Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A Hora de Hitchcock

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PROGRAMAS, CONCURSOS E SÉRIES DE FICÇÃO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 4:05 pm    Post subject: A Hora de Hitchcock Reply with quote

A RTP Memória passa a transmitir a partir de hoje às 21:05 uma fantástica antologia de thrillers apresentada pelo grande mestre do suspense e do mistério, Alfred Hithcock. Serão emitidos 32 episódios de crime e de bizarro, onde o bem e o mal se confrontam numa linguagem inteligente e fascinante, envolvendo o telespectador de uma forma tão intensa, e apresentando sempre um final inesperado...
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 4:25 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, isso é uma óptima notícia!!

Fui ver a grelha no site da Zon, e parece haverá repetições no dia seguinte às 14h... (o que para mim é fantástico para poder gravar... o outro horário tem conflito com outras gravações - prioritárias Embarassed Embarassed)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

Será o "Hitchcock apresenta"?
É o meu realizador preferido. Tenho praticamente todos os filmes dele, assim como alguns episódios do "Alfred Hitchcock presentes" - "Good evening ladies and gentleman", como ele dizia no início do programa.


Por falar em realizadores, ontem estive e fui apresentado ao Manoel de Oliveira, foi encerrar a exposição no Museu da Imprensa dos 100 anos, 100 revistas, da minha colecção particular. Uma pessoa de uma lucidez incrível. Aproveitei para tirar dezenas de fotos e pedir um autógrafo claro está.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Apr 03, 2009 9:07 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
(...) ontem estive e fui apresentado ao Manoel de Oliveira (...). Aproveitei para tirar dezenas de fotos e pedir um autógrafo claro está.


....exibicionistaaaaaaaaaaa Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Apr 03, 2009 5:08 pm    Post subject: Reply with quote

Foi só para aproveitrar a deixa e colocar uma foto do nosso mestre do cinema.

Ontem gravei o programa "A Hora de Hitchcock", programa que teve mais de 200 episódios e que se passou a chamar "Alfred Hitchcock presents", na década de 80 estas curtas metragens foram produzidas por outros realizadores e colorizaram as aparições de Hitchcock no início e no fim dos episódios.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Dec 31, 2012 9:28 pm    Post subject: Reply with quote

Poucas são as séries televisivas que conseguem resistir ao tempo. Se com o Cinema, a tarefa de preservação e divulgação dos grandes Clássicos da Sétima Arte revela-se difícil e comprometedora, com o material do pequeno ecrã, o trabalho poderá ser mesmo impossível. Muitos têm de referência séries que viram e que, à época, marcaram uma geração. Mas sinceramente, quantas dessas séries continuam interessantes hoje em dia? Penso que poucas. São mesmo poucas as séries que conseguimos visionar sem estarmos muito a pensar na antiguidade que está a passar pelos nossos olhos, ou que nos distraia por algum pormenor caricato que, na altura em que foi originalmente transmitida, fazia todo o sentido (ou não - veja-se o caso do «Baywatch», em sucessivas reposições na SIC Radical. Não sei se alguma vez aquilo tentou ser uma série dramática, sinceramente...).

«Alfred Hitchcock apresenta» poderá ser um desses casos especiais de semi-imortalidade da arte televisiva. Esta série era constituída por fornadas de episódios com menos de vinte e cinco minutos cada, envolvendo temáticas como o mistério, o thriller e o suspense. Foi uma série de grande sucesso, produzida pelo próprio Alfred Hitchcock (e que realizou muitos poucos episódios dos mais de duzentos que a série tem - um pormenor engraçado: várias histórias foram realizadas por Paul Henreid, o famoso Victor Lazlo do filme «Casablanca», o clássico eterno de Michael Curtiz). E sejamos sinceros: a verdadeira razão porque vale a pena ver este programa é, mais do que as histórias exibidas (algumas mais interessantes que outras, mas a curta duração das mesmas ajuda a que fiquemos a vê-las até ao fim), as introduções e conclusões dos episódios, apresentados por Hitchcock, num estilo de humor irónico e sarcástico muito british.

Alfred Hitchcock era, além de um excelente cineasta, um comunicador de exceção, e isto comprova-se com esta série, e a que se seguiu («A Hora de Hitchcock», que durou entre os anos de 1962 e 1965, em que os episódios foram estendidos para, exatamente, uma hora) e o remake, elaborado em 1985, alguns anos após a morte do Mestre da Sétima Arte. Mas como nesta nova versão das histórias de «Alfred Hitchcock apresenta», foram utilizados os "tempos de antena" originais do realizador, até que este remake conseguiu almejar algum sucesso... a princípio, como acontece com a maioria dos remakes. Mas são esses pequenos sketches humorísticos e sarcásticos de Hitchcock que se tornaram a imagem de marca desta sua incursão televisiva. Este era o realizador do Público, o que, provavelmente, mais tentava extrair emoções dos espetadores e fazê-los experimentar coisas novas sem se aperceberem disso. Como Hitchcock diz, numa das suas introduções, "I think everyone enjoys a nice murder, provided he is not the victim". E não houve outro realizador que soubesse tão bem isto como Alfred Hitchcock. Apesar de estar pouco envolvido nas múltiplas histórias da série, vale a pena ver uns episódios, especialmente pelos momentos dados ao realizador para exprimir as suas ideias... peculiares. E eu precisei apenas dessas introduções e dessas conclusões para ficar agarrado e ver uns quantos episódios. E de vez em quando ainda se apanham uns atores conhecidos do Cinema como "special guests" nas histórias apresentadas por Hitchcock (como o recentemente falecido Jack Klugman), e pelo menos pela curiosidade cinéfila da coisa, vale a pena esta série. O tempo investido a vê-la tem sido muito proveitoso!
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PROGRAMAS, CONCURSOS E SÉRIES DE FICÇÃO All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group