Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Jan 15, 2015 12:55 am    Post subject: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder Reply with quote

O Farrapo Humano (The Lost Weekend) - Billy Wilder [1945]



Quote:
Billy Wilder e as ilusões da vida boémia

O Farrapo Humano, filme de 1945 de Billy Wilder, chega ao mercado portugês de DVD num ano cheio de lançamentos de clássicos do cinema.

Foram vários os filmes lendários que obtiveram uma primeira (ou uma nova) edição nacional no mercado do DVD, ao longo dos últimos meses de 2014. Entre clássicos realizados por Preston Sturges, Douglas Sirk e por tantos outros nomes inconfundíveis da era dourada de Hollywood, pudemos encontrar também um título de Billy Wilder, que até então se encontrava inédito no home-video em Portugal.

Vencedor de 4 Oscares em 1945 (nas categorias principais: Filme, Realizador, Argumento e Ator), O Farrapo Humano (The Lost Weekend no original) é um dos mais curiosos e surpreendentes filmes do realizador de Quanto Mais Quente Melhor. Construindo uma narrativa trágica, e sem recorrer ao humor que viria a caracterizá-lo nos anos seguintes, Wilder constrói um drama profundo sobre as vicissitudes da vida boémia e das ambiguidades de uma sociedade viciada e nas ilusões de grandeza criadas pelo establishment.

Finda a II Guerra Mundial, e contrariando as tendências de muitos estúdios (que pediam escapismo na ressaca dos efeitos dos conflitos armados), o cineasta decidiu partir do polémico livro de Charles R. Jackson e juntar-se ao argumentista Charles Brackett, colaborador de longa data, para criar uma adaptação cinematográfica. No final, fez-se um filme inacreditável (para a época) sobre os males do capitalismo, através das desventuras urbanas de Don Birnam (Ray Milland), um escritor sem ideias que se tornou num alcoólico “profissional”, rodeado por uma teia infindável de mentiras e escapadelas para conseguir saciar a sua sede.

O Farrapo Humano mostra-nos a prisão do vício em que vive o protagonista através de uma série de impressionantes metáforas visuais. Recorde-se a cena no teatro, em que Birnam confunde a peça que está a ver com o desejo de beber, ou o horror provocado por alguns dos momentos mais alucinantes do filme. Foram essas experiências pouco habituais nos dramas norte-americanos que fizeram deste um dos projetos mais arriscados (e compensadores) de Billy Wilder. E claro, na memória dos espectadores ficará, com certeza, a incrível banda sonora de Miklós Rozsa, que consegue tornar ainda maior o pesadelo existencial de Birnam, um mero “farrapo” perdido nos mecanismos da sociedade, e que nela, tenta continuar a sua busca por mais um ou dois copos. Mas o conformismo transformar-se-á numa tentativa de redenção, ou de fuga às desilusões da vida mundana – tema fulcral do cinema de Wilder, comum aos filmes Double Indemnity e O Crepúsculo dos Deuses.

Fabuloso na sua realização e argumento, e com interpretações excecionais (Milland tem o papel mais complexo da sua filmografia), O Farrapo Humano tornou-se rapidamente num fenomenal êxito de bilheteira. E hoje, mesmo que se encontre algo desvalorizado, comparando com outros títulos bem mais populares do realizador, é um dos seus grandes filmes. Ganhou com a passagem do tempo. Uma obra prima a descobrir, e que em boa hora foi lançada no nosso país.

5/5



In http://maquinadeescrever.org/2015/01/04/billy-wilder-e-as-ilusoes-da-vida-boemia/
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group