Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Alfred Hitchcock: 5 filmes subvalorizados

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Mon Aug 18, 2014 9:26 pm    Post subject: Alfred Hitchcock: 5 filmes subvalorizados Reply with quote

Vários são os filmes do realizador, vulgarmente intitulado como "o Mestre do Suspense", que surgem numa multiplicidade de tops e listas cinéfilas oriundas dos quatro cantos do mundo. Seja a aventura trepidante de espionagem de «Intriga Internacional», o horror psicológico de «Psycho» e a obsessão pela ilusão de «Vertigo» (que agora não consegue livrar-se do rótulo de "Melhor Filme de Todos os Tempos", graças à famigerada lista da revista Sight and Sound), Hitchcock é um realizador presente na memória e crescimento de várias gerações de cinéfilos e de realizadores. Contudo, e apesar de nessas ditas selecções dos mais grandiosos títulos da história do Cinema (com critérios mais ou menos duvidosos - como os da Empire, nas suas listas dos 500 e dos 301 melhores filmes de sempre), existem uns quantos títulos do cineasta que permanecem escondidos do grande público - ou pelo menos, desvalorizados por uma boa parte do mesmo. Ou porque estavam à espera de encontrar um hitchcockianismo presente noutros filmes e que num ou outro não conseguiram descobrir, ou porque pensavam que o filme seria uma coisa e acabou por ser outra completamente diferente, ou até porque, em algumas dessas fitas mais "obscuras", Hitchcock não se ficou apenas pelo suspense e pela tensão, e decidiu ir muito mais além da exploração épica das perturbações da vida humana. Esta lista pretende ressuscitar cinco casos que, a meu ver, merecem ser vistos, ou revistos, ou repensados. São cinco obras da fase hollywoodiana de Hitchcock, que ficaram, talvez, escondidos a um canto graças ao poder e mediatismo de tantas obras primas que o realizador elaborou em solo americano. Espero que gostem, e que encontrem (mais) bons motivos para conhecer em pormenor o brilhantismo de um dos maiores mestres da Sétima Arte. Como se já não houvessem suficientes!

1. - Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat) [1944]
Tal como seria em «A Corda», «Chamada para a Morte» e «Janela Indiscreta», «Um Barco e Nove Destinos» tem a sua história confinada a um único espaço cénico, onde se desenrolam todas as interacções e conflitos entre as diferentes personagens. É um filme que reflecte as preocupações de uma época, por falar da II Guerra Mundial e do perigo da ameaça nazi poder alastrar-se para o resto do mundo. E isto é demonstrado através do barco do título, que pode mesmo ser visto como uma metáfora para a humanidade, e para a maneira como um só um indivíduo pode provocar o pânico a muitos mais. Hitchcock concentra aqui a sua habitual tensão de uma forma inesperada, desagradável para uns, mas interessante e viciante, até, para outros. Para além de ter um dos cameos mais originais do realizador, «Lifeboat» é um espantoso exercício de narrativa que, apesar de possuir características que tão bem poderiam adequar-se a uma peça de teatro, foi montada de uma maneira exemplar que só no Cinema poderia ser concretizada. Uma exemplar desconstrução do ambiente cinzento da guerra, e uma impecável fita de suspense que reflecte o que de mais generoso e cruel existe no ser humano.

2. - A Casa Encantada (Spellbound) [1945]
Basta falar da colaboração que Salvador Dali prestou ao filme (e à sua sequência mais memorável, que na versão original era mais longa do que a final) para entender como, apesar de ter algumas falhas (há uma ou outra cena que é completamente "pointless"), «A Casa Encantada» é outro filme de Hitchcock que merece ser visto com verdadeiros olhos de ver. História de crime, amnésia e sonhos surreais, é protagonizada pela sempre majestosa Ingrid Bergman e por Gregory Peck, num papel que muitos consideram hoje demasiado exagerado para as características que suporta. Contudo, as perturbações da sua personagem reflectem muito bem as dúvidas e os mistérios que escondem os casos mais obtusos da psicanálise, e sendo Hitchcock um perito na arte de manipular a mente dos espectadores, teria de chegar o dia em que a ciência seria abordada num dos seus filmes. Um filme muito interessante que vive da química entre os dois protagonistas, tão atribulada pelas consequências dos métodos científicos e pelo crime que atribuem ao paciente amnésico, em circunstâncias que serão desvendadas, passo a passo, ao longo de toda a trama.

3. - Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn) [1949]
É o único filme a cores desta lista, e o mais desvalorizado e espezinhado de todos (mesmo com os enormes louvores do gang dos «Cahiers du Cinéma»), por ser o mais "anti-Hitchcock": «Under Capricorn» não é, tal como outros filmes do realizador, um thriller propriamente dito, e entre os vários não-thrillers que fez, este deve ser o que mais se afasta das marcas mais conhecidas do estilo do cineasta. Gira à volta de um triângulo amoroso, na Austrália do século XIX, e da hierarquia social que proporciona várias contradições entre as personagens e os sentimentos que nutrem umas pelas outras, dividindo-se por razões de poder, mas também por segredos obscuros do passado e por mistérios que ficaram à espera de uma resposta. Fabuloso na fotografia e nos magníficos cenários, e emocionante na construção da intriga romântica e na oposição entre diferentes facções da sociedade nobiliárquica da época, «Under Capricorn» tem pouquíssimos momentos de suspense, mas o centro do melodrama e todas as outras componentes da narrativa estão muito bem pensadas, de uma forma que só Hitchcock poderia ter feito - mesmo que este filme em nada se pareça com tantos outros do seu curriculum.

4. - Confesso! (I Confess!) [1953]
Entre todos os filmes subvalorizados de Hitchcock (ou entre, pelo menos, os que constituem este quinteto em análise), «Confesso!» é o meu preferido. Foi mal compreendido na altura da estreia nos EUA pelas ligações da história a um tipo de ritual católico, cujo significado era inconcebível para a cultura norte-americana - a do sigilo da confissão, que torna a relação de intimidade entre o sacerdote e o pecador em algo semelhante à de um psiquiatra e seu paciente, mas com contornos espirituais. E é por isso que o padre Michael Logan (uma composição magistral de Montgomery Clift) não deita cá para fora a identidade do culpado do assassínio, que um crente assumiu numa confissão improvisada, pouco tempo depois da ocorrência, e que lhe trará imensos problemas - inclusive o facto de se tornar o suspeito número 1 desse crime que não cometeu. O cumprimento da norma assume-se perante a individualidade nesta história, e isso faz com que o tema do "inocente que se transforma em criminoso aos olhos da opinião pública" ganhe uma nova e mais espectacular dimensão no universo hitchcockiano: é que neste caso, o padre sabe todos os pormenores que o poderiam ilibar das falsas acusações que a polícia lhe responsabiliza... mas não os pode utilizar, por dever ao sacerdócio. «Confesso!» tem um suspense refinadíssimo que apenas encontramos em outros grandes filmes do Mestre. Porque é que foi atirado para a valeta do esquecimento? A passagem do tempo pode ajudar a que se possa olhar de outra maneira para os contornos da religião restrita e complexa que é retratada - e isso é apenas uma pequena parte nesta diabólica obra de ética, valores, desespero e cobardia.

5. - O Falso Culpado (The Wrong Man) [1957]
O motor da acção é o mesmo de «I Confess» e de tantos outros filmes de Hitchcock (que tinha este tema como um dos seus predilectos): o homem acusado de um crime que não cometeu. Mas aqui vemos a adaptação de uma história verídica - e que, apesar disso, sobrepõe-se à realidade, e a uma mera e televisiva recriação dos factos, para ser uma invenção muito bem imaginada pelo cineasta. Contudo, convém não esquecer que Hitchcock não pôs de parte o lado real da história, salientando, desde o princípio, que os contornos da situação que vemos descritos ao longo do filme são mais surpreendentes e insólitos do que muitos elementos ficcionais que encontramos em alguns dos seus mais sólidos e provocantes thrillers. Protagonizado pelo genial Henry Fonda (numa das suas interpretações mais empolgantes) e por Vera Miles, no papel da fragilizada esposa do acusado que acaba por sentir física e psicologicamente as consequências do engano judicial, «The Wrong Man» parte de pouco, e daquilo que, infelizmente, se tornou na categoria mais banal de tragédias do nosso quotidiano, para criar uma sensação de desconforto e de preocupação no espectador, que se sente não só perto dos personagens que acompanha no ecrã, como também que aquilo que se passa com eles tem também a ver consigo, e com a sua condição no meio de uma sociedade desorganizada e fragilizada. Mais um grande filme de Hitchcock que, mesmo que seja o menos dos subvalorizados desta selecção, não deixou de ficar, injustamente, de parte, ao pé de outros filmes mais populares do realizador.
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group