Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Mapa de Kirrin

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri Mar 07, 2014 7:34 pm    Post subject: Mapa de Kirrin Reply with quote

Por sugestão do António (Alguém), adquiri o livro de Norman Wright, The Famous Five - Everything you ever wanted to know!

Muito interessante, o livro, com imensa informação que ainda não tive o prazer de esmiuçar, porque só me chegou ontem. Mas houve uma coisa que me saltou logo à vista, porque quase desde que entrei neste fórum sempre tive a tentação de fazer algo de semelhante. Trata-se dum mapa de Kirrin, com a sua ilha, baía, casal, quinta e todos os cenários onde os nossos cinco amigos passaram a maioria das suas aventuras. Como disse, sempre tive a tentação de desenhar eu próprio um mapa com a localização relativa das coisas conforme consta na minha imaginação, coisa que não fiz por falta de tempo e de talento. Mas aproveito este, que digitalizei do livro, para vos deixar o seguinte desafio: o que é que neste mapa corresponde à vossa imaginação e o que é que não corresponde?


Podem clicar na imagem para verem em maior (a digitalização não está com grande qualidade, porque como aparece em duas páginas do livro tive de digitalizar em duas partes e colar, ficando visível a "costura")

Já agora aqui fica a minha resposta ao desafio.
Curiosamente o mapa está bastante semelhante ao que a imaginação sempre viu, com algumas diferenças. Assim, na minha imaginação:
- A baía é mais ampla e, em frente à localidade de Kirrin, a costa é baixa e arenosa, sendo que existiriam apenas escarpas (promontórios) em ambas as extremidades da baía.
- A ilha não ocupa tanto espaço na baía, exactamente por esta ser de maiores dimensões, mas julgo que aqui o autor optou por esta escala para que os pormenores da ilha fossem bem visíveis no mapa.
- A estrada/rua que conduz à entrada do Casal Kirrin (Kirrin Cottage) é uma marginal que passa pela vila de Kirrin e continua ao longo da praia até ao Casal Kirrin. Este fica colocado a oeste da localidade e já afastado do centro, tal e qual como no mapa, já no final da linha de praia, antes de se começar a subir para o promontório oeste. Nesse promontório situar-se-ia a casa do guarda da costa que é referida em Os Cinco Salvam o Tio mas que não consta do mapa.
- A Quinta Kirrin (Kirrin Farm), ficaria situada também a oeste, já fora do mapa, pouco após o promontório desse lado, ligeiramente para o interior e não a norte de Kirrin, conforme o mapa.
- No mesmo alinhamento, igualmente a oeste, um pouco mais para interior, ficaria Kirrin Common, onde a Zé acampa com o Tim em Os Cinco na Casa em Ruínas. No mapa este é apresentado logo acima, de Kirrin, onde também são apresentadas as pedreiras descritas em Os Cinco Salvam o Tio. A localização das pedreiras, da qual parte uma passagem secreta para a ilha, sim, corresponde exactamente ao que sempre imaginei!
- A estação não a vejo a norte de Kirrin, como aqui surge, mas a nordeste, eventualmente já fora do mapa. Para chegarem da estação ao Casal Kirrin, ter-se-ia de passar pela marginal da vila e toda a frente de praia.
- Para leste também, atrás do promontório desse lado e já fora do mapa, ficaria a casa do Torre Vermelha (Os Cinco e Ciganita). Mais ainda para Leste, embora suficientemente perto para eles irem de bicicleta, se se lembram, ficaria o chalé da Sra. Layman e a Ilha dos Murmúrios, do livro homónimo.
- A enseada de entrada na ilha Kirrin vejo-a virada a Norte, para o lado da praia, abrigada do mar de fora e não a Leste como no mapa. A Sul, virado para o exterior ficaria o navio afundado e a gruta onde eles se escondem em Os Cinco Voltam à Ilha seria a sudoeste e não a Este, conforme o mapa.

E vocês? No que concordam ou discordam do mapa ou de mim? E que outros elementos de outras aventuras passadas em Kirrin ou nas imediações se lembram que não estejam aqui localizados?
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Mar 09, 2014 5:47 pm    Post subject: Reply with quote

Penso que perdido nas centenas de mensagens eu há uns anos publiquei aqui este mapa.
Sempre o achei com uma escala errada, pois eles deslocavam-se de bicicleta para vários sítios inclusive de comboio e aqui parece tudo muito próximo.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Manuela



Joined: 13 Sep 2006
Posts: 1131

PostPosted: Sun Apr 27, 2014 6:49 pm    Post subject: Reply with quote

Eh lá!!! Tenho que ter este livro...
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu May 01, 2014 1:29 pm    Post subject: Reply with quote

Vale a pena Manuela é bastante interessante e consegues arranjar na Amazon a um preço simpático, só 0,01GBP mais portes, vê aqui:
http://www.amazon.co.uk/gp/offer-listing/0340792299/ref=dp_olp_used?ie=UTF8&condition=used
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS CINCO e O CLUBE DOS SETE All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group