Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

The Servant (1963) - Joseph Losey

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Oct 09, 2014 10:40 pm    Post subject: The Servant (1963) - Joseph Losey Reply with quote

O Criado (The Servant) - Joseph Losey [1963]



Se na peça «The Homecoming» (exibida há pouco tempo por cá com o título «Regresso a Casa», numa encenação de Jorge Silva Melo), o autor Harold Pinter tinha explorado, com mestria, as relações de poder e de subserviência dentro de um agregado familiar, no ano anterior, ao escrever o argumento de «The Servant», realizado por Joseph Losey (com quem colaboraria por diversas ocasiões ao longo da década de 60), já estabelecia as bases para a abordagem dessas temáticas. E aliás, o que encontramos no filme (que também poderia transformar-se numa exemplar obra dramatúrgica) acaba por ser ainda mais feroz, vil e diabólico do que aquilo que vemos na peça de 1964. Aqui é a relação entre um criado e o seu amo que está em causa, num jogo psicológico de contradições, desistências e armadilhas traiçoeiras que põe as duas personagens numa roda viva maior e mais acidentada do que aquilo que podemos esperar num qualquer thriller ou filme de acção desenfreada. É uma luta de classes que está em causa, e a honra e ambição de cada uma delas, entre as paredes de uma casa que se torna o palco de mil e uma situações, que desenrolam conflitos que, por sua vez, trocam constantemente o papel do criado e do seu senhor entre a dupla de actores (Dirk Bogarde e James Fox), e que irão afectar todos aqueles que os rodeiam.

«The Servant» vive, por isso, de um misto de sadismo e de imprevisíveis subserviências entre as duas personagens, numa relação de (duvidosa) proximidade e, por vezes, familiaridade, que faz com que, ao contrário do que possa parecer, a fatalidade se torne ainda mais densa, mais fria e mais inevitável. A ela não conseguirão escapar nenhum dos intervenientes desta troca diabólica de insultos, que em nada conseguem travar as consequências que advirão das situações provocadas pelo criado, que tenta a todo o custo, e por todas as vias possíveis e imaginárias - algumas bastante perversas e dúbias em relação aos seus objectivos - desafiar o seu amo, a fragilidade da sua personalidade, e a falta de capacidade que este tem em exercer verdadeiro poder e respeito na casa em que habita. Assim, e mais do que um filme de crítica social, ou de difamações no seio de um círculo mais fechado e íntimo, esta é uma reflexão sufocante sobre o lado grotesco da destruição e ressurreição (desajeitada) das relações humanas. E mesmo que se trate da adaptação de um livro (escrito por Robin Maugham), é em Pinter que pensamos quando estas componentes se desenrolam no ecrã, porque o poder não se faz, ao que parece com o estatuto, ou mesmo por uma relação hierárquica em que o próprio poder se constrói e se impõe. É um labirinto de emoções e de pequenos egocentrismos, o que encontramos em «The Servant», um grande filme que brinca com o sentido ético do espectador, com os padrões e convenções sociais, e ainda, com a forma que a força das aparências tem para aumentar a densidade e discrição dos mais perigosos segredos e obscuridades individuais.

Mas o que é ainda mais genial, no meio disto tudo (e não referindo sequer outras coisas que tantos críticos e especialistas na matéria têm aproveitado para dissecar sobre esta obra, em milhentas teses e análises à mesma - e que acabaram por criar uma "imagem" mediática falsificada do que isto realmente se trata), é que Losey filma esta história com métodos simples, utilizados para este tipo de narrativas que estão quase sempre centradas num único espaço cénico (recordem-se os planos fixos e a câmara meticulosa de Sidney Lumet em «12 Homens em Fúria», ou as peripécias de Stanley Kramer para captar, com o mínimo número de planos e montagem possível, a intensidade do choque do julgamento e do confronto entre Spencer Tracy e Fredric March em «Inherit the Wond»), e ao mesmo tempo, não deixa nunca de ir para além desse puro teatro filmado: «The Servant» é também uma lição de Cinema na medida em que nos ajuda a compreender como, afinal, para captar um espírito teatral, poder-se-á, com engenho e perspicácia, utilizar outras maneiras que não as já habituais, atribuindo à técnica um papel que se torna decisivo para aquilo que apreendemos no filme, graças a planos extraordinários e a uma impecável mise-en-scène. Contudo, o centro do filme está nos atores, e no constante caminhar para o declínio de uma, e para a ascensão da outra. Só por isso, e pelos maravilhosos diálogos entre Bogarde e Fox, já existem bons motivos para tornar «The Servant» numa obra prima imortal.

* * * * *
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group