Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

 
Serie Secreta

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Al_Tereg



Registrado em: 02 Mar 2009
Mensagens: 1327
Local/Origem: Faro

MensagemColocada: Sáb Nov 09, 2013 3:57 am    Assunto: Serie Secreta Responder com Citação

A Série Secreta é, na minha opinião, a mais estranha das séries de Enid Blyton.

A Ilha Secreta foi, ao que parece, o primeiro livro da escritora. Claro que ela já tinha muitos livros publicados antes deste, que saiu apenas em 1938, quando ela já tinha entrado na casa dos 40, mas eram todos colectâneas de contos e pequenas histórias, a maioria delas já publicadas em revistas e jornais, ou seja, meras colectâneas. A Ilha Secreta não é um verdadeiro livro de aventuras, à semelhança dos Cinco, Sete, Barney, Aventura, 5 Descobridores, ou mesmo os restantes da Série Secreta, é uma história de crianças maltratadas que fogem de casa para se refugiar num sítio só deles, vivendo uma vida idílica longe dos adultos: temática recorrente em EB, nomeadamente na Casa da Árvore Oca, ou até, episodicamente, nos Cinco Voltam à Ilha, quando as crianças fogem dos criados que os maltratavam para ilha Kirrin.

Contudo, a primeira sequela da Série, O Segredo das Grutas de Spiggy, escrito dois anos depois, vai buscar os mesmos personagens, mas num enquadramento totalmente diferente: este sim, é um verdadeiro livro de aventuras, preconizando o estilo que viria a ficar famoso nos Cinco (que na altura ainda não tinham sido criados), com raptores, passagens secretas e todos esses ingredientes tão conhecidos dos fãs da escritora. Na verdade, este livro podia bem ser um livro dos Cinco, bastando para isso trocar os nomes dos personagens.

O terceiro livro, A Montanha Secreta, escrito apenas um ano depois do segundo, ou seja, em 1941, apresenta nova reviravolta em termos de estilo. Sendo claramente um livro de aventuras, entra num registo fantasioso muito diferente dos Cinco e das restantes séries (se exceptuarmos a Aventura na Montanha, que é nesse aspecto um livro também algo desgarrado dentro da Série Aventura, que parece mesmo ter-se inspirado neste Montanha Secreta). O registo mantém-se no quarto livro, O Segredo de Killimooin, de 1943, parecendo que, finalmente, se teria encontrado um estilo definidor da Série. Contudo, O Segredo do Castelo de Lua, talvez por ter sido escrito 10 anos depois do anterior, volta a apresentar nova reviravolta no estilo. Desta feita, ainda que mantendo-se um livro de aventuras, quase que podemos definir como uma incursão da Enid Blyton nos domínios do terror. Pode não parecer tanto assim a quem leia em adulto, mas acreditem que o livro me aterrorizou na infância, com os livros que saltavam das prateleiras da biblioteca do Castelo e os olhos faiscantes do quadro do "Senhor de Lua". Que eu conheça, apenas alguns dos livros da Série Mistério Barney, têm uns laivos de semelhança nalguns ambientes descritos.

Esta heterogeneidade é característica única desta série, dado que eu considero que as restantes têm todas um carácter absolutamente próprio: um livro dos Cinco só pode ser um livro dos Cinco, tal como um livro dos Sete só pode ser um livro dos Sete, e o mesmo para os 5 Descobridores, Aventura, etc.

É mesmo curioso que sendo a Enid Blyton por vezes um pouco descuidada nalguns enredos, nomeadamente repetindo enredos em diferentes livros, seja aparentemente tão cuidadosa a manter o estilo definidor de cada série, bem como as características psicológicas de cada personagem, muitas vezes ao longo de muitos anos, sabendo-se que, prolixa como era, ela saltitava entre a escrita de uns e outros, escrevendo um livro dos Cinco para logo a seguir escrever outro dos Sete ou dos 5 Descobridores, etc. Mesmo as pequenas diferenças que podemos encontrar em certas personagens, nunca são contraditórias, mas apenas o reflexo do natural crescimento da própria personagem, o que até confere maior credibilidade à mesma. Por exemplo, a Zé dos primeiros livros dos Cinco, que não respondia se a tratavam por Maria José não é exactamente a mesma Zé dos últimos livros, que, mantendo-se arrapazada, deixa de ser tão radical na sua "masculinidade", aceitando até eventualmente vestir uma saia. Do mesmo modo, as frequentes lutas entre o Filipe e a Dina da Série Aventura, amenizam-se francamente nos últimos livros, onde supostamente eles estarão mais maduros. Mas as personalidades mantêm-se, apenas evoluem.

A Série Secreta é, portanto, a mais desgarrada de todas a séries da Blyton e, nesse sentido, diria que a mais fraca, ainda que alguns dos livros possam ser individualmente interessantes, nomeadamente As Grutas de Spiggy, principalmente por ser a primeira abordagem do género de aventuras que mais vieram a celebrizar a escritora.
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Alguem



Registrado em: 11 Abr 2006
Mensagens: 2137
Local/Origem: Porto

MensagemColocada: Sáb Nov 09, 2013 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom apanhado da série! Smile
Parece que a Enid se serviu desta colecção como "balão de ensaio" para ideias que iria aprimorar depois noutras colecções...

Acho que já tinha referido isso, mas também em miúdo me impressionava o retrato do Senhor de Lua a fuzilar os nossos heróis com o seu olhar coruscante! Muito bem realçado, aliás, pela ilustração do José Cambraia.

Há um género que também EB aborda ao de leve: a ficção científica.
O climax do "Castelo de Lua" atinge-se nas misteriosas ocorrências que têm lugar na aldeia abandonada, com a exploração desse estranho minério.
Anteriormente, "A Aventura na Montanha" tinha sido todo construído tendo como pano de fundo experiências de anti-gravidade, através da exploração de recursos energéticos nas entranhas dessa aterrorizadora montanha, em cenários grandiosos e muito bem conseguidos.
E tenho ideia que há mais um livro com cenários futuristas mas não me lembro qual.

(possivelmente a Enid nessas alturas estava high on mescalin também Laughing )
Voltar ao topo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : COLECÇÃO AVENTURA, SECRETA E BARNEY Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum