of the World!") estar incluída em mais uma lista do AFI, é importante não esquecer que o filme foi escolhido para fazer parte da preservação do National Film Registry, o que mostra o quão significante tem uma obra cinematográfica para a História de um Povo.
«White Heat» poderia ser um típico filme de gangsters, com tiros, mortes, perseguições, traições, enganos e jogos de gato e rato. E o que é um facto é que a fita contém esses ingredientes todos. Mas a isso tudo é acrescentado um outro ingrediente, que o difere de todo e qualquer filme que possua os elementos anteriormente mencionados: «White Heat» consegue ser um impressionante estudo psicológico de um personagem, neste caso, do patife Cody Jarrett - interpretado por James Cagney -, que, apesar de ser temido e seguido por toda a bandidagem do país, não consegue largar a sua Mãe (que também é uma patifória, atenção!). É muito interessante e cativante acompanharmos a evolução da mentalidade e dos atos que Jarrett toma ao longo da ação da fita.
A importância de «White Heat» para a abordagem do método de contar histórias de Hollywood é muito significativa, facto que pode ser visto no pequeno documentário que está incluído nos extras da edição DVD do filme (que contém ainda o trailer da obra e um conjunto de três pequenos filmes da época, introduzidos pelo crítico de cinema Leonard Maltin, que servem para encenar, no conforto do lar, como era a ida ao cinema nesse longínquo ano de 1949 - os espetadores americanos não sabiam o que esperar do filme da sessão, mas era garantido que seriam presenteados, antes da projeção da mesma, com um pequeno noticiário com as principais atualizações do estado da Nação e do Mundo, uma curta metragem musical e animada, e no final, um desenho animado dos Looney Tunes). Historiadores de Cinema, Professores que se dedicam a estudar e a divulgar a Sétima Arte e os Grandes Realizadores da atualidade (como é o caso de Martin Scorsese) afirmam a grande influência que «White Heat» teve nos EUA, na arte das imagens em movimento, e na vida deles próprios. E eu concordo com todos eles: o visionamento de «White Heat» trata-se de uma experiência inacreditável, fascinante e inesquecível.
Com uma tradução lusa que o faz parecer ser um antecessor a preto e branco dos filmes de pancadaria dos anos 80, «White Heat» é um dos melhores e mais fascinantes filmes de gangsters de todos os tempos. James Cagney interpreta uma das personagens mais famosas, marcantes e complexas de toda a sua vasta carreira (que ficou, principalmente, reconhecida e imortalizada pelos trabalhos em filmes sobre o submundo americano, tal como «White Heat», mas também «Anjos de Cara Negra», «O Inimigo Público» - o filme que lançou o ator para o estrelato - e «The Roaring Twenties»). Realizado por Raoul Walsh de uma forma completamente surpreendente e ainda inovadora, após mais de sessenta anos passados sobre a estreia do filme, «White Heat» é uma grande obra-prima que não deixa ninguém indiferente.
* * * * * _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Tue Nov 27, 2012 8:25 pm Post subject: |
|
|
Boa escolha.
Às vezes penso que nasceste na década errada. Mal esse que eu também me queixo muitas vezes. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Wed Nov 28, 2012 3:46 pm Post subject: |
|
|
| Luisinho wrote: | Boa escolha.
Às vezes penso que nasceste na década errada. Mal esse que eu também me queixo muitas vezes. |
É bem provável, acho que tenho de ir confirmar a minha cédula de nascimento!  _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|